Estresse: estado de exaustão emocional ou física que pode ter diferentes causas e efeitos nocivos para a nossa saúde e bem-estar.

Enquanto você lia essa definição, chegou à conclusão de que sabe bem do que estamos falando?

Se no mundo de hoje nos parece ser impossível fugir do estresse, ao menos temos saídas para torná-lo mais ameno e menos frequente, como um spa em casa.

Continue a leitura e saiba por que e como investir essa ideia!

Aceitar o estresse como algo normal? Repense…

Há quem acredite que o estresse faz parte da vida adulta e é de se entender já que são muitas as responsabilidades e os desafios a serem enfrentados.

Apesar disso, não há nada que corrobore com a ideia de aceitar que o estresse é algo que deve ser normalizado.

Em outras palavras, pode ser benéfico entender que se estressar faz parte da nossa vida, mas não aceitar que estar estressado o tempo inteiro é algo que podemos considerar como normal.

Confira alguns efeitos visíveis e invisíveis que o estresse pode causar:

  • Irritação;
  • Cansaço;
  • Crises de ansiedade;
  • Quadros depressivos;
  • Aumento do risco de problemas cardiovasculares;
  • Queda de cabelo;
  • Alterações no sono, no apetite e na libido;
  • Agravamento do diabetes;
  • Envelhecimento precoce.

É por essa e por outras razões que precisamos tentar levar uma vida mais leve, na medida do possível.

Parte disso requer que estejamos atentos aos nossos próprios sentimentos e a outros sinais para que possamos identificar que o estresse passou da conta.

Outra parte requer disposição para investir em ações de autocuidado. E quando falamos em investir, não consideramos apenas algum custo financeiro que possa estar envolvido; falamos também de tempo ― um dos recursos mais valiosos que temos ― e de comprometimento.

Como fazer um spa caseiro

Não importa qual cena de spa você tem na memória, se é uma associada a um momento que você de fato viveu ou outra relacionada a algo que você viu em séries, filmes ou programas de TV.

O importante é que, com criatividade e talvez com um pouco de imaginação, você consegue criar um spa em casa.

Confira nossas dicas para que você possa relaxar em casa:

Hora de acordar

Quanto maior for o seu dia, ou seja, quanto mais cedo você acordar, mais horas terá à sua disposição para aproveitar seu spa em casa.

Mesmo sabendo disso, se você não é uma pessoa matinal ou se simplesmente está precisando de mais horas de descanso, respeite seu corpo.

De pouco adianta criar um cronograma para um dia especial de relaxamento se segui-lo vai, de alguma forma, agravar o seu estresse.

Assim, descanse o suficiente para acordar com disposição e entenda que todas as dicas que estamos dando neste post são sugestões. Você pode adaptar, tirar ou acrescentar o que quiser!

Tchau, celular

No dia a dia, você já não sabe viver sem seu celular? No spa em casa, convém deixá-lo longe ou fazer o possível para usá-lo só em situações de real necessidade.

A dica também se aplica a outros eletrônicos. Evite TV e rádio, sobretudo em canais ou estações de notícias.

Dê preferência a um serviço de streaming como o Spotify e coloque músicas calmas e agradáveis para embalar seu dia.

Café da manhã

Capriche no café da manhã. Se preciso for, planeje a refeição com antecedência para que você possa ter um café tipo os de hotel em casa!

Invista em alimentos saudáveis como torradas, ovos mexidos, frutas, sucos naturais, queijos leves e iogurtes.

Banho relaxante

Você acha que banho relaxante só existe na vida de quem tem banheira em casa? Não é bem assim!

Se você, de fato, tem uma banheira, experimente comprar sais de banho para o seu spa caseiro e prepare o banho relaxante com uma temperatura agradável. Se não tem, saiba que há outros fatores que podem contribuir.

Músicas instrumentais podem servir para criar um clima leve. O uso de velas, sobretudo as aromáticas, também favorece o relaxamento. Se você preferir, pode usar ervas ou sprays, como os de hortelã, no box para criar aquele cheirinho de sauna que tanta gente gosta.

Se possível, compre o óleo corporal para massagear seu corpo durante o banho e acalmar até mesmo a sua pele. O produto também favorece a hidratação e temos certeza que você vai gostar disso!

Banhos mornos e longos são mais relaxantes, então permita-se aproveitar, mas pelo bem do planeta (e da sua conta de água), tente não demorar demais.

Hidratação profunda

Mesmo que você tenha usado o óleo de banho, depois que sair da banheira ou do chuveiro, pode investir um tempinho na hidratação profunda da pele de seu corpo.

Existem diversos produtos que você pode usar e, caso ainda não tenha algum, sugerimos que faça uma breve pesquisa para descobrir qual tipo de creme hidratante é mais indicado ao seu tipo de pele.

Assim, os resultados serão os melhores possíveis.

Quando falamos em investir um tempinho, estamos propondo que você dê atenção plena ao seu corpo nesse momento do spa em casa.

Observe seus detalhes, pense em tudo que suas mãos possibilitam você a fazer no dia a dia, em como é gostoso estar cuidando de um corpo que serve de morada nessa vida.

Sabemos que você pode achar isso meio estranho, mas acredite, pode ter resultados ótimos! Primeiro porque você vai se desligar do mundo enquanto reflete sobre tudo o que gosta em seu corpo.

Depois porque vai criar pensamentos positivos sobre si mesmo e isso é muito bom.

Considere ter cremes específicos para os pés e para as mãos. São áreas que costumam demandar produtos com composições diferentes para melhores resultados.

Almoço e sesta

Considere a ideia de almoçar um prato que você goste muito, mas evite comidas pesadas.

Se você realmente quiser se sentir em um spa, avalie a possibilidade de deixar algo pronto no dia seguinte ou de pedir um delivery para que você não tenha que se preocupar com o preparo da refeição.

Depois, aproveite para tirar um cochilo.

Cuidados com o rosto

O rosto é um capítulo à parte no spa em casa. Por isso, tem um momento todo especial em que você pode apostar em esfoliantes caseiros seguidos por relaxantes minutos de uso de máscaras de hidratação.

Mesmo que você nunca as tenha usado, é bem provável que já tenha visto alguém postando uma foto com uma dessas máscaras que parecem um paninho com recortes para as áreas dos olhos e boca.

São produtos que podem ter efeitos bem interessantes, além de serem divertidos e de não requererem muito esforço.

Lanche e lazer

Em algum momento do dia, você vai precisar lanchar. Programe algo leve e gostoso, sabendo que é recomendável evitar cafeína para manter o relaxamento de um spa em casa. Isso porém, é completamente opcional.

Caso queira, este é um bom momento para assistir a um filme de comédia romântica ou outro que não exija tanto da sua atenção ou cause fortes emoções.

Meditação e leitura

Para retomar ao estado de relaxamento, diminuindo os efeitos que o tempo diante da TV ou do computador pode ter causado, você pode apostar em estratégias como alguns minutos de leitura ou de meditação.

É interessante ter um livro previamente escolhido para que a dúvida não se torne motivo de estresse. Se você nunca meditou, procure por dicas para meditar em casa e, de preferência, baixe um aplicativo de meditação guiada.

Jantar leve

Um jantar leve também pode fazer parte do seu dia de spa em casa. Tenha em mente que leve não é sinônimo só de salada ou de comida sem graça.

Dá para caprichar nas escolhas e ficar muito satisfeito com o resultado!

Encerramento

Por fim, para encerrar seu dia de spa caseiro, lave o rosto (porque é sempre bom lavar o rosto antes de dormir), realize sua rotina de cuidados com a pele dessa região do corpo e considere fazer um chá.

Essa bebida de tradição milenar tem benefícios para a sua saúde e bem-estar, então é uma ótima forma coroar com chave de ouro seu dia especial de autocuidado.

Outras dicas para relaxar

Certamente, não dá para fazer um spa em casa todos os dias. Em meio à rotina atribulada, você pode se programar para seguir ao menos uma outra de nossas sugestões, mesmo que não consiga dedicar várias horas ao seu relaxamento.

Com isso, vamos ainda a algumas outras dicas práticas do que você pode fazer para amenizar o estresse:

  • Faça exercícios de respiração;
  • Saia para uma caminhada de 15 minutos (em um contexto de pandemia, reavalie essa opção);
  • Afaste-se do computador ou de sua estação de trabalho por 20 minutos e dedique-se a algo prazeroso;
  • Faça uma pausa para alongamentos;
  • Escreva como terapia;
  • Ouça músicas e concentre-se nelas por um tempo.

Tente seguir essas dicas no dia a dia e programe-se para fazer do spa em casa algo que faça parte de sua vida a cada 15 ou 30 dias. Você merece!

Gostou do post? Quer mais dicas de bem estar? Siga a Obabox no Facebook e no Instagram.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *