Dia após dia, a tecnologia nos apresenta a novas soluções criadas para facilitar nossas vidas em diferentes setores. Você sabia que a “cozinha do futuro” já chegou?

Atualmente, no mercado, encontramos equipamentos que são versões mais avançadas de outros com os quais já estávamos acostumados a lidar. Entre os objetivos, estão as ideias de criar espaços mais funcionais e modernos para cozinhar e aproveitar melhor o ambiente da cozinha.

A inovação que se apresenta para a cozinha moderna vai desde de tecnologias mais simples, ainda que muito úteis, a outras que realmente parecem estar nos levando a uma realidade de filme de ficção. Continue a leitura do post e saiba mais!

O que é a cozinha do futuro

Quantas vezes você ouviu a expressão “o futuro já começou”? Provavelmente, assim como nós, você já perdeu as contas e pode ser que, por já ter ouvido demais, nem ligue tanto para o que isso quer dizer.

Temos a tendência de pensar que, quando falamos de algo sobre a cozinha do futuro, nos referimos somente a tecnologias que, de tão avançadas, ainda permanecem somente no campo das ideias.

Se pensarmos bem, porém, o futuro chega à nós diariamente. Quando frigideiras antiaderentes com tecnologia que permite o aquecimento por igual dos alimentos, como a Kleva, foram apresentadas ao mercado, era o futuro dando as caras.

O que estamos tentando dizer é que tudo aquilo o que é criado para inovar a forma como fazemos determinada atividade, como cozinhar, representa um avanço tecnológico.

Algo que tende a fazer com que os equipamentos que vieram antes fiquem ultrapassados e que, por isso, compõem uma cozinha moderna ou que engloba soluções que antes eram pensadas apenas para o futuro.

Por que apostar em mais tecnologia na cozinha

Se você aprendeu a fritar alimentos em uma frigideira convencional e passou anos cozinhando dessa forma, por que comprar uma frigideira moderna como a Kleva?

É natural que tenhamos resistência à mudanças. Adiante, vamos apresentar alguns exemplos de “cozinha do futuro” e, acreditamos, alguns deles vão fazer você questionar se vai querer mesmo ter algo assim em casa.

Em muitos casos, porém, pouco a pouco, a gente se acostuma com a ideia de apostar na adoção de novas tecnologias na cozinha e tem bons motivos para fazê-lo.

Quem tem um fogão coocktop que funciona por indução ativa, por exemplo, pode até ter feito a mudança pensando no visual e no design compacto do eletrodoméstico em comparação a um fogão tradicional.

Mas um dos fatores que está por trás da qualidade de um cooktop desse tipo é a tecnologia que permite que a panela se aqueça por igual em todos os seus pontos. Em comparação com os fogões de chama, essa característica do cooktop agiliza o processo de preparo dos alimentos.

Esse exemplo nos indica por que vale a pena investir em tecnologia na cozinha. Mas para ajudar você a pensar a respeito, vamos a outro ponto importante: uma cozinha hi-tec também favorece a sua saúde.

Basta pensar em equipamentos como um mixer potente que acaba sendo um convite para o preparo de sucos naturais com frutas e até legumes.

Ou como uma fritadeira elétrica que permite que você coma alimentos que adora, mas sem prejudicar sua saúde por causa do óleo e da gordura da fritura convencional.

Por fim, uma cozinha do futuro conta até mesmo com tecnologias que favorecem a redução de gastos.

Algo que pode acontecer em razão dos equipamentos serem projetados para consumir menos energia e também pelo uso de soluções que nos ajudam a evitar o desperdício.

Exemplos de soluções da cozinha do futuro

É provável que você tenha percebido que, ao longo do texto, já mencionamos algumas soluções em utensílios e eletrodomésticos que já fazem parte da cozinha moderna.

A seguir, apresentaremos outros que ou se encontram disponíveis ou são esperados para os próximos anos.

Geladeira com Inteligência Artificial

Se tecnologia é um assunto de seu interesse, você provavelmente já ouviu falar em inteligência artificial (AI). Essa inteligência, em essência, tem por objetivo fazer com que as máquinas “pensem” como os humanos, utilizando dados para agir de forma autônoma ou orientar nossas decisões.

Uma geladeira com AI pode ser capaz de emitir avisos, com base no comportamento prévio de seus donos, quais alimentos precisam ser incluídos na lista de compra.

Da mesma forma, pode avisar quais alimentos precisam ser consumidos rapidamente por estarem próximos de suas datas de validade.

Ainda, há previsão de geladeiras que sejam capazes de sugerir receitas com base nos alimentos que estiverem armazenados em seu interior.

Forno com Inteligência Artificial

Muitos fornos atuais vêm com algumas sugestões de tempo para o preparo de determinados alimentos, enquanto em outras vezes essa informação é checada direto na receita.

Ainda assim, é comum que a pessoa responsável pelo preparo do alimento precise chegar, de tempos em tempos, se está tudo saindo bem.

A potência do forno varia de um fabricante para o outro e isso pode causar diferenças a que os cozinheiros precisam estar atentos.

Para facilitar e evitar erros, os fornos com AI saberão o que está sendo preparado. Assim, com base em suas próprias especificações técnicas, darão instruções sobre temperatura e tempo.

Bancadas inteligentes e interativas

As bancadas inteligentes podem aparecer no mercado associadas aos cooktops modernos. Como os fornos, elas saberão quais alimentos estão sendo preparados para sugerir a temperatura adequada e o tempo necessário para o preparado de cada alimento.

Mais do que isso, porém, as bancadas podem servir para consultar sugestões de receitas e até mesmo visualizar, ao longo do preparo, o passo a passo a ser seguido.

Eletrodomésticos e eletrônicos conectados

Já aconteceu com você? Imagine a seguinte situação: você está a caminho de casa e uma pessoa querida liga para dizer que logo vai passar por lá para lhe fazer uma visita.

É cultural do brasileiro ser hospitaleiro e gostar de receber bem as visitas, o que muitas vezes envolve oferecer um café e algum lanche. Por isso, logo passa pela sua mente colocar para assar aquele pacote de pão de queijo assim que você chegar.

Acontece que, ao chegar, você precisa pré-aquecer o forno, colocar os pães de queijo em um tabuleiro, passar o café e, se der tempo passar uma água no corpo antes de a visita bater à sua porta.

O ideal seria poder poupar um pouco de tempo ou fazer tudo mais rápido, não acha? Uma dessas possibilidades pode estar ao seu alcance.

Com um smartphone conectado aos eletrodomésticos, por exemplo, você pode dar o comando para o pré-aquecimento começar antes mesmo da sua chegada. Em média, serão 10 minutos poupados e que podem fazer a diferença.

Pouco a pouco, a cozinha do futuro vai se tornando realidade. Inovações transformadoras estão cada vez mais próximas, mas se olhar ao redor, você já consegue notar recursos que são bem mais tecnológicos do que aquilo o que tínhamos há algumas décadas.

Gostou do post? Aproveite para conhecer 7 aplicativos que vão te ajudar na cozinha!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *