Old, but gold”. Se você já ouviu falar essa expressão, deve saber o que ela significa. Mas se você está por fora, essa é a maneira americana de dizer que mesmo que algo seja antigo é ouro. Ou, traduzindo para línguas tupiniquins: “panela velha é que faz comida boa”. E esse contexto tem tudo a ver com tecnologia antiga. 

Quem aí não lembra das vitrolas, da foto impressa ou do celular de flip? Parece que foi ontem que toda essa tecnologia fazia parte do nosso dia a dia. Se bem que, mesmo que toda essa linha de produtos já tenha saído de moda, ao que tudo indica, está voltando mais forte do que nunca. 

Se você é daquelas pessoas que pensa que a tecnologia de antigamente não se compara com a atual, o texto de hoje é para você. Nós vamos falar sobre como ressuscitar velhos clássicos vem sendo mais comum do que você imagina. 

Boa leitura!

Tecnologia antiga: O que tem voltado do passado para o presente

Tá afim de matar as saudades? Então, confira abaixo que tipo de tecnologia antiga está voltando com tudo para o dia a dia das pessoas. 

  1. Filme fotográfico preto e branco: Quem não gosta de tirar aquelas fotos em preto em branco? Além de bonitas, ajudam a imortalizar a cena da foto, trazendo um ar todo especial. Pelo que se sabe, a FujiFilm e a Kodak que estão com planos de lançar rolo de filme fotográfico para máquinas. Uma ideia muito boa para aquecer o mercado de tecnologia antiga. 
  2. Câmeras Polaroid: E ainda falando de câmera, as fotos polaroid são uma grande tendência entre os mais jovens. Então, a própria marca decidiu lançar uma linha da máquina como a tecnologia de antigamente. A ideia de ter a sua foto impressa na hora já está fazendo a cabeça de muita gente. 
  3. Vinil: Segundo quem gosta da boa música, vinil nunca será algo fora de moda. Mas há de se concordar que a tendência ganha mais força de tempos em tempos. A indústria fonográfica ainda continua comercializando discos de vinil. Artistas atuais também estão aderindo ao modelo. Vale a pena conferir se o seu artista também entrou na onda. 
  4. Celular Tijolão: Tá com saudade de malhar o braço na hora de atender o telefone? Pois é! O telefone tijolão é aquela tecnologia antiga que também está volta. Talvez você possa lembrar do celular invencível e inquebrável da Nokia. Pois é. A marca já anunciou que pretende retomar o modelo antigo em breve para os mais saudosistas ou curiosos com as histórias do telefone. 
  5. Consoles retrô: Para os fãs de videogame, está aí mais uma boa notícia. Quando a gente vê os jogos de hoje em dia, percebe a qualidade incrível da imagem. Mas mesmo que a tecnologia de antigamente não entregasse esse resultado, isso não foi motivo para que os amantes de videogame abandonassem os seus consoles. Os consoles dos anos 80, 90 e 2000 estão de volta e melhores do que nunca. 
  6. Tamagotchi: Essa tecnologia talvez seja uma das mais recentes, mas foi uma febre quando surgiu. Nos anos 90 conquistou gente de todas as idades. Só a ideia de ter um bichinho virtual para cuidar todos os dias já deixava muita gente em êxtase. Se você sente falta do seu ou nunca teve a oportunidade de ter um, aí está a sua chance. Uma nova versão atualizada está sendo lançada. 
  7. Celular flip: Quem tinha o celular flip era rei. Além de charmoso e descolado, também era a grande preferência por quem queria um celular simples e compacto. A Motorola resolveu ouvir os apelos dos seus clientes e recriar o modelo com muito mais tecnologia do que o original. É só questão de tempo para se tornar uma febre novamente. 
  8. Winamp: Quem lembra do Winamp é o pessoal raiz mesmo. O principal player de músicas nos anos 2000 está de volta e atualizado. A novidade é que o player está disponível para o Windows, como sempre foi, mas também para celulares Android e iOS. 
  9. iPod: Se você não teve um iPod, provavelmente você deve ter pensado em ter um. Um dos produtos mais rentáveis de todos os tempos da Apple também está de volta do “portal da tecnologia antiga”. A nova versão conta com melhorias onde o usuário pode até utilizar o FaceTime. 
  10. Pager: Há quem detestasse o pager, mas alguns usuários do Japão não concordam com isso. Tanto que o serviço ainda é utilizado por lá em menor frequência. Se você sente falta, quem sabe consegue garantir um ainda. 
  11. Fax: O fax não morreu. Continua ativo em muitos serviços administrativos, mesmo na Era dos E-mails. O serviço possui seus adeptos, pois há quem julgue que entrega resultados bastante eficientes. 
  12. Fitas cassete: Para quem é fã dos áudios analógicos, a opção continua com força total. Para isso, é necessário ter um cuidado todo especial com as fitas para que elas acabem não sofrendo com o poder do tempo, deixando assim de funcionar. Um aparelho de som que reproduz as fitas também tem que estar em bom uso. 

Você viu nesse texto:

  • A tecnologia antiga é motivo na maioria das vezes de memórias inestimáveis com quem teve contato com ela no dia a dia;
  • Porém, muitos consumidores quiseram retomar essas tecnologias de antigamente para os dias de hoje;
  • Diversas marcas como Motorola e FujiFilm resolveram atender esse apelo. As novas versões de produtos vieram com muito mais funções e se adaptando à atualidade, sem perder o charme vintage. 

Mais para guardar na memória e ter em casa

Aproveitando o tempo de nostalgia, a ObaBox não poderia deixar de falar sobre os tempos de ouro sem citar e vitrola e o toca-discos. Afinal, quem nunca ouviu uma boa história sobre os discos de vinil e como conquistaram fãs ao longo do mundo todo?

A qualidade desses aparelhos é inegável. Mas você saberia dizer como eles surgiram e o porquê? Se você não sabe responder essa pergunta, é hora de fazer uma viagem ao túnel do tempo e saber tudo sobre o assunto. 

Nossa sugestão de leitura de hoje vem recheada. Então, não deixe de ler Vitrolas e toca-discos: a história dos aparelhos que marcaram época.

Esperamos que goste! Depois conta pra gente qual disco que não pode faltar na sua coletânea de sucessos!

Gostou do conteúdo? Todo mundo aqui da Oba espera que sim. Então, agora é sua vez de ser o influenciador digital. Que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais?

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *