Plantas suculentas, tão populares e queridas… Mas você saberia dizer o porquê? A verdade é que essas plantas conquistaram e ainda conquistam diversos admiradores pelo mundo. 

Bonitas e simples, são adereço indispensável para diversos ambientes. Desde escritórios até o banheiro da sua casa, a suculenta fica bem em qualquer lugar.

E para descobrir um pouco mais da magia que essas plantinhas trazem, o texto de hoje traz curiosidades sobre elas e dicas para você escolher bem a sua suculenta. 

E aí? Vem com a gente? Então, vambora! Boa leitura!

O sucesso das plantas suculentas

O sucesso das plantas suculentas não é difícil de descobrir. Fáceis de cuidar e adaptáveis a diversos estilos de vida, essas plantas conquistam pela simplicidade.

Há quem é apaixonado pela sua estética e há quem se apaixone logo em seguida. 

E engana-se que debaixo de tanta beleza possa existir fragilidade. São plantas altamente resistentes e que podem ficar dias sem receber água.

Então, se você precisa fazer uma viagem de negócios e precisa se ausentar por alguns dias da sua casa, essa planta não precisará de grandes cuidados para se manter bem quando você voltar. 

Além disso, as plantas suculentas também não precisam de altas quantidades de sol. Um pouco por dia é sempre bom, mas nada que seja fora do comum. 

Por conta dessa planta ser resistente e raramente morrer, a chance de você se frustrar por não conseguir cuidar dela é muito pequena.

Então, se você é daquelas pessoas que esquece de colocar água na planta, as suculentas podem te surpreender e trazer um sorriso para o seu rosto por estarem sempre ali com você. 

Plantando uma suculenta

Se você quer ter o prazer de plantar a sua suculenta e não comprar no mercado um unidade, vamos te ensinar o que fazer durante esse processo.

  1. Comece fazendo a opção correta de vaso: Para a raiz de desenvolver da forma correta é necessário escolher um vaso que não seja muito raso para que ela tenha espaço. 
  2. Opte por um vaso com furos de drenagem: Dessa forma a água não se acumula no fundo e não faz com que a planta se sinta sufocada com o excesso de líquido. 
  3. Use brita e pedregulho: No fundo do vaso esses materiais podem ajudar a água ser drenada para não prejudicar a planta. 
  4. Utilize substrato preparado para plantar: Essa terra cheia de nutrientes ajuda as plantas suculentas a se alimentarem da forma correta. 
  5. Quando for regar, faça moderadamente: Essas plantas não gostam de tanta água, pois possuem em suas folhas o suficiente para se manter por muito tempo sem. Então, não exagere na hora de regar. 
  6. Quando for replantar, tome cuidado ao transferir uma planta de um vaso para o outro. As plantas suculentas são bastante resistentes, mas isso não significa que você não tenha que ter atenção para a transferência. Toque a terra que estiver em volta da raiz, se necessário, mas mantenha um pouco para que ela consiga se adaptar com facilidade ao novo local. 

Cuidados com suculenta

  1. Você só vai precisar regar a sua planta em temporadas: De 10 a 15 dias é mais do que suficiente para manter a sua suculenta bem e saudável. E mesmo assim você não precisa regar muito. Dependendo do tamanho da sua planta, 100ml pode ser o suficiente. 
  2. Não se preocupe com podas: Essas plantas não precisam de poda, mas retirar as folhas que estiverem mortas pode ser uma boa forma de manter a estética da sua plantinha. 
  3. Aposte no substrato: Adubo misturado com areia de construção é o prato ideal para as plantas suculentas. Isso mantém a sua planta forte e bonita. 
  4. Sol da manhã, por favor: As suculentas se adaptam melhor ao sol da manhã. Se você puder deixá-las tomando sol durante esse período, melhor ainda. 
  5. Não deixe a sua planta em apenas um lugar: Você pode colocar as suas suculentas perto do sol sempre que puder. Se mantiver a sua planta presa dentro de um banheiro, por exemplo, ela pode se sentir fraca sem a presença de luz e acabar não conseguindo se desenvolver.
  6. E as folhas amarelas? Pode indicar que você esteja regando demais. Então, dose a água.  
  7. Ouse nos arranjos: Os cactos são algumas das espécies mais conhecidas de suculenta, mas nem todos de fato suculentas. Apenas um pequeno número deles. Há também suculentas que sequer parecem suculentas. É o caso da flor-de-maio, rosa do deserto, onze-horas e até da Kalanchoe. Então, que tal trazer um pouco delas também para o seu jardim e para a sua casa?
  8. Casca de ovo potencializa o adubo: Essas plantas crescem ainda com mais força com a presença de casca de ovo. Isso acontece por conta dos nutrientes contidos na casca que servem como proteína.  

Você viu nesse texto:

  • As plantas suculentas são um sucesso por serem muito simples de manter, além de ser bonitas e agradáveis para qualquer ambiente;
  • Essas plantas são altamente resistentes e precisam de cuidados pontuais para se manterem vivas;
  • Se você tiver pouco tempo de manter plantas, as plantas suculentas podem ser uma ótima opção para você decorar o seu ambiente e não gastar muitos minutos nos cuidados;
  • São plantinhas que não precisam e nem gostam de muita água. Então, fica a dica para molhar com moderação. 

Mais para a beleza do seu jardim 

Tem tanta gente por aí com um jardim em casa. Então, por qual razão você ainda não criou o seu?

Se foi por falta de opção ou por não saber como começar, vamos trazer algumas dicas para te ajudar a dar o seu primeiro passo. 

No texto de hoje a ObaBox vai te ensinar tudo o que você precisa saber para ter o seu espaço todo especial dentro de casa.

Então, não deixe de ler Pensando em ter o seu próprio jardim? Saiba como você pode fazer com essas dicas de paisagismo

Esperamos que você tenha uma boa leitura e goste das dicas!

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, é a sua vez de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais. Vamos espalhar ainda mais sobre a beleza das plantas suculentas.