Em média, quanto você gasta por mês com produtos de limpeza para a sua casa? Essa é uma despesa comum à todos nós, mas é possível reduzi-la e uma das formas de fazer essa economia é apostando no vinagre.

Se você vive em busca de dicas de como manter a casa brilhando, talvez já saiba algumas formas de como usar vinagre na limpeza. Pode ser, porém, que essa ideia seja novidade, o que torna a leitura desse post ainda mais importante.

Por que o vinagre é usado na limpeza?

Economizar com a compra de produtos de limpeza não é o único motivo para o uso do vinagre. Uma das razões é a praticidade, já que a maioria de nós sempre tem vinagre em casa, não é mesmo?

Outra importante razão é a sua composição. Com alta concentração de ácido acético, o vinagre é capaz de desinfetar e desengordurar, além de otimizar a limpeza de sujeiras difíceis.

Para conseguir bons resultados, o ideal é utilizar o vinagre branco, também chamado de vinagre de álcool, o de sidra ou o de maçã. Em todo caso, é importante ter atenção para seguir corretamente as “receitas” e suas proporções.

Isso porque o ácido acético tem poder corrosivo e, sem o devido cuidado, pode acabar causando danos. Por essa razão, destacamos superfícies nas quais você não deve utilizar o vinagre:

  • mármore;
  • madeira envernizada ou encerada;
  • piso de porcelanato.

Como usar o vinagre na limpeza da casa?

Agora que você já sabe o que evitar, é hora de aprender a usar vinagre para limpeza. Para tanto, apresentamos algumas situações e, quando necessário, a “receita” que você deve seguir para obter os resultados desejados.

Limpeza de microondas

O microondas é um eletrodoméstico que veio para facilitar as nossas vidas. O uso frequente, porém, tende a levar ao acúmulo de sujeira e de gorduras que deixam manchas.

Para limpar seu microondas, primeiro você deve retirar o “grosso”. Vale remover o prato de vidro para lavá-lo normalmente, além de retirar migalhas e outros pedacinhos de alimento que estejam por ali.

Em seguida, você pode usar um pano umedecido com vinagre branco para remover a gordura e as manchas. Se esse processo não for suficiente, pode ser que seu microondas esteja muito engordurado, mas tem solução!

Em um recipiente adequado, aqueça uma mistura de vinagre e água por cerca de cinco minutos utilizando o próprio microondas. Depois, passe um papel toalha ou pano pelo eletrodoméstico para retirar a sujeira.

Limpeza do chão da cozinha

Quem cozinha e tem a responsabilidade de limpar tudo depois sabe: a gordura se espalha e isso é quase inevitável. Lavar louça e limpar os eletrodomésticos faz parte da missão diária, mas o chão também merece (precisa de) atenção.

No dia a dia, pode ser o suficiente varrer e passar um pano úmido. Para uma limpeza mais profunda, porém, a dica é recorrer ao vinagre. Em nosso post com Dicas rápidas para limpar o chão corretamente, apresentamos duas receitas.

Uma delas mistura vinagre e bicarbonato de sódio e a outra mistura vinagre e álcool. Em ambos os casos, a ideia é aproveitar o potencial desinfetante e desengordurante do produto para obter resultados bem satisfatórios.

Clareamento dos rejuntes do banheiro

Além da cozinha, outro ambiente que dá trabalho para quem tem a responsabilidade de limpar a casa é o banheiro. Especialmente com o passar do tempo, a umidade e o acúmulo de gordura favorece o aparecimento de lodo e outras sujeiras no rejunte dos azulejos.

A dica é misturar ½ xícara de chá de vinagre branco com ½ litro de água morna. Você pode aumentar a quantidade mantendo a mesma proporção se considerar necessário. Em todo caso, para a limpeza, você deve aplicar a mistura nos azulejos e rejuntes com o auxílio de um pano ou de uma esponja.

Se a sujeira estiver mais pesada, é indicado deixar a mistura descansar por uma hora ou mais. Em seguida, basta passar um pano para conferir se o resultado está bom o bastante e secar as superfícies.

Outra boa dica para otimizar os resultados é contar com o auxílio de uma ferramenta especial como a ObaSpin; uma escova elétrica que vai tornar a limpeza ainda mais prática.

Desentupimento de chuveiros

Ainda no banheiro, também é possível utilizar o vinagre para a limpeza de chuveiros. De tempos em tempos, é comum que o chuveiro entupa. Às vezes, passar a vassoura ou uma escovinha resolve o problema, mas há situações em que isso não é o bastante.

Ninguém merece um banho com pouca água ou com pouca pressão porque o chuveiro está entupido, não é mesmo? Para evitar essa situação, coloque vinagre em um saco plástico e prenda esse saco no chuveiro com um elástico.

A ideia é deixar os furinhos do chuveiro em contato com o vinagre durante toda a noite. Depois, é só retirar o saquinho plástico e abrir o chuveiro para que a própria água termine de tirar as sujeiras remanescentes. 

Brilho em pisos de madeira

O uso do vinagre na madeira só é aconselhado para superfícies que não têm brilho ― nenhum tipo de cera ou verniz. Do contrário, danos podem ocorrer.

A ideia é tirar o aspecto fosco ou opaco da madeira. Para isso, você precisa misturar um copo de vinagre com um copo de água e um copo de álcool. Umedeça um pano com a mistura e aplique no piso.

Em seguida, quando o piso já estiver seco, vale passar uma flanela para potencializar o resultado e aumentar o brilho!

Será que a casa vai ficar com cheiro de vinagre?

Mesmo que você tenha gostado das dicas e receitas apresentadas no post, sabemos que você pode estar com uma dúvida na cabeça: “será que minha casa vai ficar ‘cheirando’ a vinagre?”.

A gente sabe bem que o produto tem um cheiro muito marcante, mas um dos benefícios do vinagre é, na verdade, a sua capacidade de eliminar odores ruins. Quanto ao seu próprio cheiro, este desaparece em pouco tempo, sem deixar rastros.

Gostou? Acesse nosso post sobre Dicas para limpar a casa e confira outras ideias para a limpeza de sua casa!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *