Antes de conhecer sites confiáveis, que tal descobrir como fazer uma compra segura, pela internet?

No Brasil, a compra online já é preferência de 74% dos consumidores. Você ainda não faz parte desse grupo? Talvez isso mude se você souber quais são os melhores sites de compra segura na internet.

Entre aqueles que ainda preferem as lojas físicas, justificativas como o medo se fazem presentes. Você teme comprar em um site falso e não receber seu produto? Teme pagar por um item e acabar recebendo outro?

Saiba que essas inseguranças se justificam porque, infelizmente, existem pessoas mal-intencionadas no universo do e-commerce. Entretanto, existem muitos sites confiáveis de compra e que oferecem garantias a seus consumidores. Hora de conhecê-los!

Sites de compra online do Brasil

1) Mercado Livre

O Mercado Livre é considerado o maior marketplace de compra e venda online da América Latina. Não se trata de uma loja, mas de uma plataforma que reúne vendedores e compradores interessados nos mais diversos tipos de produto.

O Mercado tem lojas oficiais e grandes marcas como a Levi’s, mas também conta com vendedores independentes. Uma pessoa, inclusive você, pode se cadastrar para vender produtos novos ou usados, por exemplo.

Assim, há quem tenha receio por desconhecer o vendedor e sua reputação, mas a plataforma cuida disso. Existem diferentes estratégias de segurança para proteger os dados de cada comprador, o dinheiro e para assegurar que a compra chegue ao destino.

Ainda que os vendedores sejam variados e independentes, a transação financeira sempre acontece por intermédio do Mercado Livre. Você paga, o vendedor é notificado, mas só tem acesso ao dinheiro se der tudo certo com sua compra. O Mercado, inclusive, garante acompanhar os usuários da plataforma em todo processo de recuperação do dinheiro caso algum problema aconteça.

Ainda, o Mercado Livre tem um sistema de avaliação de vendedores que ajuda a criar a reputação de cada “lojista” e sua credibilidade na plataforma.

2) Americanas

O Americanas.com é um dos maiores e melhores sites de compras online do Brasil. Um de seus maiores nichos de vendas é o de produtos eletrônicos, mas há muito mais por lá.

É importante que você saiba que, ainda que seja uma loja amplamente conhecida, o site da Americanas também funciona como plataforma para a venda de produtos por terceiros: outras lojas que são consideradas parceiras.

Isso contribui para que você encontre de tudo por lá, inclusive produtos que não fazem parte daquilo o que é considerado nicho tradicional das Lojas Americanas.

Como outros sites de compras online, o da Americanas também conta com ferramentas de proteção do cliente e apresenta alternativas como crédito na loja ou devolução do dinheiro caso o produto não chegue.

Assim, ainda que você desconheça a reputação do parceiro Americanas que é responsável pela oferta e venda do produto de seu interesse, tem boas chances de fazer uma compra segura. A saber, no Reclame Aqui a reputação da Americanas é bastante positiva, o que se trata de um site confiável de compra.

3) Casas Bahia

Gosta da ideia de uma loja que você conhece pela tradição no mercado offline e que tem de tudo, mas quer outra opção? Seja por questões próprias ou pelo interesse em comparar preços, outro site confiável de compra é o da Casas Bahia.

A loja é uma das redes de varejo mais populares do mercado e, em sua versão online, é possível encontrar desde balas a pneus, de material escolar a eletrodomésticos, de móveis a seguros.

Como haveria de ser a Casas Bahia também adota medidas de segurança. Algo importante para a venda online de um modo geral e considerando que a empresa também anuncia em seu site produtos de lojistas parceiros.

Quanto a isso, contam com o Selo Garantia Total que sinaliza parcerias somente com as melhores lojas da internet e garante a entrega do produto ou seu dinheiro de volta.

Sites de compra online internacionais

4) Amazon

A Amazon é uma gigante transnacional que ficou conhecida no país, sobretudo pela sua agilidade nas entregas. Na maioria das vezes, o prazo é curto e o pedido chega ainda antes do esperado na casa do cliente, o que contribui para sua reputação como um dos melhores sites de compra.

Além de livros e eletrônicos, nichos que fizeram a fama da empresa por aqui, a Amazon também vende alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, jogos e muito mais. A brincadeira que tem um fundo de verdade é que o objetivo da empresa é dominar o mercado do varejo mundial nas vendas pela internet.

Com isso, se você ainda não comprou na Amazon, pode ser apenas uma questão de tempo até que isso mude!

Além das medidas de proteção do cliente e acompanhamento de vendas feitas pela própria loja ou por parceiros, a Amazon tem outros fatores que contam a seu favor.

O serviço por assinatura Amazon Prime dá direito a vantagens como frete grátis para todos os produtos vendidos pela loja, acesso aos livros do Prime Reading e aos serviços de streaming de música e vídeo Prime Music e Prime Video. Entendeu agora o plano de dominação do mercado? Pois é.

5) Ebay

Assim como o Mercado Livre, o Ebay.com é uma plataforma de compras e vendas online. Criado nos Estados Unidos em 1995, é considerado um dos pioneiros no segmento e essa tradição contribui para que apareça entre os melhores sites para compras pela internet.

Por lá, você encontra todo o tipo de produto para comprar e também pode fazer ofertas de produtos que deseja vender. Para que você tenha uma noção do quão plural o Ebay é, até mesmo pequenas propriedades aparecem entre os anúncios.

Reconhecido como uma das plataformas mais populares do mundo, o Ebay é um site confiável de compra online, inclusive por permitir o pagamento via PicPay. O que o torna único, porém, são seus leilões.

Isso mesmo, o Ebay permite leilões de produtos em tempo real que pode ser uma ótima oportunidade para fazer compras gastando menos do que em uma situação normal.

Um ponto que merece atenção é que os prazos de entrega podem ser longos. Em média, o processo para o recebimento de compras nacionais é de 45 dias, sendo que os de compras internacionais podem chegar aos três meses.

6) AliExpress

A China é considerada um paraíso de produtos inovadores que não encontramos em nenhum outro lugar. Por isso, sites de venda do país fazem sucesso mundo afora, sendo o AliExpress um dos mais tradicionais.

A variedade de produtos é enorme e o AliExpress aparece entre os melhores sites de compra online também por pensar em seus clientes “estrangeiros”. A versão em português do site apresenta os valores em Real para facilitar suas decisões e evitar surpresas com conversões equivocadas, por exemplo.

Ainda, o Real é aceito como moeda para o pagamento que pode ser feito via boleto bancário ou cartão de crédito. Assim, diminuem-se os entraves que podem fazer parte de uma compra internacional direto da China.

É preciso atenção, porém. Há muitas reclamações sobre a demora na entrega dos produtos que, em geral, é um problema de logística e dos Correios brasileiro e não do AliExpress propriamente.

A questão é que existem relatos de encomendas que se perdem, o que faz com que o público prefira a plataforma para comprar produtos diferentes e que não sejam tão caras.

Em todo caso, você precisa saber que toda compra feita pelo site pode ser taxada pela Receita Federal e que há cobrança de IOF para as contas pagas com cartão de crédito.

7) Wish

Para fechar nossa lista de melhores sites para compras online, vamos de Wish, um dos principais concorrentes do AliExpress e que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e em outras partes do mundo.

O funcionamento é muito similar, assim como a oferta de produtos e os possíveis problemas como a taxação pela Receita e a impossibilidade de reportar extravios ao PROCON por se tratar de um serviço internacional.

Em comparação, porém, vale saber que o Wish tem um prazo de entrega um pouco mais curto ― até 60 dias, enquanto para o AliExpress são até 90 dias de espera.

Ainda, para ter acesso ao site, você precisa fazer um cadastro mesmo que, no fim das contas, não decida comprar nada.

Opções de sites confiáveis para compra não faltam para que você se renda à praticidade do e-commerce. Avalie suas possibilidades e aproveite!

Gostou do post? Aproveite e descubra Como Comprar um Produto Obabox na Americanas e no Mercado Livre!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *