Você é fã de livros, mas já não tem espaço para eles em sua estante ou simplesmente está procurando algo mais prático? O que você precisa é descobrir quais são os melhores tablets para leitura do mercado.

Como você já deve saber, um tablet funciona quase como um smartphone grande, sendo que alguns são capazes até mesmo de realizar ligações. Além disso, são ótimos dispositivos para quem quer ler e-books, ou seja, livros em versão digital.

Em geral, e-books são mais baratos do que os livros físicos e, por não gastarem papel, são mais amigáveis ao meio ambiente. Ainda, um tablet a ser usado para leitura é leve e pode ser levado para qualquer lugar contendo em si diversos títulos ao mesmo tempo.

O que avaliar em um tablet para leitura

Dissemos que tablets são como smartphones grandes e essa é uma boa analogia até porque, os smartphones atuais funcionam quase como pequenos computadores.

Quanto a isso, porém, convém ressaltar que tablets podem ser mais potentes. Existem até mesmo aqueles cujas características técnicas os tornam adequados ao trabalho profissional de edição de vídeos, por exemplo ― algo que não é qualquer aparelho que é capaz de fazer.

Em nosso blog, temos um post sobre os tablets com melhor custo-benefício e, entre eles, destacamos o iPad Pro que seria uma desses dispositivos mais potentes. Seu custo é adequado à sua qualidade e características, entretanto, se você está em busca de um tablet para leitura, essa não é a melhor escolha.

Se o uso vai ser exclusivo ou majoritário para a leitura de e-books e outros conteúdos digitais, um tablet mais simples ― e mais barato ― pode atender você muito bem.

Por isso, considere que um dispositivo com 1GB ou 2GB de memória RAM, 8 GB de memória interna e processador quad-core já podem ser suficientes.

As melhores opções de tablet para leitura

Apesar das indicações técnicas que apresentamos, em nossa lista dos melhores tablets para leitura também elencamos dispositivos que vão um pouco além dessas especificações. Mais ao final do texto, você vai entender melhor o porquê disso.

Por ora, confira nossas sugestões de tablet para você

1) iPad Mini 5

O primeiro tablet para leitura de nossa lista é o iPad Mini 5, um produto original Apple e que, por essa razão, funciona com sistema operacional iOs.

Se você tem algum produto Apple e gosta do sistema a ponto de preferir não lidar com um dispositivo Android, essa é a melhor opção de tablet para a leitura de livros e outros conteúdos digitais.

Com 7,9 polegadas, a tela do iPad Mini 5 é menor do que a de outros iPads e isso é uma vantagem para quem busca um dispositivo para leitura. Isso porque o tamanho faz com que seja mais fácil segurá-lo com uma mão, facilitando a leitura.

Características:

  • Memória RAM: 2GB;
  • Armazenamento: 64, 128 ou 256 GB;
  • Peso: 300g;
  • Conexão: Wi-fi e bluetooth;

2) Galaxy Tab

Se você não gosta do sistema iOs ou tem algum outro motivo para preferir o sistema Android, uma boa opção de tablet para leitura é o Galaxy Tab, da Samsung.

É interessante saber que este é um dispositivo com qualidade, mas consideravelmente mais acessível do que o iPad Mini apresentado anteriormente.

Com tela de 7 polegadas, também tem tamanho adequado para que seja confortavelmente segurado durante a leitura. Além disso, vem com a Play Store, a loja de aplicativos do Google, e com conteúdo exclusivo da Samsung.

Características:

  • Memória RAM: 1GB;
  • Armazenamento: 8GB (expansível por meio de cartão de memória);
  • Peso: 283g;
  • Conexão: Wi-fi e bluetooth;

3) Multilaser M9

Ainda que seu foco seja um tablet para leitura, é possível que você queira usar o dispositivo para outras funções, como o acesso à internet e o consumo de conteúdos em vídeo, por exemplo.

Sendo este o caso, pode ser mais interessante ter um tablet um pouco maior do que os que foram apresentados anteriormente. Isso porque uma tela maior tende a ser mais agradável para a navegação e para o consumo de diferentes mídias.

Com isso, uma opção também com sistema Android é o Multilaser M9 que tem esse nome justamente por ter uma tela de 9 polegadas, algo que torna o dispositivo mais versátil.

Características:

  • Memória RAM: 1GB;
  • Armazenamento: 8GB;
  • Peso: 491g;
  • Conexão: Wi-fi, 3G, GPS e bluetooth;

4) ObaPad

Por fim, você tem como opção o tablet da Obabox que é um tablet para idosos ou para qualquer outra pessoa que tenha dificuldades com novas tecnologias, mas queria utilizá-las.

O Obapad (cuja grafia encontrada também pode ser Oba pad) tem letras maiores justamente em função do público principal a que se destina. Assim, pode tornar qualquer leitura mais simples e agradável, evitando o desgaste de quem tem dificuldades para ler letras menores.

O tablet da Obabox tem tela de 7 polegadas, o que o torna ideal para leitura. Por outro lado, é também um tablet com Whatsapp e um dispositivo capaz de fazer ligações, sendo uma alternativa mais completa.

Características:

  • Memória RAM: 1GB;
  • Armazenamento: 8GB (expansível com cartão de memória);
  • Peso: 295g;
  • Conexão: Wi-fi, 4G, GPS e bluetooth.

Como escolher seu tablet para leitura

No fim das contas, a escolha de um tablet para leitura é pessoal. Você precisa considerar seus próprios interesses, assim como suas necessidades e perfil.

Se você quer um tablet só para leitura, qualquer um dos que foram apresentados neste post tem potencial para lhe atender muito bem.

Se, por outro lado, você quer um tablet que acesse a internet também por meio de um chip e não só pelo wi-fi, deve optar pelo modelo da Multilaser ou pelo ObaPad. O mesmo vale caso você queira um tablet que faça ligação, além de ser útil para leitura.

Por fim, vale lembrar que se você tem alguma preferência ou necessidade específica, deve levá-la em conta.

Só o iPad Mini, entre os modelos de nossa lista, vai atender lhe caso você não abra mão do sistema iOs. Por sua vez, só o Obapad vai atender às suas necessidades caso você precise de um tablet para a terceira idade.

Com isso, é importante que você avalie os diferentes detalhes que podem fazer diferença para a sua experiência e, claro, escolha o tablet para leitura que melhor se encaixa em seu orçamento.

Gostou do post? Então pega mais essa dica e conheça 7 aplicativos para leitura em seu tablet!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *