Cuidar da saúde bucal é essencial para uma vida de qualidade. Neste sentido, é importante conhecer os fatores que podem ajudar ou prejudicar a saúde bucal e os dentes saudáveis. 

Um dos fatores principais é a alimentação e, por isso, é necessário conhecer os alimentos que ajudam ou prejudicam a manutenção dos dentes e da boca.

Conhecer esses aspectos é fundamental para que a rotina seja feita adequadamente e para que a saúde do corpo e dos dentes seja garantida. Assim, quando falamos desses aspectos, os alimentos são os que mais estão intimamente relacionados.

Inclusive, determinados tipos de nutrição podem ajudar a potencializar os tratamentos, como clareamento consultório, como também podem prejudicar o andamento deles.

No presente artigo abordaremos sobre os alimentos que ajudam e prejudicam a saúde dos dentes.

Alimentos que contribuem para uma melhor saúde dos dentes

Segundo estudos da Associação Americana de Odontologia (ADA), quando a dieta do corpo não vai bem, uma das áreas mais prejudicadas é a saúde bucal.

Neste sentido, é importante compreender quais os alimentos que podem estar na rotina e que contribuem para dentes mais fortes.

Uma dieta bem equilibrada também garante que determinados tratamentos atinjam resultados mais adequados e otimizados, como a recuperação pós-operatória do implante dentário.

Conheça abaixo alguns dos alimentos que contribuem positivamente para uma melhor saúde dos dentes e da boca.

1. Queijo

O queijo é um alimento muito poderoso e segundo estudos de 2013 da General Dentristy, a revista da Academia Americana de Odontologia Geral, o consumo de queijo faz com que o pH da boca aumente, reduzindo o aparecimento de cáries.

Mais ainda, o estudo aponta que devido a um trabalho de mastigação maior no processo de comer queijo, ocorre o aumento da quantidade de saliva na boca. 

Outro fator é que o queijo contém cálcio e proteínas que favorecem o esmalte dos dentes. 

2. Iogurte

O iogurte é um dos derivados do leite e é rico em cálcio e proteínas, o que favorece a resistência dos dentes. 

As bactérias benéficas que estão no alimento permitem que a gengiva fique mais forte, o que também evita o aparecimento de cáries.

3. Folhas verdes

As folhas verdes são muito importantes para uma dieta que visa a qualidade da saúde bucal. Isso acontece pois são compostas por vitaminas e minerais, tendo poucas calorias.

As verduras, como a couve e o espinafre, permitem uma melhor qualidade da saúde bucal, principalmente por serem ricas em cálcio, que ajudam na formação do esmalte dos dentes. 

Esse tipo de alimento também contém substâncias como o ácido fólico, muito vantajoso para o corpo.

4. Água

O consumo de água é fundamental para manter a saúde bucal, principalmente porque ajuda na composição e produção da saliva que mantém o pH bucal. 

Quando a saliva não é produzida, o risco de aparecer doenças bucais aumenta muito, principalmente quando abordamos o aparecimento de doenças periodontais.

Assim, os tratamentos dentários como lente de contato dente são extremamente beneficiados pelo consumo regular de água.

Alimentos que prejudicam a saúde bucal

Agora que vimos alguns elementos que beneficiam nossa saúde bucal, iremos compreender os produtos que precisam ser evitados por prejudicarem a saúde dos dentes e da boca. Confira abaixo quais são esses alimentos.

1. Refrigerantes

Os refrigerantes são um risco para a saúde bucal, principalmente por que são ricos em açúcares.

Desta maneira, o consumo em excesso deste alimento pode causar e potencializar o aparecimento de cáries, principalmente se a higienização bucal for ausente.

Além disso, os refrigerantes corroem o esmalte dental, tornando as estruturas mais frágeis.

2. Morder alimentos muito duros

Morder alimentos e doces muito duros pode ser extremamente prejudicial para a saúde bucal, principalmente pelo risco da quebra dos dentes. 

Para quem possui algum tipo de aparelho ortodôntico metálico, há o risco da quebra dos bráquetes. Uma forma de minimizar esse risco é usar o aparelho dental transparente, que é móvel. No entanto, é recomendado evitar o consumo desses alimentos.

3. Cigarro e bebidas alcoólicas

O consumo de cigarro e bebidas alcoólicas também prejudica a saúde bucal, principalmente amarelando os dentes e causando cáries. Assim, evitá-los é essencial para uma melhor qualidade bucal.

Compreendemos que o cuidado com a saúde bucal é bastante importante, não apenas para manter dentes fortes e saudáveis, mas para ter uma saúde integral mais confortável, bonita e de qualidade. A partir disso, é possível viver uma vida mais sorridente e feliz. 

*Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *