Você já imaginou como seria a sua vida sem o uso do celular? Algumas pessoas que acabam tendo esse tipo de pensamento nem sequer consegue conceber essa ideia.

Dependendo do caso, não conseguir viver sem o celular já pode indicar uma tendência ao vício. 

E é por isso, que o texto de hoje vai abordar sobre como trabalhar o uso excessivo do celular para que não se torne um problema de saúde.

Além disso, você também vai encontrar dicas e indícios para poder entender como o uso de celular pode ser muito bom, mas moderadamente. 

Esperamos que goste da leitura!

Sinais sobre o uso excessivo do celular

Usar o celular é tudo de bom. Pode admitir. A gente sabe que você gosta. E quem não gosta, não é verdade?

O celular é um aparelho que conquistou pessoas de todas as idades. Mesmo a partir dos primeiros protótipos onde a sua função se resumia apenas a ligar, o objeto já era sonho de consumo de muita gente. 

E o porquê disso tudo? Bom, o celular traz um sentimento de liberdade e autonomia. Você não precisa ficar parado em um só lugar se pode falar com uma pessoa de qualquer outro lugar.

Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia e a internet fazendo parte do aparelho, parece que toda a nossa vida virou virtual. Virou não, é virtual. 

Mas tudo que é bom também precisa de alguns cuidados quando falamos de excessos. O uso excessivo do celular também traz problemas.

Quer alguns exemplos?

A dor no pescoço pode ser a primeira a ser sentida por conta do excesso. 

De tanto olhar para baixo por conta do celular, o pescoço pode ser o primeiro a sentir. Isso acontece, pois o peso da cabeça pode exceder até 6 vezes o seu normal, fazendo com que o pescoço fique tenso e dolorido. 

Mas os danos não param por aí. A sua vista também é outra que pode sentir.

O excesso de luminosidade e brilho que os olhos ficam expostos podem acarretar problemas de visão em pouco tempo. Tudo por conta do uso excessivo do celular. 

Dores nos punhos, no ombro, nas mãos e até o sono prejudicado podem ser alguns distúrbios causados pelo excesso. 

Porém, isso não significa que você nunca mais deva tocar em um celular novamente.

Mas é necessário que você avalie quanto tempo gasta no seu celular, mudando um pouco os hábitos, de forma que o uso não prejudique a sua saúde. 

Não consegue ficar longe do seu celular?

Então, temos um alerta de risco.

O vício no telefone celular pode ser algo comum, principalmente para quem é mais jovem. Com tantos atrativos e atividades diferentes, parece até que falta tempo de ver tudo dentro do aparelho. 

Entretanto, se você passa mais tempo no seu celular do que fazendo outras atividades durante o dia a dia, está na hora de dar uma pausa.

Você pode estar viciado(a) no aparelho. Em casos mais graves, há pessoas que não conseguem conviver sem o aparelho.

Se são tolidas do uso, sentem ansiedade, tristeza e até raiva. 

Sentimentos e emoções como essas não são normais. O quadro já indica uma dependência e que precisa de total atenção.

Caso a pessoa não consiga lidar com a situação sozinha, deve buscar ajuda de um profissional, como por exemplo, um terapeuta e até um psicólogo. 

Outro fator fundamental para você entender quando o celular está sendo excessivo na sua vida é quando você esquece do mundo exterior.

Ou seja, começa a esquecer seus compromissos, se atrasar, não sair, pois passa tempo demais no telefone. 

Estímulos para você controlar o uso do celular

Se você quer ter uma rotina saudável onde o uso excessivo do celular não faz parte dela, confira as dicas que separamos abaixo para te ajudar nesse quesito. 

  1. Organize seus horários: Parece difícil e simples ao mesmo tempo. Ter uma rotina onde você define o tempo que passa no telefone pode te ajudar e muito a controlar o uso de celular. Além disso, também faz com que você se dedique a outras tarefas importantes. 
  2. Esteja presente: Quantas vezes você foi jantar com seus amigos e família e passou mais tempo no celular do que com as pessoas na mesa? Pois é. Saiba separar cada momento. 
  3. Durma longe do celular: Você com certeza já deve ter passado uma noite com o celular pertinho de você. Porém, isso é um hábito ruim, principalmente por interferir na qualidade do seu sono. Em vez da mente desacelerar e conseguir descansar, ela fica ativa por mais tempo, diminuindo a qualidade do seu sono. 
  4. Use fundo cinza ou preto: Um fundo de tela colorido pode estimular o seu cérebro a querer novidade o tempo todo. Fundos de tela mais escuro podem trazer mais calma e menos estímulo para quem está desacelerando o consumo. 
  5. Desative as notificações: Não consegue lidar com o celular apitando o tempo todo? Bom, então desative as notificações para não ter sentir vontade de mexer e acabar se perdendo no uso excessivo novamente. 
  6. Dê valor a outras atividades: Celular é bom demais, mas tem outras atividades igualmente boas. Que tal ler, ir à praia, praticar exercícios, cozinhar, dançar, jogar… Ufa! Há tanta coisa boa para fazer. Que tal tentar?
  7. Viva a vida real: A vida pode ser facilitada pelo celular de maneiras incríveis. Pagar uma conta, pedir comida, tudo na palma da sua mão. Mas que tal fazer essas atividades presencialmente uma vez ou outra? Contato humano também é bom. 

Você viu nesse texto:

  • O uso excessivo do celular pode prejudicar e muito a sua saúde;
  • Dores nos punhos, problemas de visão, sono prejudicado são apenas alguns dos problemas gerados também pelo uso do celular em excesso;
  • Para evitar esses problemas não é necessário não usar mais o aparelho, mas ter uma rotina de vida saudável, com organização e limites para o uso;
  • Mesmo que o celular facilite e muito a nossa vida, fazer algumas atividades presencialmente que são resolvidas pelo aparelho pode ajudar que o celular não vire um vício.

Mais sobre celular e tecnologia

Sabe esse aparelhinho que você está segurando agora? É. Esse celular aí na sua mão mesmo. Pois é.

Ele tem uma história. Você provavelmente deve lembrar dos modelos mais antigos e sabe que eles não pareciam em quase nada com os atuais que conhecemos hoje. 

Então, para relembrar um pouco sobre como essa evolução tecnológica nos brinda agora, a ObaBox resolve trazer mais uma sugestão de leitura para você.

Não deixe de ler o nosso texto Você conhece a história dos celulares? e saiba tudo sobre eles. 

Esperamos que goste da dica! Depois nos diga o que achou. 

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto nas suas redes sociais com quem precisa saber sobre como moderar o uso do celular no dia a dia.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *