Desde a época do cinema mudo, um pianista ou uma orquestra acompanhava a exibição do filme. A trilha sonora contribui para dar vida, para fazer com o que aquilo o que se passa na tela promova a sensação certa de suspense, alegria, expectativa e muito mais.

Os amantes da sétima arte costumam reparar nessa relação entre música e cinema. Mas até quem não está na turma dos “cinéfilos de carteirinha” pode reconhecer as trilhas mais marcantes do cinema. E é sobre elas que falamos neste post. 

Escolhemos algumas músicas entre as que são inconfundíveis e entraram para a história das trilhas sonoras do cinema. Acompanhe e divirta-se!

Série de filmes Indiana Jones

Henry Jones Jr ou Indiana Jones é um personagem criado por George Lucas e Steven Spielberg. Sua primeira aparição foi no filme Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, de 1981.

A música tema principal da obra se tornou característica do personagem vivido por Harrison Ford. Até os dias de hoje, o ator se sente “perseguido” pela marcante trilha sonora. Os fãs do cinema, porém, a guardam com carinho na memória.

A composição é de John Williams, nome conhecido por assinar famosas trilha sonoras do cinema, especialmente para os filmes de Spielberg. Seu nome aparece mais de uma vez em nossa lista, mas vale saber que entre suas criações estão músicas de Tubarão, E.T, Harry Potter e o primeiro Superman de Christopher Reeves.

Jurassic Park

Jurassic Park ou “Parque dos Dinossauros” é um filme de aventura e ficção científica lançado em 1993, com base em um livro de mesmo título escrito por Michael Crichton.

O filme sucesso a ponto de originar quatro sequências, sendo duas delas bem recentes. A de 2015 é Jurassic World: o Mundo dos Dinossauros, e a de 2018 é Jurassic World: Reino Ameaçado.

O que não sai da cabeça dos fãs que se encantaram pela história desde o primeiro filme é a principal música que compõe sua trilha sonora: o tema de Jurassic Park. Estamos falando de um filme dirigido por Steven Spielberg e isso nos leva novamente a John Williams como responsável por mais um sucesso.

Pulp Fiction

Pulp Fiction: Tempo de Violência, é um filme americano lançado em 1994 e contando com nomes de peso no elenco como John Travolta, Uma Thurman e Samuel L. Jackson.

Como toda obra cinematográfica, Pulp Fiction tem uma música tema ― Misirlou. Porém, há uma cena no filme que foi escrito e dirigido por Quentin Tarantino que talvez esteja mais viva na memória do público.

Falamos da dança entre Vincent Vega (Travolta) e Mia Wallace (Thurman), embalada pelo som de You Never Can Tell, de ninguém menos que Chuck Berry, o pai do rock. 

Star Wars

A franquia Star Wars ou “Guerra nas Estrelas” está entre as mais bem sucedidas da história do cinema. O primeiro filme foi lançado em 1977, dando início a um fenômeno da cultura popular de alcance mundial.

O cineasta George Lucas foi responsável pela criação da franquia, tendo dirigido algumas das produções, inclusive e a primeira. Ao todo, Star Wars conta com oito filmes e dois spin-offs.

Quando o assunto é trilha sonora, é a música tema principal que se destaca, sendo reconhecida até por quem nunca assistiu aos filmes. Isso porque diversas outras produções do cinema e da TV fazem referência a Star Wars e um trecho da canção eventualmente é destacado.

E, acredite se quiser, mas o responsável por uma das músicas mais famosas entre as trilhas sonoras do cinema é, mais uma vez, John Williams!

James Bond 007

James Bond ou 007 é um agente é um agente criado pelo escritor Ian Fleming, em 1953. Sua história deu origem a mais de 20 filmes oficiais, criando mais uma franquia duradoura e de muito sucesso.

O primeiro longa foi Dr. No, também conhecido como “O satânico Dr. No” e “007 contra o satânico Dr. No”, lançado em 1962 e dirigido por Terence Young. O papel principal era de Sean Connery, mas ao longo tempo, outros atores deram vida ao agente.

Rumores surgidos em 2019 dão conta de que o próximo 007 será uma mulher negra. A ideia não é que ela dê vida a James Bond, mas que assuma o código pelo qual o agente era identificado antes de se aposentar.

Enquanto os fãs aguardam pelas novidades, fica na recordação mais uma música tema como trilha sonora. Dessa vez, uma composição de Monty Norman gravada por John Barry & Orchestra.

Titanic

Titanic é um filme de ficção de James Cameron baseado no naufrágio real do RMS Titanic, um navio luxuoso e supostamente seguro que era apresentado como “inafundável”.

A trama central é o romance proibido de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose  DeWitt Bukater (Kate Winslet). A parceria na obra rendeu uma bonita amizade entre os atores que dura até hoje, algo que enche os corações dos fãs de Titanic.

Há três “pontos” muito bem gravados na mente de quem assistiu ao filme: a cena de Jack e Rose na proa do navio em que ela diz “Estou voando, Jack”; a dramática cena em que Rose se equilibra sobre um pedaço de porta em alto mar; e a música tema.

My Heart Will Go On, composta por James Horner e embalada pela voz Celine Dion faz qualquer um querer cantar junto!

O Rei Leão

The Lion King ou “O Rei Leão” é um filme de animação cuja versão original foi lançada em 1994. Uma nova versão foi apresentada em 2019, mantendo a história original, mas apostando em novas tecnologias para recriar os animais de forma mais realista.

Aclamada pelo público, a primeira versão teve direção de Roger Allers e Rob Minkoff e recebeu diversos prêmios, inclusive o Oscar por Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original ― Can You Feel the Love Tonight, de Elton John e Tim Rice.

Para o nosso post de trilhas sonoras do cinema, resolvemos destacar outra música. Hakuna Matata, que quer dizer “sem problemas” ou “não se preocupe” ficou presa na mente daqueles que eram crianças em 1994 e aguardaram ansiosos pelo Rei Leão de 2019.

Como é comum em animações, Hakuna Matata tem uma versão em inglês e outra em português. Trouxemos a que está em nosso idioma para facilitar a compreensão e, claro, ativar a memória!

Certamente, existem várias outras trilhas sonoras marcantes. Qual outra você gostaria de acrescentar em nossa lista? Deixe um comentário!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *