Um jeito prático de dar adeus à sujeira é algo que muita gente deseja, você faz parte desse grupo?

Então, precisa saber qual o uso correto do aspirador de pó para evitar aspirar aquilo que pode danificar o aparelho.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que saber o que não limpar com o aspirador de pó não vai fazer com que você simplesmente abandona ou desista dessa tecnologia.

A ideia é apenas fazer com que você saiba como usar seu aparelho bem, prolongando sua vida útil.

Com isso, confira o que você não deve limpar usando o seu aspirador de pó:

Cacos de vidro (mesmo os pequenos)

Limpar cacos de vidro costuma ser uma tarefa delicada. Os pedaços maiores tendem a ser facilmente percebidos e recolhidos, mas os pedacinhos menores são difíceis de identificar e podem acabar provocando acidentes.

Evitar pisar com os pés descalços no local onde o objeto se quebrou e usar uma vassoura de cerdas finas cuidadosamente em busca dos cacos menores pode ser a solução.

Isso porque se você quer tomar cuidados com o aspirador de pó, não vai usá-lo nessas ocasiões.

O que acontece é que há o risco de que os cacos pequenos se grudem na mangueira do aspirador e sejam liberados depois, quando este já estiver desligado, sem que você perceba.

Além do mais, os cacos que chegarem ao saco de resíduos podem acabar provocando rasgos e, consequentemente, espalhando sujeira na parte interna do aspirador de pó.

Farinha quando em grandes quantidades

Em pequenas quantidades, a farinha pode sim ser limpa com o aspirador de pó.

Entretanto, se um volume grande do produto cair no chão, como acontece quando o saco cai e “explode”, o melhor a se fazer é recorrer à vassoura de cerdas finas.

O que acontece é que, em grandes quantidades, a farinha acaba entupindo os filtros, podendo também danificar o motor do aparelho. Por essa razão, convém evitar e prezar pelo uso correto do aspirador de pó.

A dica também vale para o cacau em pó e para o pó de café seco.

Borra de café (ou outros pós úmidos)

Você sabia que a borra de café permanece sempre molhada? Com isso, pode tirá-la da lista do que limpar com o aspirador de pó, a menos que seu aparelho também aspire água.

Em aparelhos convencionais, a borra de café úmida pode acabar criando uma colônia de fungos ou mofo no saco coletor.

Algo que é sempre bom evitar para reduzir a chance de danos no aparelho até de contato com microorganismos que podem desencadear alguma reação alérgica.

Maquiagem ou cosméticos

Só quem usa maquiagem sabe a dor que se sente quando um estojinho de pó compacto ou aquele estojão de sombras escorrega e cai no chão. A vontade de olhar o tamanho do estrago custa a aparecer… 

Em alguns casos, acaba sendo possível seguir alguns truques para recuperar a maquiagem e voltá-la a usar normalmente. Em outros, porém, a saída é lamentar e limpar a sujeira causada.

Para isso, você pode usar uma vassoura de cerdas finas ou um pano úmido, já que pode ser difícil juntar os resíduos da maquiagem varrendo. Para manter os cuidados com o aspirador de pó, é melhor não usá-lo, por mais prática que essa opção pareça.

Acontece que, ainda que pareçam secos, cosméticos como o pó compacto, as sombras e o iluminador tem diferentes óleos em sua composição, além de outras substâncias que podem derreter quando expostas ao calor.

Um aspirador de pó ligado, como qualquer eletrodoméstico, tende a se aquecer.

Com isso, a maquiagem pode acabar se derretendo na parte de dentro do aparelho, entupindo filtros e outros componentes cuja limpeza pode ser complicada.

Moedas e outros objetos pequenos

A depender do diâmetro da mangueira do seu aspirador de pó ou de sua entrada, moedas e outros objetos de tamanho similar podem acabar ficando agarradas nas estruturas.

Quando o aspirador tem uma mangueira, pode ser possível desobstruí-la usando, por exemplo, um cabo de vassoura. A solução nem sempre dá certo e também não se aplica a todos os tipos de aspirador.

Por isso, é melhor tomar cuidado e evitar o problema recolhendo as moedas e outros pequenos objetos antes de passar o aspirador de pó sobre a superfície.

Pequenas embalagens

Sabe aquele plástico pequeno que envolve muitas balas? Ou o papel alumínio que envolve outros tipos de doce? São exemplos do típico lixo que acaba caindo no chão e, por vezes, até deixado lá de propósito.

Se algo assim acontecer em sua casa, lembre-se das nossas dicas de uso correto do aspirador e recolha essa sujeira por conta própria.

Embalagens plásticas ou feitas de alumínio podem se derreter rapidamente com o calor do aparelho e acabar grudando e danificando componentes internos.

Chão molhado

Vamos supor que alguém estava tomando um cereal com leite no café da manhã, se descuidou e a tigela acabou caindo no chão. Os grãos do cereal se espalharam e a bebida também.

Em busca de praticidade, o que você mais quer é passar logo o aspirador de pó e resolver o problema. Pode ou não? A resposta é: depende.

Se você tem em casa um aspirador de pó e água, a menos que os fabricantes instruam você a não aspirar outros tipos de líquido, pode limpar o cereal com leite do chão.

Nesses casos, pode ser interessante higienizar logo o recipiente para evitar que a bebida grude.

Caso você tenha um aspirador comum, tudo o que pode fazer é esperar o chão secar, ou seja, o leite evaporar e só então aspirar ou limpar de outra forma.

Pode até ser que a umidade não seja suficiente para causar danos ao aparelho, mas o líquido pode acabar formando uma massa com o pó aspirado.

Como consequência, o aspirador pode acabar sendo obstruído.

Saber o que limpar com aspirador de pó e o que limpar de outra forma é fundamental para fazer seu investimento valer a pena.

Aspiradores são ótimos para facilitar a faxina, mas se você logo tiver que gastar para reparar danos que poderiam ter sido evitados, vai acabar se frustrando.

Quer mais praticidade para o seu dia a dia? Saiba como funciona um aspirador robô!