Imagina perder a liberdade de ir e vir do dia para a noite. Parece uma realidade muito ruim, não é mesmo? Porém, a causa é delicada.

Com a chegada do coronavírus, muitos idosos estão precisando ficar em casa, já que fazem parte do grupo de risco e podem ser afetados com a doença. 

Mas e quando o perigo vira outro? E a saúde mental como fica nessas horas?

Para falar sobre esse assunto, a ObaBox trouxe um texto informativo para você que possa estar buscando uma forma de manter a sua mente saudável nesse período. Ou para você que tem um idoso em casa e deseja ajudar de todas as formas possíveis. 

Esperamos que o texto ajude! Boa leitura!

Saúde mental em tempos de pandemia

Diante de tantos acontecimentos e não apenas na área da saúde, manter a mente em dia pode ser mostrar um desafio. Algumas pessoas têm recorrido a se distrair ao máximo para tentar abstrair a situação e ficar mais tranquilas de que tudo irá se resolver. 

Se manter em casa é preciso. E para quem está acostumado a ter uma vida ativa o isolamento social pode trazer a sensação de aflição.

O mais importante agora é saber que enquanto não há uma solução definitiva para o vírus que se espalhou ao redor do mundo, você não está sozinho(a). 

Há pessoas ao redor do mundo buscando forças em diferentes formas, mas principalmente em outras pessoas. Há até quem está buscando fazer a sua parte e trazer uma palavra de apoio nesse momento.

É o caso de uma senhora italiana que fez um vídeo solidário para trazer esperança para quem está passando por esse momento e precisa de força.

Cuidando da saúde mental na terceira idade

Provavelmente quem esteja sentindo mais o medo e a incerteza do amanhã seja quem está dentro do grupo de risco da doença. Sem contar que o isolamento também têm seus pontos a serem observados.

Mesmo que seja o ideal para prevenir o contato dessas pessoas com a doença, a saúde mental pode começar a ser afetada. E por isso é necessário todo o cuidado e atenção. 

Se você estiver dentro do grupo da melhor idade ou se tem uma pessoa na sua família que está, abaixo você poderá conferir algumas dicas que podem te ajudar nesse momento. Esperamos que te ajude. 

  1. Converse o máximo que puder: Nesse momento se o tempo precisar ser preenchido, converse, conte histórias boas. Esse é o momento de relembrar situações do passado que marcaram a nossa vida e ter esperança que fases ruins também foram ultrapassadas com otimismo. 
  2. Assista filmes: Que tal combinar uma sessão de cinema em casa? Colocar filmes que marcaram a sua vida ou a vida da pessoa que você mais ama pode ajudar a manter o coração aquecido.
  3. Foque em atividades: Jogos e outras atividades, como cozinhar e até revisitar um velho álbum de família pode ser uma excelente forma de manter a saúde mental em dia. Se distrair, mas também trabalhar a mente com informações de memórias passadas é uma grande ideia para esse período. 
  4. Utilize a tecnologia a seu favor: A internet trouxe grandes revoluções para a palma da nossa mão. Então, que tal utilizá-la para fazer uma ligação por vídeo para quem você ama? Ou então, que tal utilizar a internet para fazer um curso e aprender algo novo nesse período?
  5. Busque a meditação: A meditação é uma forma muito benéfica de manter a saúde mental em qualquer idade. Com poucos minutos por dia é possível sentir a diferença. Além de aliviar sintomas de depressão e ansiedade, também ajuda no estresse. 
  6. Se puder, faça atividades físicas: Atividades físicas moderadas podem ser uma outra forma de você conseguir manter a sua saúde mental plena. Muitos profissionais da área esportiva estão se colocando à disposição para ajudar nos exercícios por videoconferência. Além disso, aplicativos e canais do YouTube também podem ser uma boa ideia para quem quiser começar. 
  7. Se conecte com a sua espiritualidade: Se você é uma pessoa que acredita na espiritualidade, se conectar com ela nesse momento pode ser uma fonte de alívio. Busque as práticas que mais te agradam e relaxe. 
  8. Não esqueça de tomar sol, se alimentar bem e se hidratar: Isso vale para qualquer idade, mas o lembrete é sempre importante. Essa tríade é a base para uma saúde boa, principalmente a saúde mental. 
  9. Pratique a escrita: Está sentindo aflição? Que tal escrever um pouco sobre isso? Um diário pode te ajudar a colocar para fora sentimentos que possam estar em conflito dentro de você. Essa também é uma boa prática para quem não se sente pronto para conversar sobre o assunto. 
  10. Pense positivo e converse sobre informações positivas: Por mais que o cenário possa assustar, se deixar tomar por informações negativas podem acabar prejudicando a sua saúde mental. Se for necessário, se afaste um pouco dos noticiários para poder cultivar a sua paz interna. 
  11. Se alguém da sua família for idoso não trate a pessoa de forma diferente: Alguém estar dentro da zona de risco não significa que ela tenha que deixar de viver ou se limitar. Cuidados são necessários, mas cuidado para não transformar o excesso de preocupação em uma situação que prejudique a saúde mental de quem você ama.

Mais sobre saúde mental para todas as idades

O período da quarentena não está sendo nada fácil. Não apenas por todas as questões voltadas a saúde do corpo, mas também pela saúde mental. Então, para te ajudar durante esse período incerto, mas que pode ter um pingo de esperança, a ObaBox quer fazer a sua parte. 

Trouxemos uma sugestão de leitura que vai te ajudar e muito nesse processo. Não deixe de conferir Cuide da sua saúde mental durante a quarentena e a pandemia do Coronavírus

Esperamos que a leitura te ajude! Pode contar conosco com o que precisar. Vamos passar por essa fase juntos. 

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem precisa de força nesse momento delicado? Contamos com você.

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