A caneta ou o lápis de cor e a infância quando se misturam, o resultado é muita diversão e alegria para a meninada. É o momento em que elas podem dar asas à imaginação e transpor para o papel seus sentimentos. 

Nestes tempos de isolamento social, essa é uma ótima opção para entreter os pequenos, deixando as atividades em família em casa mais lúdicas e divertidas. 

Entretanto, algumas vezes podem ocorrer alguns acidentes domésticos como um rabisco na parede da sala ou do quarto, e aí fica aquela sujeirinha que incomoda os pais só de olhar. 

Porém existem algumas maneiras de lidar com isso de uma maneira leve e funcional. É sobre isso que falaremos no post de hoje. 

Aproveitem!

Como fazer para retirar a tinta? 

O que pode parecer às vezes uma tarefa difícil de limpeza pode ser mais simples do que parece. Nestes casos, a dica é espalhar um produto, que pode ser sabão, limpador multiuso e pasta de dente, em uma esponja umedecida e esfregar na parte manchada da parede. 

Entretanto, existem diferentes soluções e tipos de tinta e aí você pode variar as formas de limpeza. Veja na sequência algumas destas particularidades. 

Sabão para tirar lápis de cor da parede

Ao invés de uma esponja umedecida, uma outra opção neste caso é colocar o produto em um pano limpo e passar sob a superfície rabiscada. 

O método é mais adequado para quem tem parede com superfície branca, já que a substância consegue retirar os resíduos coloridos, deixando a superfície com um aspecto mais natural. 

De qualquer forma, antes de passar o pano sob a sujeira vale fazer o teste em algum cantinho da parede para não correr o risco de errar e deixar o espaço com o visual ainda mais sujo.  

Formas tirar a sujeira com limpador multiuso

Nestes casos, a ideia é aplicar o produto também em um pano e passar na sujeira. Porém, é importante lembrar que este material precisa estar seco. 

Depois, é só aguardar o tempo recomendado na embalagem do produto e retirá-lo com um pano úmido. 

Como tirar lápis de cor da parede com pasta de dente branca

Se a sua ideia é usar pasta de dente, também é super simples fazer a limpeza com esse produto.  É só aplicar sobre os riscos com uma esponja úmida, usando a parte amarela. 

Depois é só esfregar o excesso com o pano umedecido e sua parede estará novamente com a cor natural e brilhando. 

Como limpar a parede com sabão de coco

Para quem gosta de usar o sabão de coco na hora de limpar a parede, a dica é pressionar a barra de sabão no local riscado e aguardar aproximadamente um minuto.

Na sequência, esfregue o local com o lado amarelo da esponja para não arranhar. Em função do produto ser natural, talvez seja necessário usar um pouco mais de força na hora de retirar a sujeira. Depois você pode tirar o excesso com um pano umedecido. 

Se você gosta de usar produtos naturais em sua casa, o sabão de coco é ótimo porque ele, além de ser leve, é recomendado para paredes coloridas e causa menos impactos ambientais que outras substâncias químicas e detergentes. 

Dicas de materiais para as crianças desenharem

Existem várias opções no mercado para os pequenos exercitarem a criatividade, passando pelos mais clássicos até os mais diferenciados. Veja algumas dicas!

  • Lápis e papel: pode parecer banal dizer isso, mas é importante lembrar que objetos simples como esses podem fazer a diferença na brincadeira com as crianças, evitando que elas usem a parede como opção; 
  • Lapiseira: além do tradicional lápis grafite, fica a dica também para as lapiseiras que vão ajudar as crianças no desenho de contornos mais delineados que exigem maior precisão das formas; 
  • Estilete: ainda falando sobre a forma do lápis, é legal contar com o estilete para deixar as pontas mais alinhadas, favorecendo a execução de traços mais certinhos para que os desenhos fiquem mais bonitos. Importante lembrar de, dependendo da idade do seu filho, não deixar esse objeto com ele para evitar acidentes; 
  • Caneta borracha: essa é uma opção legal para quem não abre mão do desenho sair perfeito. A caneta apaga o traço quando houver erro, permitindo que a criança corrija o desenho enquanto desenha; 
  • Esfuminho: se você quer dar um efeito personalizado ao desenho, a dica é o esfuminho, produto que espalha um sombreamento em áreas maiores, deixando a superfície com aspecto esfumaçado; 
  • Pincel: é outra ótima opção para brincar em casa em superfícies como papel. Aqui vale usar e abusar das cores para divertir as crianças. 

Como aperfeiçoar o desenho das crianças? 

Além de ser uma atividade lúdica, o desenho pode ser educativo e estimular a criatividade nas crianças. Veja algumas formas de tornar essa prática importante na formação das crianças. 

  • Não existe certo e o errado: deixe a criança celebrar o momento sem a cobrança exacerbada por assertividade, estimulando assim o desenvolvimento gradual delas; 
  • Liberdade criativa: permita a criança colocar a visão dela sobre os desenhos. Se uma árvore que é verde no desenho dela for azul, não a recrimine. Pelo contrário, dê estímulos positivos;
  • Formas geométricas: aprender formas básicas como círculo, quadrado, triângulo e retângulo é uma boa forma de aprender a desenhar; 
  • Contornar objetos: uma maneira eficaz de observar o formato dos objetos é contorná-los com canetas e lápis; 
  • Monte uma exposição artística: além de ser um excelente momento de diversão em família, essa é uma maneira de dar atenção ao que os pequenos fizeram e dar opinião sobre os desenhos.

Conclusão

Saiba que é possível se divertir em família de uma forma bem colorida e divertida. Mas e a sujeira? Procuramos mostrar no post de hoje como se livrar delas sem sustos. 

Falando em limpeza, fica a dica para acessar a nossa aba de higiene do site e conferir nosso portfólio de produtos. Temos certeza de que eles podem ser úteis para sua casa.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *