Renda extra: ao ler essas duas palavrinhas, seu primeiro pensamento foi “quero” ou “preciso”?

No fim das contas, não estamos aqui para saber os motivos por trás de seu desejo de descobrir como ganhar uma renda extra em 2021.

Na verdade, estamos aqui para te ajudar a descobrir quais são as possibilidades que você tem para conseguir esse dinheiro. Acompanhe!

7 dicas do que fazer para ter renda extra

1. Cozinhe para vender

Você gosta de cozinhar e faz isso bem? A oportunidade pode estar aí.

Tem gente que tem mão boa para doces e gente que tem mão boa para salgados. Seja qual for o seu caso, tente avaliar o mercado e descobrir o que pode dar certo.

O mercado, inclusive, pode ser as pessoas que moram no seu prédio, a turma do trabalho, a vizinhança ou um grupo maior.

Atualmente, por exemplo, muita gente tem apostado em uma alimentação mais saudável. O número de vegetarianos também está crescendo.

Dar atenção a esses hábitos pode ajudar você a definir qual tipo de comida fazer para vender e ter uma renda extra.

Ah, foi só um exemplo, ok? Considere o que você faz bem e o que o seu “mercado” gostaria de consumir e una o útil ao agradável.

2. Aposte no trabalho manual

Se cozinhar não é a sua praia, mas você tem habilidade com as mãos, pode escolher entre:

  • artesanato;
  • crochê, bordado, costura;
  • marcenaria e outros.

O trabalho manual pode render itens úteis para o dia a dia ou peças de decoração que se traduzam em renda extra para você.

Essa ideia de renda extra é praticamente um convite para você transformar um hobby em dinheiro!

3. Dê aulas particulares

Uma das coisas que aprendemos em 2020 é que dá para fazer muito sem precisar ir a lugar algum, não é mesmo?

Com isso, você pode conseguir renda extra em casa, dando aulas particulares online. Se você preferir ― e se for seguro ― pode dar aulas presenciais, porém.

Seja como for, algumas possibilidades que você tem são:

  • aulas de reforço escolar de disciplinas que você domine;
  • aulas de língua estrangeira;
  • aulas de violão, piano, bateria ou outro instrumento musical;
  • aulas de desenho, pintura ou outra habilidade que você tenha;
  • aulas de inclusão digital para idosos.

4. Seja motorista de app

Caso você tenha disposição para sair de casa e um veículo, pode se cadastrar como motorista de aplicativos.

Outra opção é se cadastrar em apps de entrega caso você não queira trabalhar com passageiros ou caso seu veículo não permita isso.

Um ponto interessante dessa ideia de renda extra é que você tem total liberdade para fazer seus horários. Algo que pode ser bastante positivo para evitar o cansaço excessivo no dia a dia.

5. Cuide de animais de estimação

Você adora pets? Se sim, já tem uma forma de como fazer renda extra e se divertir ao mesmo tempo.

Você pode passear com os cães da vizinhança, dar banho nos bichinhos e até hospedá-los em sua casa quando os donos viajarem.

6. Faça um brechó online

Outra opção de renda extra é fazer um brechó online. Para tanto, você vai precisar garimpar o próprio guarda-roupas em busca de peças em bom estado que possa vender.

Outros itens que não sejam de vestuário também podem ser vendidos, caso você prefira.

Importante! Manter uma loja com novidades dificilmente é trabalho de renda extra. Com isso, estamos falando de algo que pode resultar apenas em vendas pontuais.

De tempos em tempos, se você fizer a “limpa” no guarda-roupas, pode selecionar algumas peças e tentar vender. Entretanto, não funciona fazer isso toda semana.

7. Trabalhe como freelancer

O trabalho como freelancer está cada vez mais sério e isso significa que você precisa de qualificação para fazê-lo e realmente conseguir uma renda extra.

Se você tem as habilidades e conhecimentos necessários, pode dar certo. Um exemplo entre as opções que existem é trabalhar traduzindo conteúdos ou formatando trabalhos acadêmicos segundo as regras da ABNT.

Renda extra não é dor de cabeça extra

Agora que você já conhece diferentes ideias de como ganhar uma renda extra, temos algumas observações a fazer.

Para começo de conversa, se estamos falando de renda extra, presumimos que você já tem alguma outra fonte de receitas.

Sendo assim, pode ser que boa parte do seu tempo já esteja sendo dedicada a uma atividade profissional ou a outras tarefas fundamentais.

Por essa razão, precisamos lembrar que não vale a pena insistir em uma renda extra em 2021 se isso for custar sua saúde e todo seu tempo livre.

Avalie bem suas possibilidades antes de decidir por qual caminho seguir. Escolha uma atividade de renda extra que realmente se adeque à sua realidade.

É claro que qualquer outro trabalho pode ter uma dorzinha de cabeça aqui e outra ali, mas não é algo que deva resultar em muito estresse.

Escolha algo que seja financeiramente viável

Outra questão que precisamos ressaltar é que, muitas vezes, é preciso fazer algum tipo de investimento para conseguir uma renda extra que faça a diferença.

Você pode precisar fazer algum curso

Às vezes, você vai precisar investir tempo em cursos para desenvolver ou aprimorar as habilidades das quais você vai precisar, por exemplo.

Se esse for o caso, recomendamos que você confira os cursos da eduK, uma plataforma de ensino online incrível e parceira do Natal Obabox.

A eduK tem mais de dois mil cursos para você que quer transformar uma paixão em hobby ou adquirir os conhecimentos necessários para ter uma fonte de renda adicional.

Você pode ter algumas despesas extras

Às vezes, você vai precisar investir dinheiro para fazer tudo dar certo.

Sabe a ideia de ser motorista de app? Você terá gastos com combustível, limpeza, manutenção… Sabe a ideia de hospedar pets? Você pode precisar criar uma estrutura para mantê-los seguros e confortáveis.

Tudo isso deve ser considerado. Cada atividade de renda extra pode ter seu próprio tipo de investimento. Ter clareza quanto a isso é fundamental para evitar surpresas e decepções.

Conclusão

Conseguir uma renda extra em 2021 é possível desde que realmente faça sentido segundo suas necessidades e possibilidades.

Esperamos que este post tenha te apresentado ideias interessantes e que, com nossas dicas, você escolha um caminho que te ajude a ganhar dinheiro, sem se estressar para isso.Você acha que acha que as habilidades manuais podem ser o melhor caminho? Confira nossos posts de DIY: Do It Yourself ou Faça Você Mesmo!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *