Em meio a tanto bombardeio de notícias sobre o coronavírus fica difícil lidar com tudo o que vem acontecendo e manter a saúde mental na quarentena.

Ter a saúde mental em dia já é um desafio para boa parte das pessoas em suas rotinas, mas em momentos de crise como estamos vivendo agora contar com a ajuda para atravessar o período é essencial. 

Por isso, a ObaBox traz nesse texto tudo o que você precisa saber para cuidar sua mente nessa época. Por aqui você vai encontrar dicas de atividades, algumas ações de empresas que vem se destacando para ajudar quem mais precisa. Você vem conosco?

Esperamos que essa leitura ajude e se você precisar, não esqueça, estamos por aqui! 😉

Saúde mental não é sobre aguentar tudo

Ainda é necessário falar sobre isso. Muita gente ainda acredita que saúde mental se trata sobre aguentar calado as adversidades da vida, contanto não é sobre isso que estamos falando.

A saúde mental parte dos princípios de inteligência emocional, ou seja, de conseguir trabalhar os pensamentos e sentimentos para momentos difíceis sem que a saúde seja afetada por isso. 

Porém, é possível reconhecer que não é tão simples trabalhar a inteligência emocional. Leva tempo.

É necessário abrir mão de uma série de crenças limitantes que fazem com que a vida não ande para a frente e que sequer damos conta de que está acontecendo.

Muitas vezes abrir mão dessas crenças pode trazer uma sensação de angústia e por isso é necessário ter paciência para se dar um passo de cada vez. 

A saúde mental foi um assunto pouco abordado nas últimas décadas, mas que a cada dia que passa vem sendo relembrado. Iniciativas e campanhas como o do Janeiro Branco, por exemplo, trazem a temática à tona para fortalecer o debate e priorizar como um assunto sério.

E é justamente por isso que a ObaBox acha tão importante falar sobre o assunto, principalmente em tempos de quarentena e pandemia. 

O que fazer para ficar saudável mentalmente nessa quarentena?

Uma série de pessoas vêm unindo forças para levar a outras ideias e soluções que podem ajudar a manter a saúde mental em dia da melhor forma possível. Reunimos algumas das melhores para te ajudar a passar por essa fase com bem estar e saúde, que é o mais importante. 

Exercícios diários

Se você for do time que adora estar em movimento e está aflito, pois não pode sair de casa, fazer exercícios pode te ajudar a lidar um pouco melhor com isso.

No YouTube, principalmente, você pode encontrar uma série de pessoas trazendo aulas gratuitas para você começar hoje a se exercitar e sentir o seu corpo aliviar tensões. 

Planeje a sua rotina

Estar em casa pode acabar deixando boa parte das pessoas acomodada. Então, que tal montar um planejamento sobre as tarefas que você precisa fazer ao longo da semana.

Dessa forma você não se perde e elimina qualquer angústia de não conseguir se organizar. 

Separe um tempo para leitura

Sabe aquele livro na estante que você se prometeu que ia ler e nunca teve tempo? Esse é o momento certo para você começar.

A leitura é uma excelente forma de melhorar os sintomas de ansiedade e estresse. 

Se puder, medite

Nem todas as pessoas são adeptas da meditação, mas se você tiver interesse em começar, a prática pode te ajudar a desestressar e lidar com sintomas de depressão e ansiedade.

Basta 5 minutos por dia e você poderá ver as diferenças. 

Quando for se informar, filtre os dados

Muita gente vem sentindo ainda mais os impactos da pandemia pelas notícias que saem no jornal. Por isso, é necessário filtrar. Como?

Usando o seu senso crítico.

Consumir informações demais ao longo do dia te deixará ansioso e aflito? Então, é melhor dar um tempo e pedir, por exemplo, que amigos e familiares te informem com o básico para você continuar por dentro, mas sem sofrer com isso. 

Converse sempre que puder

Se sente sozinho ou simplesmente sente saudade de sair para conversar? Que tal marcar uma ligação com seus amigos e família?

Você ainda pode marcar uma refeição para que todos façam juntos por vídeo e possam se divertir. O importante é ser criativo e ter paciência. 

Beba água, alimente-se melhor e tome sol

Um dos cuidados básicos para manter uma vida saudável em qualquer época. Em épocas de quarentena, os cuidados devem ser redobrados para te manter saudável em todos os sentidos. 

Faça o bem sem olhar a quem

Você provavelmente já deve ter ouvido de iniciativas solidárias para ajudar pequenos empresários e pessoas que ganham seus salários de maneira autônoma.

Que tal divulgar esses serviços e consumi-los para ajudar na crise? A iniciativa faz um bem danado ao próximo e também para o seu coração. 

Quem também está ajudando

Em tempos de quarentena muitas empresas vem se propondo a ajudar pessoas que precisem de suporte nesse momento de crise. Por isso, separamos algumas dessas iniciativas para que você fique por dentro e possa fazer parte também. Confira:

  1. Delivery de restaurantes do bairro: O IFood vem trazendo aos seus clientes cupons de desconto para quem fizer o seu pedido em pequenos restaurantes do bairro. Para conferir a iniciativa basta instalar o aplicativo e saber mais. 
  2. Ligações por vídeo de graça: O Hangout Meets liberou videoconferências para serem feitas gratuitamente. O plano é ajudar pessoas, mas principalmente empresas, que precisam manter suas operações em dia e sem afetar o orçamento do seu negócio. 
  3. Cuidando da espiritualidade: O Guru Astral é um dos maiores portais de astrologia do Brasil e conta com diversos serviços, desde mapa astral, até consulta de tarot. Durante o período de quarentena a empresa está disponibilizado consultas de 30 minutos por apenas R$10 para se solidarizar com quem precisa de apoio emocional e espiritual nesse momento. Quem quiser marcar um atendimento pode fazer pelo perfil Guru dos Arianos
  4. Ajuda de custo: A Nubank mais uma vez traz uma ação revolucionária onde promete ajudar os seus clientes custeando atendimentos psicológicos em parceria com a Zenklub. Mas a iniciativa não para por aí. Além disso, quem precisar pedir pelo IFood comida também poderá pedir auxílio do banco para custear a alimentação. 
  5. Para se distrair: O grupo O Globo está mobilizando diversos artistas para shows ao vivo para que o público possa assistir diretamente de casa. Para conhecer as atrações fique por dentro das redes sociais e da hashtag #TamoJunto. 
  6. Investimento em pequenas empresas: O Facebook anunciou o investimento de 100 milhões de dólares para ajudar pequenas empresas. A iniciativa é estimular que pequenos negócios continuem operando mesmo em tempo de crise. 

Você viu nesse texto:

  • Saúde mental não é sobre aguentar todas as situações difíceis que aparecem, mas sim sobre estruturar a inteligência emocional;
  • Durante a quarentena algumas atividades podem ajudar a saúde mental estar em dia. Uma delas é a meditação e a leitura;
  • Empresas vem se mobilizando a cada dia para levar para as pessoas iniciativas que tragam tranquilidade e conforto no período da quarentena. 

Mais sobre coronavírus e o que você precisa saber sobre a pandemia

O tempo de pandemia não tem sido fácil para ninguém. Em meio a tantas incertezas fica difícil de saber como encontrar boas notícias no meio de tanto pânico. 

Pensando nisso, a ObaBox não quer deixar você na mão (inclusive, já lavou a sua hoje?). Trazemos então um texto para te animar e te ajudar a ver que existe sim uma luz no fim do túnel. Não deixe de ler Para se sentir melhor: boas notícias em meio à pandemia do coronavírus.

Ah, e se você ainda tiver alguma dúvida sobre os cuidados que precisa ter na luta contra o coronavírus, também temos uma sugestão de leitura para te ajudar. Leia em Coronavírus: tudo o que você precisa saber para se prevenir e saiba mais!

Esperamos que ajude! 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto com quem precisa de uma força nesse momento de quarentena.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *