“Ter uma fritadeira elétrica é um caminho sem volta”

Poderíamos apostar que, se perguntar aos seus conhecidos que tenham esse eletrodoméstico, ao menos um deles vai te dizer algo parecido.

Quando surgiu, a fritadeira que usa ar quente ao invés de óleo para preparar os alimentos chamou a atenção por ser uma opção mais saudável. Mas isso não é tudo.

Se você ainda tem dúvidas sobre os motivos para ter uma airfryer ou outra fritadeira elétrica, chegou ao post certo. Continue a leitura e conheça as vantagens!

Prepare alimentos de forma mais saudável

Se vamos apresentar as vantagens da fritadeira elétrica, não podemos fugir de apresentar aquela que foi amplamente difundida quando do surgimento desse aparelho: a alimentação saudável.

Não é de hoje que somos orientados a evitar o consumo excessivo de frituras e a buscar opções de preparo de alimentos sem óleo. Isso pode ser feito com o auxílio de uma panela antiaderente e de uma fritadeira elétrica.

Caso você ainda não saiba, uma fritadeira elétrica “frita” os alimentos por meio do ar quente, usando somente o óleo que cada alimento já tem.

Assim, a comida sai sequinha e você não precisa se preocupar com colesterol alto e outros problemas de saúde.

Mais versátil do que você imagina

Quando falamos em fritadeira elétrica, é natural pensar que o eletrodoméstico serve para preparar apenas alimentos que você faria fritos em óleo, mas não é bem assim.

Aparelhos tipo airfryer são mais versáteis do que muita gente imagina. Dá para cozinhar carnes, preparar pão de queijo e até sobremesas. Isso mesmo, já pensou em fazer doces na airfryer? Até isso você pode.

Em geral, as fritadeiras elétricas vêm acompanhadas de um livrinho de receitas que nos ajuda a ter noção da variedade de alimentos que podem ser preparados.

Se não for o caso da sua fritadeira ou se você quiser explorar mais possibilidades, a dica é recorrer ao Google e ao Youtube. Tem muita gente proativa e criativa por aí que já tentou fazer receitas mil e compartilha tudo na internet.

Preparo mais rápido e prático

Outra vantagem da fritadeira elétrica é a rapidez com que os alimentos ficam prontos e a praticidade. Quer um exemplo? Vamos lá.

Se imagine fritando nuggets ― aqueles pedacinhos de frango empanados e congelados ― da forma tradicional. Primeiro, você vai ter que colocar o óleo para aquecer na panela e, depois, com muito cuidado, colocar os nuggets para fritar.

Enquanto isso, você precisa estar por perto para evitar que os nuggets se queimem. Ao retirá-los do óleo, pode precisar colocá-los em uma travessa forrada com papel toalha para absorver os excessos antes de comer.

Ainda, em algum momento, você vai precisar limpar a sujeira e isso pode envolver inclusive remover as manchas do óleo que respingou no fogão. Ufa! Uma trabalheira só.

Agora, se imagine preparando os nuggets na fritadeira. Basicamente, você só precisa colocá-los na cestinha, acertar temperatura e tempo, e pronto! Limpar é bem mais simples, já que a sujeira é leve.

Sem cheiro e resíduo de óleo na cozinha

Já reparou que fritar alimentos em óleo deixa a casa toda cheirando a óleo? A depender do alimento, seu cheiro também se mistura e impregna o ar. Isso pode ser desagradável, sobretudo em cozinhas sem coifa ou em ambientes menores.

Outro problema comum da fritura tradicional é que se trata de um processo que ajuda a “engordurar” toda a cozinha e os eletrodomésticos. Paredes ficam sujas e, pouco a pouco, uma camada pegajosa vai se formando sobre as superfícies.

Bom, com a fritadeira elétrica, nada disso acontece!

Cabe em diferentes bolsos

Outra das vantagens da fritadeira elétrica é a variedade de opções que existem no mercado atualmente. Tudo começou com a Airfryer, a marca se tornou a mais conhecida primeiro.

Com isso, outras fabricantes decidiram criar suas próprias versões do aparelho. Hoje em dia, uma mesma marca possui fritadeiras diferentes com variações de tamanho e outras especificidades.

Dessa forma, você pode escolher a fritadeira que melhor se adequa às suas necessidades e, claro, ao seu orçamento. Ao pesquisar, você vai perceber que existem modelos mais acessíveis e com boas opções de parcelamento.

Com disposição para aprender a preparar receitas de forma um pouco diferente da convencional, você terá feito um investimento com alto retorno.

E desvantagem, existe? Depende…

É provável que não exista nada nesse mundo que só tenha vantagens, não é mesmo? Por isso, vamos abordar algumas características da fritadeira elétrica que podem ser vistas como desvantagens.

O sabor dos alimentos

“Tudo frito fica gostoso”. Você já ouviu ou disse essa frase? Se você concorda com todas as suas forças, vai precisar repensar sobre a compra de uma fritadeira elétrica.

Acima de tudo, deve estar sua preocupação com a saúde porque o excesso de frituras realmente não é benéfico. Depois, deve se questionar do que você realmente gosta.

Para algumas pessoas, a maior desvantagem da fritadeira elétrica é o sabor dos alimentos que “perde” o gostinho característico da comida frita em óleo.

Não é que os alimentos fiquem com gosto ruim, mas ao invés do sabor da fritura tradicional, ficam com gosto de assados ou cozidos e há quem não goste disso.

Se você acha que não vai dar muita importância a isso ou que, como tantas outras pessoas, irá se adaptar, pode ir em busca de sua fritadeira elétrica!

A limitação do tamanho

Ainda, tem gente que se empolga tanto com as vantagens da fritadeira elétrica que decide preparar de tudo e mais um pouco usando esse eletrodoméstico.

A questão é que o interior de uma fritadeira é relativamente pequeno, ainda que já existam modelos com uma capacidade maior do que a convencional.

Para que você tenha uma ideia, se decidir preparar um bolo na airfryer, pode precisar dividir a massa em duas, usar formas menores, e preparar tudo de duas vezes.

Outro exemplo é que, caso você tenha uma família maior ou queira alimentar muita gente, pode precisar preparar os alimentos em várias remessas ou, quem sabe, ter mais de uma fritadeira à disposição.

Conclusão

De um modo geral, a s principais vantagens de uma fritadeira elétrica são sua praticidade, versatilidade e a possibilidade de uma alimentação mais saudável.

No começo, pode ser que você estranhe um pouco tanto o preparo quanto o sabor, mas essas são questões facilmente contornáveis e que são logo compensadas pelos pontos positivos desse aparelho.

Gostou da ideia de ter uma fritadeira elétrica? A Obabox te ensina o que avaliar no momento da compra!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *