Se você conquistou a casa própria ou tem algum motivo para comprar um fogão novo, sabe que falamos de um item básico para a cozinha, certo? Mas sabe também que existem diferentes tipos de fogão e que você deve levar isso em conta para fazer sua escolha?

Se você adora cozinhar ou é dessas pessoas que adoram namorar itens dos sonhos para a própria casa, provavelmente sabe sobre os diferentes tipos de fogão no mercado. Não sendo este seu caso, este post pode ser muito útil para ampliar seus horizontes e ajudar você a fazer a escolha ideal para a sua cozinha.

O melhor fogão não é, necessariamente, o mais caro, moderno e tecnológico. Na verdade, é aquele que se encaixa às suas necessidades e, claro, ao seu bolso. Confira só!

Fogão de piso

O fogão de piso é o tipo de fogão mais conhecido. Variando entre quatro, cinco e seis bocas, tem tamanhos, cores e modelos diferentes, sendo sempre muito simples de instalar. Tudo o que você precisa fazer é encaixar os pés e colocar o eletrodoméstico no espaço desejado.

Com isso, servem a praticamente qualquer tipo de cozinha e os preços variam entre o acessível e o mais “salgado” a depender da marca, potência e outros fatores.

Fogão embutido

Talvez o fogão embutido nem possa ser considerado um tipo diferente de fogão, mas apenas uma adaptação do modelo de piso.

Isso porque trata-se de um fogão convencional que dispensa o uso dos pés e que é encaixado em um espaço especialmente desenvolvido em um móvel planejado.

Por um lado, seu uso pode contribuir para um efeito mais bonito na cozinha. Além disso, por serem encaixados em móveis ou bancadas, suas laterais ficam protegidas, o que poupa tempo e esforço de limpeza. Por outro, podem ser difíceis de serem removidos em caso de mudança.

Fogão elétrico

Já pensou em dispensar o gás de cozinha? Para seguir esse caminho, uma das alternativas é optar por um fogão elétrico, contando com uma variedade de modelos mais tecnológicos e bonitos para sua escolha.

É bastante comum que fogões elétricos sejam em formato cooktop, mas existem aqueles que são mais robustos e até os que contam com dois dois fornos, inclusive um que funciona a gás, caso seja de seu interesse.

Em geral, têm um bom custo inicial, mas geram despesa extra por precisarem de panelas especiais que sejam capazes de captar o calor gerado pela energia elétrica para a cocção dos alimentos.

Fogão por indução

Você tem curiosidade em saber como funciona um fogão por indução? Esse tipo de fogão também usa energia elétrica que, quando ligada, produz um campo magnético em uma bobina de metal que fica embaixo de cada boca.

A questão é que esse campo magnético invisível só é acionado quando uma panela é colocada sobre a boca. Do contrário, mesmo com o eletrodoméstico ligado, não há geração de calor. Isso faz com que esse tipo de fogão seja mais seguro, além de muito eficiente.

O custo de um fogão por indução é mais elevado do que a maioria dos outros tipos de fogão. Além disso, seu uso depende de panelas especiais e, se você quiser um forno, vai precisar comprar à parte.

Fogão cooktop

O cooktop é um tipo de fogão que conquista usuários por ocupar pouco espaço, uma vez que pode ser instalado diretamente em uma bancada da cozinha. Além disso, tem um design inovador e limpeza fácil.

Um fogão cooktop pode ser a gás, elétrico ou funcionar por indução. Assim, se você busca algo ocupe pouco espaço, só precisa decidir sobre o sistema de aquecimento para escolher seu cooktop.

Fogão industrial

Agora, se você está fugindo do simples porque é um chef amador ou uma apaixonada por culinária que sonha em ter uma cozinha profissional em casa, o que você precisa é de um fogão industrial.

Mas vale pensar bem a respeito antes de tomar essa decisão. Esse tipo de fogão tem a vantagem de comportar panelas bem grandes e permitir a instalação de chapas, grelhas e até fornos especiais. Por outro lado, são largos e espaçosos e podem ser um “exagero” para o ambiente doméstico.

Fogão a lenha

Você sabia que a Obabox é uma empresa de Belo Horizonte? Como bons mineiros, sabemos bem a delícia que é a comida feita em fogão a lenha. Ainda que seja um modelo típico de fazendas e restaurantes especializados, há quem tenha esse tipo de fogão em casa.

Se você tem espaço disponível para o fogão e para a circulação da fumaça, pode optar por um fogão a lenha tradicional. Se o espaço não for tão amplo, saiba que existem modelos de fogão a lenha domésticos que podem ser usados juntamente com exaustores.

São fogões duráveis e com bom custo-benefício, mas há toda a questão de conseguir a lenha para o preparo dos alimentos a ser considerada também.

Como escolher o melhor fogão

Mesmo com essas informações, é possível que você tenha dúvida sobre qual é o melhor tipo de fogão. Como indicado no início do post, o melhor é algo que varia de acordo com as necessidades de cada um, o orçamento e outros fatores como o design da cozinha e o espaço disponível.

Só você pode colocar esses fatores tão particulares na balança para fazer sua escolha. Nós, porém, podemos ajudar com algumas dicas de como escolher o fogão ideal. Considere questões como:

  • Fogões a gás são os mais versáteis por aceitarem qualquer tipo de panela;
  • Já os fogões elétricos são modernos e podem ter custo acessível;
  • Os fogões por indução são os mais eficientes e seguros;
  • Cooktops são as melhores opções para quem tem pouco espaço e tem outro aparelho para servir de forno;
  • O número de bocas influencia o preço do fogão e deve ser considerado tanto em nome da economia quanto da praticidade na hora de cozinhar;
  • Se o fogão industrial é demais, saiba que os fogões elétricos fazem sucesso entre os chefs por terem painéis de controle de temperatura e outras funções;
  • Fogões embutidos podem deixar sua cozinha bem mais bonita, mas o apoio do móvel planejado pode causar dificuldades na hora de trocar o eletrodoméstico.

Os diferentes tipos de fogão atendem à diferentes necessidades e gostos. Com uma boa busca na internet, você certamente vai reunir mais informações sobre os fogões que mais lhe interessam e fazer uma boa escolha.

Enquanto você se aprofunda no assunto e decide qual seu futuro fogão, que tal já começar a equipar sua cozinha? Conheça a Kleva Pro Pan, a panela dos chefs australianos!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *