Viajar com segurança é um dos principais requisitos para quem não deseja ter qualquer tipo de estresse em um momento que foi feito especialmente para relaxar. Então, para evitar que isso aconteça, alguns mecanismos foram criados para ajudar. Esse é o caso do seguro viagem

Porém, ainda existem dúvidas a respeito do assunto. Algumas pessoas ainda não sabem se o seguro viagem é mesmo a melhor opção para evitar maiores dores de cabeça e também para proteger quanto a eventuais incidentes que podem ocorrer durante a viagem. 

Pensando nisso, resolvemos trazer esse texto para a ajudar a você a entender a importância do tema. 

Esperamos que você goste do texto!

Primeiro: O que é o seguro viagem?

O seguro viagem atua como um serviço prestando suporte a quem viaja. Seu objetivo é ajudar o viajante em caso de problemas durante toda a viagem. 

Há casos onde o destino pode requerer de forma obrigatória que quem viaja faça o seguro. É o caso de países que adotaram o Tratado de Schengen, como Grécia e Alemanha, exigindo que os viajantes tenham o seguro em dia.

A importância

Mesmo que soe óbvio, é a mais pura verdade: em qualquer momento da vida imprevistos podem acontecer e quanto mais se estiver pronto para isso, maiores as chances de tudo se resolver com tranquilidade. 

O seguro viagem tem o objetivo de trazer suporte em casos de acidente, doenças ou qualquer outro tipo de acontecimento que coloque a saúde do viajante em risco. Além disso, outras situações como roubo, extravio de bagagens, perda de documentos também estão seguradas. 

Então, a importância parte do principal pensamento onde o seguro pode garantir um melhor atendimento e mais facilidade para resolver essas questões do que se o passageiro não tivesse feito. Sem contar a economia. 

O que cobre o seguro viagem

O seguro viagem tem o objetivo de ressarcir gastos que possam ocorrer relacionados a saúde, como atendimento hospitalar, médico e/ou odontológico, e serviços voltados a resolver questões burocráticas, como perda de bagagens e documentos. 

Importante

Muito se confunde seguro viagem com assistência viagem. Por mais parecidos que possam parecer, não são iguais. A assistência viagem é um serviço intermediário. Ou seja, caso o viajante precise de auxílio para resolver qualquer tipo de questão, ele é redirecionado pela companhia contratada para outra companhia parceira que poderá atendê-lo de acordo com o destino. 

Escolhendo o melhor seguro de viagem

No momento em que se escolhe o melhor seguro viagem é necessário prestar bastante atenção sobre as disponibilidades de cobertura sobre os planos e os limites que cada seguro dispõe para cobrir gastos com o viajante.

Leve em consideração também a motivação da sua viagem. Se a mesma envolver esportes radicais e de risco, pode ser necessário optar por uma cobertura diferenciada e também mais completa para caso de acidentes.  

Separamos abaixo alguns serviços oferecidos por boa parte das seguradoras quanto ao seguro viagem. Confira:

  1. Seguro bagagem para extravio e danos;
  2. Despesas médicas, farmacêuticas, odontológicas e fisioterapêuticas;
  3. Regresso sanitário;
  4. Repatriação médica;
  5. Invalidez permanente;
  6. Cancelamento ou interrupção de viagem.

Esses são apenas alguns dos serviços que se pode cobrir pelas seguradoras de viagens. Lembre-se sempre de consultar a sua seguradora e conhecer mais sobre demais opções. 

Caso você não possua uma seguradora de confiança, conheça o histórico das seguradoras e peça indicações para quem já viajou e adquiriu o serviço. 

Quanto se paga por um seguro?

Não há uma resposta exata para a pergunta, mas o que se sabe é que quanto mais longe o destino, mais caro deve ser o seguro. Além disso, fatores como risco de acidentes também são levados em consideração na hora de calcular o valor final do seguro. 

Preparamos uma lista de sobre possíveis requisitos que podem encarecer a sua viagem. Veja abaixo:

  1. A idade de viajante;
  2. A variação do câmbio;
  3. O tempo de duração da viagem;
  4. O destino que será visitado;
  5. A prática de esportes radicais e de risco;
  6. O quadro de saúde do viajante.

Seguro viagem internacional e nacional: Qual é a diferença?

Talvez a maior diferença entre o seguro viagem internacional e nacional seja a diferença de valores. Como mencionado acima, quanto mais perto o destino da viagem, mais barato poderá ser o seguro. 

Além disso, parceiros da companhia de seguro podem ser encontrados com maior facilidade na viagem nacional, isso quando não é a própria companhia que possui alguma filial no local de destino da viagem. 

O seguro internacional pode conter maiores questões burocráticas por conta da cultura e política local. Não é uma regra para que seja dessa forma, mas pode acontecer. Ao contrário dos destinos nacionais que podem não exigir tanto e são mais conhecidos também pelo viajante. 

Essas exigências internacionais fazem parte do processo para garantir que o viajante aproveite tranquilo, mesmo que possa ocorrer algum tipo de incidente. Inclusive, o objetivo do seguro também é ajudar as autoridades locais a resolverem a situação de forma mais ágil possível. 

Uma dica que pode ajudar

Dependendo da quantidade e do uso do cartão de crédito, é possível em alguns casos garantir descontos para seguros e viagens, tanto nacionais quanto internacionais. 

Muitas pessoas utilizam os recursos oferecidos pelas principais bandeiras de cartão de crédito para garantir benefícios extras, como milhagens para viagens e seguros viagens básicos. Geralmente determinadas modalidades de cartão, conhecidas como master, black, platinum entre outros, possuem vantagens adicionais. 

Consulte a sua operadora de crédito e saiba mais como aproveitar esses benefícios e promoções especiais. 

Ah, e se você for da melhor idade e ainda tiver dúvidas sobre quais destinos internacionais podem tornar a sua viagem inesquecível, o texto Viaje para fora do país: os melhores lugares para a terceira idade conhecer pode te ajudar a descobrir. Esperamos que goste!

Não deixe de acompanhar as novidades e posts que sempre trazemos aqui para o blog. Ah, e se esse texto te ajudou a saber mais sobre seguros de viagem e como aproveitar o melhor do seu destino sem dor de cabeça, não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *