À medida que a tecnologia avança, smartphones se tornam mais modernos e mais intuitivos para aqueles que conseguem acompanhar a revolução digital sem dificuldades. Diante dessa realidade, qual é o melhor celular para idosos?

Bom, é verdade que tem muito idoso que consegue lidar bem com a tecnologia dos mais modernos smartphones, mas é natural que tantos outros achem isso desafiador.

Considerando essa realidade, fizemos este para apresentar alternativas de celular ou smartphone para a terceira idade. Confira!

Celular ou smartphone: qual escolher?

Para que nossa conversa possa fluir da melhor forma possível, vamos a um esclarecimento: no seu entendimento, celular e smartphone são a mesma coisa? Já fizemos e respondemos essa pergunta aqui no blog da Obabox antes e vamos voltar a ela.

A verdade é que estamos habituados a usar as duas palavras como sinônimos ― e está tudo bem com isso. Acontece, porém, que os termos fazem referência a tecnologias diferentes.

Na maior parte do tempo, você não vai precisar ficar se lembrando que essa diferença existe, mas já que pretendemos apresentar sugestões tanto de celulares quanto de smartphones, achamos conveniente dar uma breve explicação a respeito.

Uma forma simples é considerar que o smartphone é um celular com múltiplas funções ou que o smartphone é um celular moderno.

Celulares são aparelhos desenvolvidos para realizar ligações e enviar mensagens de texto (SMS). Podem ter acesso à internet, ainda que limitado, e não possuem aplicativos. Smartphones, por sua vez, vão além e funcionam praticamente como mini computadores.

Com esse esclarecimento feito, acrescentamos que no dia a dia, inclusive nesse texto, estamos habituados a falar “celular” para fazer referência a smartphones, mas acreditamos que você vai conseguir entender a diferença tranquilamente.

Aparelho comum ou especial para idosos?

Outra coisa que você precisa saber antes de conhecer as opções de celulares ou smartphones fáceis de usar é que existem aparelhos que foram especialmente desenvolvidos para a terceira idade.

De modo geral, podemos dizer que celulares são mais fáceis de usar do que smartphones porque são bem mais simples. Apesar disso, nem todo idoso quer ficar limitado a um aparelho com poucas funções e, por isso, merece ter um smartphone com aplicativos com o Whatsapp e o Facebook e por aí vai.

Como veremos adiante, existem aparelhos comuns que são menos complexos, por assim dizer. Dessa forma, acabam sendo mais adequados à terceira idade ― ou a qualquer pessoa que tenha dificuldades com a tecnologia.

Por outro lado, existem opções de celulares para idosos e também de smartphones que têm características diferentes dos aparelhos convencionais, podendo ser ainda mais interessantes para esse público. É o caso dos celulares e smartphones da Obabox.

Os aparelhos mais fáceis de usar

Nossa seleção de aparelhos que são mais fáceis de usar inclui tanto celulares quanto smartphones. Da mesma forma, inclui tanto aparelhos comuns quanto aqueles especialmente desenvolvidos para a terceira idade.

Dessa forma, você vai conhecer opções diferentes que podem atender a perfis e interesses distintos. Confira!

Celulares:

LG G360

O LG G360 é um bom celular para idosos que gostariam de ter um aparelho apenas para funções básicas como fazer ligações e enviar mensagens de texto.

Trata-se de um celular de flip, ou seja, de um aparelho que dobra fechando a parte da tela sobre as teclas. Uma vez aberto, o teclado do LG G360 se ilumina, o que contribui para facilitar a visualização dos números e letras.

Além disso, o teclado é macio e isso pode facilitar a discagem ou digitação por aqueles que sentem alguma dificuldade em pressionar as teclas de forma mais vigorosa.

ObaPhone

Os aparelhos ObaPhone também podem ser boas opções para aqueles que estão em busca de um celular para idosos que seja mais básico e mais, especialmente desenvolvido para este público.

ObaPhone barra e o Obaphone flip são aparelhos desenvolvidos pela Obabox. O primeiro segue o modelo em que tela e teclado dividem a mesma face do aparelho, sem nenhuma dobra. O segundo, como já mencionamos, é o modelo dobrável.

Em geral, dos dois celulares para idosos são bem similares em seu funcionamento, tendo alterações somente com relação ao design.

Ambos têm teclas grandes, para facilitar a visualização. Contam também um “botão SOS” que envia mensagens ou faz ligações automaticamente para até cinco números pré-cadastrados para avisar a familiares caso o idoso esteja precisando de ajuda urgente.

Se você precisa de mais informações sobre as diferenças entre os dois modelos, sugerimos que confira nosso post Celular flip ou celular de barra: qual a melhor escolha?.

Smartphones:

LG G4 Stylus

Se você está em busca de um celular para idosos com internet, ou seja, um smartphone, uma das boas opções que encontra no mercado é o LG G4 Stylus.

Um dos motivos para que este aparelho seja recomendado àqueles que têm dificuldade com o uso de tecnologias modernas, mas querem mais do que um celular comum é o fato de contar com uma caneta para digitação.

Mesmo com telas grandes e com a possibilidade de aumentar o tamanho dos ícones e fontes, alguns usuários podem seguir tendo problemas para digitar e dar comandos ao celular pelo teclado. A caneta tende a resolver esse problema e a tornar o uso do aparelho mais agradável.

Além disso, o LG G4 Stylus tem uma tela de 5,8 polegadas que contribui para facilitar a visualização.

ObaSmart 2 e 3

Como você já deve suspeitar em razão do nome, o ObaSmart ― também chamado de Oba Smart ― é o smartphone da Obabox; aquele que mencionamos ter sido especialmente desenvolvido para a terceira idade.

Por muito tempo, o ObaSmart 2 foi nosso celular para idosos com Whataspp e outras funções úteis àqueles que querem desfrutar da tecnologia sem sofrer para aproveitar cada função do aparelho. Você ainda o encontra à venda no mercado.

Acontece, porém, que agora nós temos o ObaSmart 3, uma versão melhorada do modelo anterior. Além de mais memória interna, o novo aparelho é um celular com leitor de digital ― o que evita o uso de senhas e faz com que o desbloqueio do celular seja mais simples e rápido.

Ainda, assim como o ObaSmart 2, o ObaSmart 3 vem com Whatsapp e outros aplicativos pré-instalados, facilitando a vida do usuário. Vem também com o já mencionado “botão SOS” e ícones grandes para que a visualização ocorra sem problemas.

Como se não bastasse, quem compra um ObaSmart 3 recebe junto um guia prático, também especialmente pensado no público idoso, para dar dicas de uso do aparelho.

Se você gostou do post e está em busca de um smartphone para idosos, aproveite para saber mais sobre celulares com leitor de digital!

obasmartPowered by Rock Convert