Se tem uma coisa que tem o seu lugar, seja no churrasco, no jantar a dois ou com amigos, na festa, ou no barzinho, é o famoso tira gosto. 

Essa saborosa iguaria é o que serve de aperitivo para o menu principal. Trata-se de uma iguaria que marca presença enquanto as pessoas conversam bem animadas, dando boas risadas, regadas a um delicioso petisco e uma bebida saborosa. 

Podemos dizer que o tira gosto não apenas um prato que compõe o menu, mas uma importante iguaria que está presente nos momentos mais felizes.

Sabia que é possível preparar o tira gosto de diferentes maneiras para variadas ocasiões? Algumas destas possibilidades estarão no nosso post de hoje. Ficou com água na boca? 

Então, leia até o final!

Tira gostos fritos

Salsicha empanada no palito

Receita super prática de preparar e econômica. Ela leva farinha de trigo com ovo, leite, manteiga, queijo e fermento. 

Trata-se de uma excelente opção se a ideia for servir o prato em comemorações com maior volume de pessoas. 

Isca de frango

Caso você e seus amigos gostem de um menu para deixar todos com maior sensação de saciedade, então a isca de frango vai cair bem. 

Elas quando servidas empanadas são deliciosas e certamente conquistarão o paladar dos seus convidados. Fica a dica para preparar um molho especial para acompanhar. 

Calabresa acebolada

Basta ter calabresa e cebola e você consegue fazer um tira gosto sensacional. Você pode servi-lo com pães para dar um toque a mais ao menu. 

Bolinha de queijo

Se tem um ingrediente que sempre agrega sabor aos pratos, é o queijo. De forma bem simples, é possível preparar uma bolinha de queijo crocante e sequinha que deixará todos com a sensação de quero mais. 

Dadinhos de Tapioca

Sabia que até a Tapioca pode se transformar em um tira gosto sensacional? É verdade! Anote aí a receita:

Misture queijo coalho, pimenta do reino, leite e tapioca granulada. O resultado é um delicioso dadinho que, se servido com geleia de pimenta, melado ou com o molho, ficará divino. 

Torresmo

Esse é um clássico tira gosto que marca presença em festas, churrasco, entre outras confraternizações.  O mais legal é que ela é supersimples de fazer, levando apenas dois ingredientes: barriga de porco e óleo. 

O prato é uma opção crocante e gordurosa que também cai muito bem como acompanhamento de outros pratos.   

Tira gostos assados

Bolinhos de bacalhau

Basta misturar mandioca, azeite, parmesão, farelo de aveia, cebola, ovo e salsinha. O resultado será um tira gosto saboroso e que todo mundo adora. Esse é o típico prato que não tem erro. Pode investir nele sem medo!

Bolinho de batata com parmesão

A batata é um ingrediente rico em versatilidade. Aqui ela é combinada com parmesão e trata-se de uma receita que, além de saborosa, fica uma delícia sem precisar de muito preparo.  Ela é simples e fácil de preparar e certamente deixará os convidados com água na boca. 

Cestinha com massa de pastel

Em menos de dois minutos você consegue preparar uma cestinha recheada com pastel, bacon, cebola, milho, cheiro-verde, leite, parmesão, ovo e pimenta-do-reino. 

Mas em tão pouco tempo é possível preparar esse prato? A resposta é sim e o melhor é que seus convidados vão adorar. 

Pão com linguiça

Se a ideia é variar o petisco no churrasco, fica a dica para o pão com linguiça. O pão recheado, depois de levado a brasa, ele fica incrível ao ser fatiado em pedaços. 

Quando receber visitas inesperadas, o que servir?

Você se preparou para ficar em casa tranquilo no final de semana para curtir aquela série enrolado no cobertor. A sua vontade de ficar sozinho é tanto que você não quer nem tirar o pijama. 

Mas aí eis que toca o interfone e aí é aquele parente que chega sem avisar. Aí vem aquele papo “Eu estava passando por aqui perto e resolvi dar uma passadinha para ver você”. O que fazer nessa situação? Como servir uma iguaria para esse convidado inesperado? 

Pensando nisso, separamos algumas opções de iguarias para você servir e não fazer feio. Veja!

  • Tábua de frios; 
  • Mix de salgadinhos;
  • Café da tarde caprichado;
  • Pratos congelados e semiprontos.

Conclusão

O post de hoje teve a proposta de mostrar que, seja qual for a festa, um bom tira gosto pode ser variado e cair como uma luva em qualquer lugar.

Trata-se de um menu democrático e que atende aos mais diversos perfis de pessoas, agregando felicidade a um momento especial por meio do sabor. 

Ps.: em época de pandemia, que tal preparar os tira gostos em casa e mandar para seus amigos? Assim, cada um, em sua casa, pode saborear os prazeres da amizade!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *