Você conhece utensílios para cozinha que têm potencial para facilitar e muito a sua vida no dia a dia?

Vira e mexe a gente descobre algum item novo e fica se perguntando porque ninguém nos apresentou a eles antes. Arriscamos dizer que isso já aconteceu com você!

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 11 utensílios que são incríveis; uns mais conhecidos e outros que vão fazer você abrir o mecanismo de buscas no navegador para descobrir onde encontrar para comprar. Confira:

1. Descascador de alho

Começamos com um utensílio para cozinha que talvez você já conheça, mas que não necessariamente já tenha usado: o descascador de alho.

Atualmente, não é muito difícil achar alho já descascado para comprar, mas isso encarece o valor desse alimento, que é um parente próximo da cebola, e nem sempre compensa.

O descascador é como um pequeno tubo feito de silicone cujo diâmetro é grande o suficiente para caber um dente de alho. Basta colocar o dente lá dentro, apoiar o descascador em uma superfície plana, e apertar com a mão em um movimento de vai e vem para ver as cascas se soltando.

2. Escorredor móvel para pia

O escorredor móvel é como uma tela ou uma grade que você pode colocar sobre a pia sem que seja necessário cobri-la por inteiro.

A ideia é ter onde escorrer alimentos que tenham sido lavados e com os quais você não queria perder tempo enxugando. Enquanto prepara alguma outra coisa, pode simplesmente deixá-los lá escorrendo.

O interessante desse utensílio para cozinha é que, por ficar sobre a pia, permite que o excesso de água já caia onde precisa cair mesmo. Por isso, garante mais praticidade para o seu dia a dia!

3. Tela anti respingos

A tela anti respingos é para você que ainda não tem uma frigideira antiaderente e sabe que uma das partes mais trabalhosas da fritura é ter de limpar o fogão depois. Ninguém merece, não é mesmo?

Geralmente, receitas que envolvem frituras orientam que o óleo precisa mesmo estar bem quente para que o resultado seja satisfatório. Acontece que, por consequência, esse óleo pode acabar respingando para fora da panela e sujando tudo ao redor.

A tela anti respingos foi desenvolvida justamente para que você possa tampar essa frigideira ou panela em que a fritura está sendo feita sem abafá-la. Assim, o preparo acontece como deve ser, mas o óleo que respinga não chega ao fogão.

4. Apontador de legumes

O apontador de legumes é um utensílio para cozinha que se tornou mais conhecido nos últimos anos graças à onda fitness, composta especialmente por um pessoal que quer se alimentar bem, de forma saudável.

A ideia de apontar cenouras ou abobrinha, por exemplo, se popularizou com base em receitas que sugerem o uso desses legumes no lugar do macarrão espagueti convencional. Algo que resulta em um prato mais leve e menos calórico e que pode ser muito saboroso a depender do molho que o acompanha.

O interessante é que o apontador faz com que esses legumes fiquem mesmo parecendo fios de macarrão. Um aspecto que a gente dificilmente conseguiria alcançar com um ralador ou outro utensílio mais comum.

5. Timer para ovos

Se você pesquisar, vai encontrar até aplicativos que funcionam como timer para ovos, mas se você não quer depender tanto do seu smartphone o tempo todo, pode comprar um aparelhinho separado.

Há modelos de timer para fazer ovos cozidos que devem ser colocados na panela junto com o ovo ou os ovos que você for preparar. Eles contam com uma escala e vão mudando de cor à medida que a água se aquece e o tempo passa.

Assim, gradualmente, vão marcando o ponto de cozimento que os ovos estão. Basta observar as marcações no timer para desligar o fogo quando o ponto certo ― mole, médio ou duro ― for atingido.

6. Tampa escorredora de água

Já quis escorrer a água de um alimento que estava sendo preparado e precisou usar um escorredor e depois devolver a comida para a panela?

Já precisou fazer isso tentando segurar a tampa entreaberta e fazendo malabarismo para evitar que o alimento escorresse junto com a água?

Nós te entendemos e foi pensando nesse pequeno aperto culinário que trouxemos a tampa escorredora para a nossa lista de utensílios para cozinha que são incríveis.

Essa tampa funciona como se fosse uma peneira reta que você coloca por cima da panela, como qualquer outra tapa, para poder escorrer a água de alimentos sem dificuldades.

7. Tábua com cestinha

Tábuas de corte são utilizadas para diferentes finalidades, com diferentes tipos de alimentos. Na maioria das vezes, há resíduos que a gente precisa jogar para fora da tábua.

Com isso, eventualmente a gente precisa dar um jeito de recolher essa sujeira de cima da bancada ou, se achar mais adequado, ir jogando os resíduos fora durante o processo de corte. Seja como for, é um trabalho extra.

Por isso, a tábua de corte que vem com cestinha acoplada é uma ideia tão interessante. Você apoia a tábua de forma que a cesta fique para fora da bancada.

Enquanto vai cortando, vai empurrando os resíduos para esse recipiente. Depois, fica fácil despejar o que é lixo no lixo.

8. Assadeira ajustável

Quem faz bolos e resolveu testar uma receita nova ou uma proporção nova certamente já passou por uma dúvida na hora de escolher a assadeira certa com base em seu tamanho.

Por isso, uma assadeira ajustável é um utensílio para cozinha incrível. Em formato retangular, essa assadeira tem divisórias que podem ser retiradas ou colocadas em diferentes posições.

Assim, se você começar a despejar a massa e perceber que precisa de mais espaço do que pensava, basta afastar a divisória.

Além de garantir essa praticidade, a assadeira ajustável evita que você precise comprar várias assadeiras para tê-las em diferentes tamanhos e diferentes necessidades.

9. Tesoura para ervas

Quando o assunto é tempero, você adora usar ervas frescas? É uma delícia mesmo, mas às vezes dá um trabalho picar as ervas… Para facilitar, você pode usar uma tesoura comum, mas uma tesoura específica para esse fim é tudo de bom.

Caso você nunca tenha visto, uma tesoura para ervas tem vários pares de lâminas. É como se fossem três ou quatro tesouras em uma só e essa característica permite que você corte mais ervas em menos tempo.

10. Seladora à vácuo

Nós já demos dicas de como conservar alimentos por mais tempo aqui no blog da Obabox e uma de nossas sugestões é o uso de uma seladora à vácuo.

Isso porque “o contato direto com o ar pode fazer com que alguns alimentos percam algumas de suas propriedades nutricionais, enquanto outros ficam mais susceptíveis à ação de microorganismos que dão origem a fungos que reduzem validade e ‘vida’ útil”.

Engana-se quem pensa que seladoras existem apenas a nível industrial, tá? Existem opções que são compactas o bastante para se ter em casa e, por isso, mencionamos esse utensílio para cozinha em nossa lista.

11. Tampa universal

Por último, mas não menos importante, um utensílio para cozinha que você vai querer ter é uma tampa universal.

Não tem jeito, até quem mantém uma boa organização no dia a dia pode acabar perdendo uma tampa de panela em algum armário da cozinha. Isso sem falar em panelas que vêm sem tampa, não é mesmo?

A questão é que, eventualmente, você vai precisar de uma tampa e não vai encontrar uma do tamanho certo. Isso, claro, a menos que tenha uma tampa universal em casa que sirva para panelas de diferentes diâmetros, como é o caso da ObaAdapt Cover.

A tampa universal da Obabox é ideal para panelas que têm entre 24 e 28 cm de diâmetro. Conta ainda com tampa de vidro para que você possa visualizar os alimentos durante o preparo sem precisar destampar.

Gostou da nossa lista de utensílios incríveis? Conta pra gente se você já conhece e usa algum desses ou qual você gostaria de ter!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *