Você é daqueles que adora assistir vídeos no Youtube, seja para ver aquele clipe do artista que mais gosta ou para buscar algum tipo de informação útil para o dia a dia? 

Então saiba que não está sozinho nessa. De acordo com estudo apresentado na edição de 2020 do Youtube Broadcast, a plataforma tem mais de 105 milhões de usuários no Brasil. 

A análise realizada considerou a faixa-etária entre 18 e 65 anos, o que significa dizer que, caso as crianças fossem incluídas na pesquisa, o número seria ainda maior. 

Ainda conforme o relatório apresentado, esse indicador cresceu ainda mais durante a pandemia, com 91% dos consumidores aumentando a presença na rede social. 

Entretanto, nós sabemos que muitos que leem esse post agora não conhecem todas as funcionalidades do Youtube, certo? Então, é sobre isso que falaremos na sequência do conteúdo. 

Tenha uma ótima leitura!

Passo a passo para adicionar seus vídeos favoritos do Youtube

Sempre tem aquele vídeo super legal que dá vontade de ver de novo, não é mesmo? Pode ser uma aula de algum curso, a sua música preferida, enfim, um amplo leque de opções que a plataforma oferece. 

Mas aí como deixá-lo salvo nos favoritos, sem precisar perder tempo voltando na aba de pesquisa ou nos históricos do Youtube? Preparamos um tutorial bem legal para você aprender direitinho. Olha só!

  • Abra o canal no Youtube: clique em “Biblioteca”, no canto superior esquerdo da tela. Você será direcionado para o seu canal pessoal. Caso tenha mais de um perfil, clique na conta correspondente a sua. Neste caso, é só clicar na foto, no círculo, no canto superior direito da página para fazer a sincronização; 
  •  Clique na seção de playlists: neste momento, aparecerá uma página com uma lista de vídeos que você criou. Caso ainda não tenha essa seleção, aparecerá as seguintes opções: “Vídeos marcados com gostei” e “Favoritos”; 
  • Escolha a opção “Ver Playlist Completa”, logo abaixo de favoritos: caso você não tenha uma lista de vídeos que mais gosta, essa seção estará vazia; 
  • Adicionando o vídeo: abaixo de “Favoritos”, terá um ícone de três pontos do lado esquerdo. Escolha o botão “Adicionar vídeos”. A partir daí, vão aparecer três opções que são: Vídeo Search, que dará a opção de procurar o vídeo que deseja, URL, que é quando você coloca o endereço do link escolhido e Your Youtube Vídeos, que consiste em adicionar um dos seus próprios arquivos enviados; 
  • Terminando de adicionar o vídeo: depois de definir quais são os links a serem salvos e a forma de armazenamento, basta clicar em “Add Vídeos” no canto esquerdo inferior da caixa de diálogo. 

Mais 6 funcionalidades do Youtube que você precisa saber

Além de separar os arquivos que mais gosta, a plataforma do Youtube oferece ainda mais opções, que deixarão a sua experiência de utilizá-la mais agradável. 

Pensando nisso, nós separamos 6 funções do Youtube que você não pode deixar de conhecer. Confira!

1. Compartilhamento de conteúdos

No Youtube você tem várias formas de compartilhar os conteúdos com mais pessoas. Por exemplo, é possível adicionar os vídeos a sua timeline do Facebook, Twitter, Google +, Tumblr, Linkedin, entre outros espaços. 

Além disso, também existe a possibilidade de enviar o conteúdo por e-mail ou inserir o código do vídeo no seu site. 

Mas como eu consigo fazer isso? Super simples! É só clicar em “Compartilhar”, na parte inferior do vídeo, logo abaixo do nome do canal. 

2. Realizar inscrições em canais favoritos

Uma funcionalidade bem legal do Youtube é poder fazer inscrições nos canais de sua preferência. Desta forma, você receberá notificações no smartphone quando algum vídeo novo deste espaço for publicado. 

Isso é legal para acompanhar novidades de artistas que mais gosta, novas publicações de influencers que abordam assuntos do seu interesse como gestão financeira, nutrição, entre outros temas. 

Para se inscrever no canal, é essencial estar logado na conta da plataforma. Na sequência, é só clicar em “inscrever-se”, alternativa que fica logo abaixo do nome de um usuário ou canal. 

Com o intuito de otimizar ainda mais essa parte, você pode organizar as configurações de suas inscrições, ao clicar em “Gerenciar Inscrições”, opção que fica no final do menu do Youtube, no canto superior esquerdo do site. 

3. Visite seu canal

Também na página inicial do Youtube é possível clicar em “Meu Canal” e ver o seu perfil personalizado com playlists, atividades recentes realizadas, entre outras movimentações. 

A vantagem é que todos os itens podem ser editados, proporcionando a você criar um espaço que tenha a sua cara. 

4. Use atalhos para navegar

Essa opção pode ser muito útil na hora de usar o Youtube, otimizando o seu tempo e deixando a interatividade mais funcional. Entre as opções de atalho estão: 

  • K: pausar ou reproduzir;
  • M: silenciar; 
  • F: colocar a visualização em tela cheia; 
  • Esc: sair do formato tela cheia; 
  • J: rebobinar 10 segundos; 
  • L: avançar 10 segundos.

5. Mantenha suas atividades privadas

Logo após fazer login no Youtube, clique na sua foto no canto superior direito da tela. Na sequência, escolha a opção “Engrenagem” e vá até as opções de configurações de conta. 

No menu do lado esquerdo acesse a alternativa de “Privacidade”. Neste espaço o usuário pode definir se playlists, inscrições e demais atividades ficarão abertas ou não para o público ter acesso. 

6. Cancele a reprodução automática

Você já deve ter reparado que, ao encerrar um vídeo, o Youtube faz uma contagem de 10 segundos e já sugere um novo conteúdo. 

Entretanto, caso não seja do seu interesse ver as sugestões da plataforma, basta clicar no botão “Ativar / Desativar”, que aparece na página. Ao escolher essa opção, o recurso será desabilitado automaticamente. 

Conclusão

Com essas dicas você será capaz de navegar no Youtube com maior segurança, pois terá mais familiaridade com as funções que a plataforma oferece, fato que otimiza ainda mais a interatividade com a sua audiência, proporcionando assim uma experiência mais satisfatória. 

Curtiu o nosso conteúdo? Que tal passar esse conhecimento para frente? Compartilhe o texto com mais pessoas, pois algumas delas podem ter as mesmas dúvidas e assim será possível ajudá-las também.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *