Se você tem um celular moderno ou tablet conectado à internet por meio do chip de uma operadora, já deve ter notado o sinal de 3G ou de 4G. Acontece que a tecnologia evoluiu e o mercado se prepara para conhecer o 5G. O que você sabe a respeito?

Vez ou outra, o assunto em torno das novidades tecnológicas pode parecer complexo demais. Se o 5G entregar tudo o que promete, porém, você vai querer saber mais a respeito, então vale o “esforço”.

Fizemos este post para contar, de maneira simplificada, o que é a tecnologia 5G e esclarecer uma dúvida importante: o que fazer com os dispositivos 4G que você já tem? Siga em frente e boa leitura!

3G, 4G e 5G: que conversa é essa?

Antes de falarmos especificamente sobre o 5G, cabe explicar do que estamos falando, a que esse “G” se refere e o que tudo isso significa.

A letra “G” é geração e é utilizada porque estamos falando sobre gerações de internet ou de tecnologias de redes móveis. É por meio dessa tecnologia que nossos smartphones e tablets se conectam à internet quando não há uma rede wi-fi disponível.

Atualmente, o 4G é a tecnologia mais avançada em uso, mas o 3G ainda é utilizado e está disponível na maior parte do território nacional. O número faz referência à geração das redes móveis, sendo o 5G, portanto, a quinta geração.

Como você deve estar supondo, novas gerações de rede móvel são criadas para abraçar os avanços tecnológicos que permitem melhorias na conexão. Sem entrar em termos complicados, basicamente o que as avanços oferecem é uma internet cada vez mais rápida.

Para que você tenha uma ideia, a expectativa é de que o 5G seja, em média, seja de 10 a 20 vezes mais rápida do que o 4G, mas há quem fale até em uma velocidade 50 vezes superior.

5G: o que é essa tecnologia

Saber o que é geração de rede móvel já ajuda você a começar a entender o que é a tecnologia 5G, mas vamos falar um pouco mais a respeito porque o que se espera não é somente mais velocidade.

Essa próxima tecnologia de internet também deve ampliar a conexão e mantê-la mais estável. Com isso, vai ser mais fácil fazer o download e o upload de dados de onde quer que estejamos.

Basicamente, tudo que você já faz com um celular moderno ou um tablet vai seguir sendo feito, mas de forma muito melhor. Ficou com a sensação de que isso não é motivo suficiente para tanto burburinho em torno do 5G? Justo.

A expectativa gerada por essa tecnologia se deve principalmente ao seu potencial de permitir que diversos novos serviços possam ser criados e utilizados.

Como sugere a matéria da BBC, “imagine uma profusão de drones contribuindo com missões de busca e salvamento, avaliação de incêndios e monitoramento de tráfego, todos se comunicando sem fio uns com os outros e com bases terrestres”.

Entende como estamos falando de algo muito mais avançado do que temos hoje em dia? As características técnicas dessa tecnologia vão permitir que diversos equipamentos estejam conectados e se “comuniquem”, ampliando suas capacidades e funcionalidades para facilitar nossas vidas.

Com tudo isso, fica mais fácil entender quais são as vantagens da tecnologia 5G com relação à 4G. Não se trata de um pequeno avanço, mas de algo que tem potencial para integrar uma revolução.

Como funciona essa tecnologia

Bateu a curiosidade de saber como funciona a tecnologia 5G? Essas redes funcionam por ondas de rádio, assim como as que vieram antes, mas há algumas diferenças importantes.

Uma delas é que o espectro de cobertura da quinta geração de redes móveis é muito maior do que o das demais redes. Por isso, a tecnologia vai ampliar a conexão em vista do que acontece atualmente.

Outra diferença que merece destaque é que as antenas 5G contam com um mecanismo inteligente que permite que o sinal de internet transmitido seja focalizado. A tecnologia em uso atualmente simplesmente emite o sinal para todos as direções, o que faz com que ela seja menos eficiente.

“Meu dispositivo 4G é compatível com essa novidade?”

Não há como evitar, o 5G é o futuro. A expectativa é de que a tecnologia seja apresentada ao mundo entre 2020 e 2021, mas a quinta geração de redes móveis deve demorar mais do que isso para chegar ao Brasil.

O custo para a instalação da infraestrutura necessária para o bom funcionamento da tecnologia 5G é elevado. Algo que pode retardar o processo para muitos países. A expectativa, porém, é que aos poucos o 5G se torne mais acessível.

O mercado de tecnologia sabe que temos um bom caminho pela frente. Por isso, celulares modernos, como o ObaSmart, seguem sendo lançados com tecnologia compatível ao 4G.

Por ora, e até que o 5G vire uma realidade por aqui, você não precisa se preocupar em trocar seus dispositivos. A verdade é que, se não quiser fazer a troca mesmo depois que a nova geração de rede chegar, você deve continuar tendo acesso ao 4G e aos seus recursos.

Entretanto, caso tenha o desejo de conhecer as vantagens da tecnologia 5G, quando o momento chegar, você vai precisar comprar um novo smartphone ou tablet. Há uma boa notícia quanto a isso, porém.

Quando o 4G chegou ao mercado, muitos consumidores trocaram seus aparelhos na expectativa de que fossem sentir uma melhora mais significativa na velocidade e qualidade da conexão. 

Isso não aconteceu logo de cara porque os aparelhos foram lançados antes que a infraestrutura para o funcionamento do 4G estivesse totalmente implementada. Sendo assim, parte dos consumidores que logo fizeram a troca por aparelhos mais modernos se sentiu frustrada.

Dessa vez, o entendimento dos especialistas é de que as fabricantes de dispositivos móveis adotarão uma estratégia diferente, optando por só lançar novos aparelhos quando a implementação da infraestrutura para o 5G estiver completa.

Com isso, quando você precisar trocar seu celular moderno por um novo para conhecer quais são as vantagens da tecnologia 5G, seu investimento valerá a pena.

Gostou do post e está afim de mais uma leitura? Confira a história dos primeiros celulares e veja o quanto toda essa tecnologia já avançou até hoje!

Share:

1 Comment

  • Rubens Silveira, 21 de junho de 2020 @ 17:07 Reply

    Estas coisas assustam o consumidor, sempre tem quem fale que é prejudicial a saúde, este detalhe precisa ser muito bem explicado. O progresso tecnológico é inevitável , mas levara para um governo mundial, que será muito bom para ele mesmo, até uma altura depois……..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *