O uso da tecnologia na educação não é novidade, mas se intensifica a cada dia. Falamos tanto de recursos que podem ser utilizados em sala de aula quanto fora dela, no dia a dia. Você sabe quais benefícios decorrem de tudo isso?

Existem vantagens do uso do tablet no aprendizado para indivíduos de quase todas as idades ― especialistas alertam para a importância de evitar a introdução muito precoce de telas na vida de crianças e, claro, recomendam o equilíbrio.

Sabendo disso, neste post vamos focar nos benefícios existentes na relação entre tecnologia e educação. Algo que não se limita ao ambiente escolar. Continue a leitura para saber mais!

O uso da tecnologia em sala de aula

Atualmente, o uso de tablets em sala de aula pode ser bom indicativo de como a tecnologia pode fazer parte da rotina de estudantes e professores ― ainda que muitas de nossas escolas ainda não tenham acesso a algo assim.

A digitalização das escolas é um processo muitas vezes lento, não apenas por questões relacionadas à verba, mas também pela existência de um pensamento mais “conservador” que demora a acatar inovações. Pouco a pouco, porém, o cenário vai se transformando.

Tanto profissionais quanto pais enxergam com bons olhos a mudança. Isso porque não se trata apenas de garantir o acesso dos estudantes à tecnologias de ponta, mas ao entendimento de como a tecnologia na educação pode ser benéfica para o aprendizado.

Uma pesquisa realizada pelo Google For Education revela que:

  • para 91% dos educadores, a tecnologia na escola torna o aprendizado mais envolvente;
  • para 90%, a tecnologia também ajuda a economizar tempo;
  • para 81% dos educadores, ensinar aos alunos habilidades do futuro é a parte mais importante do seu trabalho;
  • para 88% dos pais, a tecnologia ajuda os estudantes a reterem informação;
  • para 74% deles, as novas plataformas permitem que cada aluno aprenda em seu próprio ritmo.

A título de esclarecimento, vale dizer que o uso da tecnologia na educação é coisa séria e não basta apenas colocar um tablet não mão dos estudantes. Os professores precisam e buscam se preparar para saber usar as ferramentas de forma didática com eficiência.

Vantagens do uso do tablet e outras tecnologias na educação

É provável que você já saiba que um tablet é um dispositivo que combina funcionalidades de um computador com a praticidade de um celular moderno. 

São aparelhos menores e de inicialização mais rápida do que os notebooks e possuem telas interativas ― sensíveis ao toque ―, características que o tornam bastante funcional. Além disso, aceitam bem diferentes formatos como textos, imagens, vídeos e áudio, o que os tornam versáteis.

Há muito tempo, professores se fazem valer de recursos audiovisuais para tornar o aprendizado mais dinâmico. O tablet, com base nas características que apresentamos, é a ferramenta ideal para fazer com que esse dinamismo seja parte da rotina do estudante.

A combinação de tecnologia e educação também tem outros benefícios. É comum a expectativa de que a escola, além das disciplinas básicas, prepare os alunos para as demandas da “vida real”.

Hoje, essa realidade é digital e a familiaridade com tablets e outros dispositivos só tende a contribuir para o desenvolvimento de habilidades que são cada vez mais necessárias.

É válido ressaltar ainda que a autonomia dos alunos também aparece entre as vantagens do uso do tablet. Pelos dispositivos, os estudantes podem ter acesso ao material da escola, fazer pesquisas e até trocar informações entre si para desenvolver trabalhos e estudar para exames.

Quando bem aproveitada, a tecnologia na educação favorece as metodologias ativas; aquelas que têm os estudantes como figura central do processo de ensino e aprendizagem.

Ainda, é válido ressaltar que as pessoas nascidas a partir de 2010, chamadas de geração Alfa, são aquelas que nasceram em um mundo já 100% digital. Com isso em mente, mais do que uma ferramenta de auxílio, a tecnologia pode ser entendida como uma necessidade do processo de aprendizagem.

Para aqueles que, desde o início da vida, estão habituados ao uso de recursos tecnológicos e completamente adaptados ao mundo digital, a educação flui mais facilmente se seguir o mesmo caminho.

Então, o uso da tecnologia na educação não é apenas uma estratégia para tentar chamar a atenção de alunos que não tiram os olhos de seus celulares. Falamos de algo que, cada vez mais, faz parte daquilo o que é visto como natural pelos jovens cidadãos do mundo.

O uso da tecnologia para além da sala de aula

Até aqui, focamos na educação institucionalizada, mas é certo que a tecnologia favorece o aprendizado para além dos muros da escola. Os que não são estudantes também podem conhecer as vantagens do uso do tablet para ampliar seus conhecimentos e habilidades.

Os tablets, assim como os celulares modernos ― os chamados smartphones ―, aceitam a instalação de aplicativos diversos. Entre as opções, existem jogos como o Sudoku, que podem ser usados para o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de serem bons exercícios para o cérebro.

Existem também os aplicativos de idiomas que podem ser utilizados para quem quer aprimorar seus conhecimentos em determinada língua ou adquirir um conhecimento totalmente novo. 

Outras alternativas populares são os programas de quiz ou testes de conhecimentos gerais. Entre eles, estão o G1 Enem, um aplicativo especialmente desenvolvido para ajudar estudantes a se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio. Claro, também pode ser utilizados por quem queira testar sua memória de uma maneira divertida.

Ainda, os tablets são dispositivos com acesso à internet. Além de poderem ser utilizados para pesquisas, também podem servir para a leitura de livros digitais e para assistir a vídeos educativos, por exemplo.

Com tudo isso, fica claro que, quando falamos de tecnologia e educação, não falamos em algo voltado apenas para o universo escolar. Tampouco em algo restrito para crianças e jovens.

Adultos e idosos também podem usar o aparelho para vivenciar os avanços desse mundo digital e aprender diversas coisas que sejam do seu interesse!

Gostou do post e está pensando em ter um tablet para chamar de seu? Confira quais são os melhores modelos do mercado e faça a sua escolha!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *