O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais famoso do mercado. É tão usado e faz tanto sucesso que muita gente nem sabe que tem uma boa alternativa entre os concorrentes: o Telegram.

Você já ouviu falar nesse aplicativo? Sabe o que é o Telegram, quais são suas diferenças, vantagens e desvantagens? Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, continue a leitura deste post.

Nosso objetivo é fazer com que você fique cada vez mais por dentro das ferramentas digitais e tenha o Telegram como alternativa se assim desejar!

Semelhanças e diferenças entre Telegram e WhatsApp

Assim como o WhatsApp, o Telegram é um aplicativo de comunicação e troca de mensagens que permite o envio de textos, áudios, vídeos, links e stickers (figurinhas). Esses últimos, inclusive, chegaram o Telegram bem antes de se tornarem febre nas conversas de WhatsApp.

Nos últimos anos, alguns dias de instabilidade no WhatsApp levaram muitos usuários de celulares modernos a conhecerem o Telegram. Entre os usuários dos dois aplicativos, há os que prefiram o WhatsApp pela praticidade, já que o programa tem o maior número de usuários. Mas há quem foque nos diferenciais para preferir o Telegram.

Alcance

Como você deve saber, grupos são muito populares em aplicativos de comunicação. As pessoas têm grupo com diferentes turmas de amigos, grupo da família, do trabalho, do bairro e por aí vai.

O WhatsApp permite que cada grupo tenha, no máximo 256 participantes. Isso pode ser mais do que o suficiente para reunir os familiares, mas pouco para quem deseja compartilhar alertas sobre situações de perigo em um bairro, por exemplo.

Por sua vez, o Telegram possibilita que cada grupo tenha até 200 mil contatos ― um número que chega a parecer um exagero, não é mesmo? Mas é justamente essa característica um dos motivos pelos quais tantos profissionais, em especial os criadores de conteúdo, preferem o Telegram.

Pessoas que vendem cursos on-line, como professores de idiomas, por exemplo, costumam optar pelo Telegram para reunir alunos e potenciais alunos. Assim, conseguem se comunicar com um público amplo diariamente, atraindo atenção para o seu trabalho e conquistando clientes;

Privacidade

Os stickers não foram as únicas coisas que o WhatsApp copiou do concorrente. Um recurso de segurança, chamado de criptografia de ponta a ponta, surgiu primeiro no Telegram.

Além disso, existe uma funcionalidade que, ao menos por ora, segue como exclusiva do Telegram: os chats secretos. Ao utilizar esse recurso, o usuário recebe um alerta sempre que alguém fizer uma captura de tela, ou seja, “fotografar” a conversa.

Assim, se você mandar a mesma mensagem, contendo um segredo, para diferentes pessoas e depois descobrir que esse segredo se tornou público, tem chances de saber quem foi que o revelou.

Além disso, o chat secreto permite que o usuário envie mensagens que se autodestroem depois de serem visualizadas pelo destinatário. Textos, fotos, áudios ou vídeos podem ser automaticamente apagados logo após serem vistos ou ouvidos.

As principais vantagens do Telegram

Ao apresentarmos as diferenças entre os dois aplicativos, acabamos apresentando também características que são tidas como vantagens do Telegram. Entretanto, temos ainda outros pontos a destacar. Veja:

Possibilidade de editar mensagens

Quem nunca enviou uma mensagem pelo WhatsApp e só depois percebeu que digitou uma palavra com erro ou foi prejudicado pelo corretor automático? Difícil encontrar alguém que não tenha passado por isso.

É certo que, com o WhatsApp, você pode simplesmente enviar o texto ou palavra correta em seguida ou avisar que foi um deslize e pronto. O aplicativo também permite que o usuário delete uma mensagem, mas sinaliza aos destinatários que esse recurso foi utilizado.

Com o Telegram, se errar algo, você não precisa se retratar e nem deletar. Isso porque o aplicativo permite que você edite o texto que já foi enviado, fazendo as correções necessárias;

Versão web independente

No post Você sabe tudo sobre o WhatsApp?, mencionamos a ferramenta que permite que o aplicativo seja utilizado pelo computador ou notebook; o WhatsApp Web.

Para utilizá-lo, você precisa escanear o código que aparece na tela do computador ― o QR Code ― com a câmera do celular. Além disso, precisa manter o celular por perto e sempre conectado à internet.

O Telegram também tem sua versão web. A diferença é que a ferramenta é independente e permite que o usuário acesse as mesmas conversas que tem pelo celular sem precisar manter o aparelho por perto. Aliás, seu celular nem precisa estar conectado à internet para que você use o Telegram Web;

Acesso ao histórico dos grupos

Quando somos colocados em um grupo de WhatsApp que já existe há algum tempo, não temos acesso às conversas que aconteceram antes da nossa inclusão.

Em muitas vezes, isso não é problema algum, mas em outras faz com que membros do grupo precisem reenviar informações importantes para que os recém-chegados tenham acesso.

Com o Telegram isso não acontece porque todo novo membro de grupo tem acesso ao histórico de conversas. Assim, pode ler tudo o que o que foi dito por lá antes da sua chegada;

Ferramenta de áudio com mais recursos

Ao usar o WhatsApp, você já percebeu que se uma pessoa manda dois ou mais áudios em sequência, eles são reproduzidos automaticamente um após o outro? Esse recurso foi copiado do Telegram.

Como “pioneiro” das boas ideias, o Telegram dá ao usuário a opção de ouvir o próprio áudio antes de enviá-lo ao um contato ou grupo.

Se você manda áudios no WhatsApp, pode ser que tenha costume de ouvi-los logo em seguida para saber se passou a mensagem direitinho e se não se esqueceu de nada. Pois é, com o Telegram você pode ouvir e corrigir qualquer coisa antes de mandar;

Ocupa menos espaço

Todas as suas conversas no WhatsApp ocupam espaço em seu celular. Quanto mais mensagens, áudios, fotos e vídeos você receber, mais vai consumir a memória do seu aparelho.

Ao descobrir isso, muita gente entende que é preciso cancelar o salvamento automático de fotos e vídeos, além de apagar as conversas ― ou ao menos aquelas que não são imprescindíveis ― de tempos em tempos.

O Telegram usa a tecnologia da armazenagem em nuvem, o que significa que as conversas que o usuário tem pelo aplicativo não ocupam espaço em seu celular. Como consequência, o Telegram é mais rápido do que o WhatsApp e consegue compartilhar mídias (áudios, fotos e vídeos) maiores.

Celular para idoso tem Telegram?

Sabemos bem que essa conversa sobre WhatsApp x Telegram parece fazer mais sentido para quem tem mais afinidade com o mundo digital e suas tecnologias. Pessoas que têm pouca intimidade com essas ferramentas, como é o caso de muitos da terceira idade, tendem a ficar um pouco “perdidos” e isso é normal.

Então, vamos finalizar o texto vamos a uma questão simples que pode estar na sua cabeça: celular para idoso com WhatsApp também tem Telegram? A resposta é: sim.

Alguns celulares especialmente desenvolvidos para idosos, como é o caso do ObaSmart 2, já vêm com o WhatsApp instalado. Ainda não é comum que o Telegram já venha nos aparelhos, mas o usuário pode instalá-lo gratuitamente e tê-lo como opção.

Gostou do post? Aproveite para saber Por que o ObaSmart 2 é celular moderno ideal, independente do aplicativo de mensagens escolhido!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *