Se você está sempre em busca de acessórios que podem facilitar sua rotina na hora da faxina, já deve ter ouvido falar sobre as escovas elétricas de limpeza. Será que vale a pena ter uma?

Neste post, vamos falar um pouco a respeito desse tipo de escova, caso você ainda não conheça bem.

E, então, apresentar outras informações que podem ajudar você a se decidir sobre comprar ou não a sua. Acompanhe!

O que é uma escova elétrica, afinal?

Uma escova elétrica também pode ser reconhecida pelos nomes limpador elétrico ou esfregão elétrico. É um aparelho que tem uma escova giratória a ser utilizada para a limpeza de diferentes superfícies.

Em geral, é um acessório recomendado para facilitar a limpeza de pias, vasos sanitários, box e azulejos. Além disso, esse tipo de escova de limpeza também pode ser usada para limpar a gordura que se acumula no fogão e para lavar o parabrisas do carro.

O mais comum é que esse tipo de escova funcione com uma bateria recarregável. Assim, são acessórios de limpeza sem fio, o que torna seu uso mais prático, já que não há limitação de alcance.

Ainda, escovas elétricas de limpeza costumam vir com diferentes formatos de escova disponíveis para encaixe ― uma dinâmica parecida com a que você já deve conhecer dos aspiradores de pó convencionais.

Com isso, com um só aparelho, você pode limpar diferentes superfícies, alternando as escovas de acordo com as especificidades de cada uma.

Para saber mais, a seguir você confere informações úteis para avaliar se, com base em suas necessidades, vale ou não a pena ter uma escova elétrica de limpeza em casa.

Menos esforço para a limpeza de sujeiras difíceis

Como mencionado, escovas ou esfregões elétricos de limpeza são ótimos para o uso em banheiros e em outros ambientes com azulejo, como as cozinhas.

Arriscamos dizer, os dois ambientes mais difíceis de encarar na hora de uma boa faxina.

O que acontece é que gorduras e umidade estão presentes nesses ambientes. Com isso, camadas que geralmente não costumam ser fáceis de remover vão se acumulando nas superfícies.

Haja braço para esfregar aqui e ali para tirar toda a sujeira, as manchas que acabam surgindo e devolver aos ambientes um aspecto real de limpeza, não é mesmo?

Escovas elétricas, com sua função giratória, cumprem a função de esfregar paredes e outras superfícies, reduzindo o esforço a ser feito por quem é responsável pela faxina.

Em outras palavras, se você acha que o “esfrega-esfrega” da limpeza do banheiro e da cozinha é cansativo demais, uma escova elétrica pode ser um investimento que vale a pena.

Inclusive porque tende reduzir eventuais dores nos braços e coluna.

Mais facilidade para alcançar locais difíceis de limpar

Muitos banheiros e cozinhas têm azulejos do chão ao teto em suas paredes. Com isso, sem o auxílio de uma escada, pode ser impossível alcançar as partes mais altas onde a sujeira também se acumula.

Mesmo com a escada, costuma haver a necessidade de subir e descer várias vezes, andando por toda a extensão do ambiente, para conseguir limpar as paredes por completo.

Dá trabalho e gasta tempo, sobretudo porque é crucial ter atenção para evitar quedas.

Escovas elétricas têm hastes extensoras que, em geral, têm até um metro e  permitem que a parte da cabeça alcance os locais mais altos sem que você precise recorrer à escadas ou banquinhos.

Com isso, a limpeza dos ambientes se torna mais simples de se conduzir.

Menos contato direto com produtos químicos e com a sujeira

Não é só porque a limpeza dos ambientes é difícil que muita gente respira fundo antes de encarar a faxina do banheiro ou da cozinha.

O tipo de sujeira que se acumula nesses ambientes pode levar a um contato considerado desagradável por muita gente.

Pense só. Mesmo de luvas, ao usar uma escova comum ou até uma esponja para limpar o vaso sanitário ou a pia do banheiro, você pode acabar se aproximando mais da sujeira deixada por outras pessoas do que gostaria.

Como as escovas elétricas têm hastes extensoras, você pode se manter a uma distância segura de cada superfície a ser limpa.

Essa possibilidade de distanciamento também livra você do contato direto com produtos químicos.

Sabemos que muitos dos produtos usados para a limpeza de casa podem, com o tempo, causar o ressecamento da pele, descamação e até alergias.

Por isso, a ideia de evitar esse contato é bem-vinda.

Como é o uso de uma escova ou esfregão elétrico?

Aproveitando que falamos da possibilidade de reduzir o contato com produtos químicos e com a sujeira, achamos importante contar a você um pouco sobre como utilizar um esfregão elétrico.

Alguns modelos têm compartimentos para água e sabão acoplados e um mecanismo de acionamento que permite que a mistura seja liberada.

A possibilidade de usar outros produtos nos compartimentos deve ser verificada com os fabricantes.

Outros não têm esse compartimento e fazem com que seja necessário o uso de um balde com água e sabão (ou outros produtos) para que a limpeza seja feita.

Nesses casos, o que você precisa fazer é molhar a escova na mistura a ser usada e, então, posicionar o aparelho na superfície a ser limpa.

Mais tempo livre para curtir a vida como quiser

Como todo bom acessório criado para facilitar nossas vidas, a escova elétrica de limpeza pode poupar um bom tempo de faxina.

Ao utilizá-la, você pode ter mais do que um banheiro ou uma cozinha limpos, mas também fazer com que os azulejos e outros itens desses ambientes se pareçam novos.

Limpar pias e torneiras e desengordurar o fogão, por exemplo, são tarefas que podem ser mais desafiadoras do que parece.

Não é fácil deixar tudo brilhando usando só a própria disposição e força.

Uma escova elétrica contribui para poupar esforço e garantir resultados melhores do que você teria se não a utilizasse.

Como consequência, sua faxina demora menos para ser concluída e sua satisfação tende a aumentar.

Assim, com o uso de uma escova elétrica de limpeza, você passa a ter mais tempo livre para curtir como quiser e ainda, pode seguir seu dia sentindo mais disposição.

Conclusão: vale ou não a pena comprar uma escova elétrica?

A resposta é: depende. Se você acredita que não precisa de um acessório para facilitar sua rotina de limpeza nem quando falamos de ambientes exigentes como o banheiro e a cozinha, não deve investir em um produto como este.

Por outro lado, se você busca praticidade e quer reduzir o tempo, esforço e estresse que, por vezes, esse tipo de limpeza envolve, pode se beneficiar muito em ter uma escova elétrica.

Caso você esteja mesmo considerando fazer essa compra, aconselhamos você a observar as especificidades técnicas de cada opção que encontrar no mercado.

Confira a voltagem, a autonomia da bateria, o número ou o formato das escovas, o tamanho da haste e o número de rotações por minuto.

Conheça suas opções, avalie seu custo-benefício e escolha aquela que melhor atende aos seus interesses e, claro, cujo preço caiba em seu bolso.

Se você se interessou e quer conhecer uma escova elétrica para limpeza que pode atender às suas necessidades, confira informações sobre a ObaSpin, da Obabox!