Você já deve saber que a fritadeira elétrica vai muito além da batata frita e te permite fazer várias receitas. Será que já sabe também que dá para fazer doces na airfryer?

Bom, independentemente da marca da sua fritadeira, você pode transformá-la em uma aliada no preparo de diferentes sobremesas e, neste post, vamos compartilhar algumas deliciosas com você.

Confira, é de dar água na boca!

Ainda não conhece a airfryer?

Se você chegou aqui mais pelos doces do que pela airfryer porque ainda não sabe ao certo o que é isso, nós explicamos.

Airfryer é a marca da fritadeira elétrica que ficou mais famosa no mercado, mas existem outras muito boas também. Assim, saiba que você tem escolha na hora de comprar a sua.

Em todo caso, falamos de um aparelho que permite fritar alimentos sem o uso de óleo. O nome airfryer indica isso muito bem porque air = ar e fryer = fritadeira.

Basicamente, você liga o aparelho na tomada, regula tempo e temperatura e deixa que o ar quente prepare o alimento de forma mais saudável e mais rápida também.

Ah, apesar de ser apresentada como uma fritadeira, a airfryer pode ser usada para preparos diferentes. Algo que vai ficar mais claro para você adiante.

Quais doces preparar na airfryer?

Separamos algumas receitas deliciosas de doces na airfryer ou na fritadeira elétrica que você tiver em casa. Veja só:

Bolinho de chuva

Receita do canal Clauzinhando.

Ingredientes:

  • 1 ovo e o complemento de 1 xícara de chá de leite;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • canela em pó.

Preparo:

Em um recipiente, coloque o ovo e leite, a manteiga derretida e o açúcar. Em seguida, misture bem. Depois, coloque parte da farinha (aproximadamente metade) e misture mais um pouco. O ideal é usar um fouet, que ajuda a evitar pelotinhas na massa.

Quando a mistura estiver mais incorporada, acrescente o restante da farinha e mexa novamente. A ideia de separar a farinha em partes é para facilitar o processo, evitar bagunça e te ajudar a encontrar o ponto certo da massa.

A massa não deve ficar líquida, mas um pouco mais firme. Em seguida, você deve acrescentar o fermento, misturar devagar e, então, começar a fazer seus bolinhos.

Como fazer os bolinhos? Com o auxílio de duas colheres que, usadas juntas, vão ajudar a moldar o bolinho sem que você precise colocar a mão na massa literalmente.

Em seguida, é só ir colocando os bolinhos no cestinho da fritadeira, tomando cuidado para deixar um espaço entre um e outro.

Com a airfryer pré-aquecida, basta levar os bolinhos por cinco minutos a 200°C. O melhor é deixar os bolinhos esfriarem antes de retirá-los da cestinha para, então, passá-los em uma mistura de açúcar e canela.

Fica macio e super gostoso esse doce na airfryer!

Bolo de chocolate

Levanta a mão quem acha que o bolo de chocolate deveria estar oficialmente entre as maravilhas do mundo!

Brincadeiras à parte, fomos no canal da Vanessa Lino descobrir como ela faz esse doce na airfryer para compartilhar com você.

Ingredientes:

  • 160g achocolatado em pó;
  • 200ml água fervida;
  • 160g açúcar;
  • 2 ovos;
  • 100ml óleo;
  • 20ml essência de baunilha;
  • 180g farinha de trigo;
  • 5g fermento.

Preparo:

(Você vai se surpreender com quão simples é!).

Primeiro, você deve misturar o achocolatado em pó e a água em um recipiente. Depois, vá adicionando aos poucos os outros ingredientes: açúcar, ovos, óleo, essência de baunilha, pitada de sal, farinha e, por fim, o fermento.

Lembre-se de ir misturando à medida que for acrescentando cada ingrediente. Novamente, vale a dica de usar o fouet, caso você tenha um em casa.

A Vanessa usou duas formas pequenas untadas com margarina e achocolatado em pó e despejou nelas a mistura feita. Isso porque é preciso usar formas que comportem o volume da mistura e que caiba na cestinha!

Para o preparo, é preciso pré-aquecer a fritadeira a 200° por 15 minutos. Depois, coloque a massa para assar a 180° por cerca de 17 minutos. Quando o bolo estiver pronto, é só esperar esfriar, desenformar e, se quiser, preparar uma calda.

Pudim de leite condensado

Já reparou que tem gente na internet que passa horas discutindo se o melhor é o pudim lisinho ou o com furinhos? Sinceramente, nós aqui preferimos deixar esse debate de lado e só comer.

Fomos novamente conferir uma receita da Clau para te ensinar como preparar mais esse doce na airfryer.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 3 ovos;
  • calda de caramelo pronta.

Preparo:

Você vai precisar de uma forma de alumínio com furo no meio, do jeitinho daquela que você já deve conhecer e usar na hora de preparar um pudim de leite condensado.

A Clau usou uma como 17 centímetros de diâmetro. É importante dar atenção a isso porque a forma tem que ser adequada à quantidade de ingredientes e caber em sua fritadeira.

A primeira coisa é colocar a calda de caramelo pronta no fundo ou, se preferir, preparar sua própria calda caseira e reservar.

Em seguida, você deve colocar em um liquidificador o leite condensado, as gemas do ovo, o leite e bater até ficar homogêneo. Depois, é só despejar essa mistura na forma.

O próximo passo é colocar a forma dentro da cestinha da fritadeira e acionar o preparo a 120ºC por 20 minutos. Depois, com o devido cuidado, é só desinformar e pronto!

Dicas para o preparo de doces na airfryer

Trouxemos três receitinhas deliciosas de doces na airfryer para que você não tenha dúvidas de que é possível preparar sobremesas de diferentes tipos em sua fritadeira elétrica.

Agora, temos algumas observações que servem como dicas importantes para que você tenha sucesso quando for reproduzir essas ou outras receitas aí na sua casa.

Fritadeiras elétricas de marcas diferentes podem ter variações na capacidade de aquecimento e no tamanho da cestinha. Por isso, adaptações quanto ao tamanho da forma usada, da temperatura e até do tempo de preparo podem ser necessárias.

Nossa dica? Ao menos da primeira vez, confira a situação do doce na metade do tempo e um pouco antes do fim estimado. Assim, você pode ir avaliando a situação para evitar doce mal assado ou queimado.

Curtiu? Conta pra gente qual receita te atraiu mais e, se souber preparar algum outro doce na airfryer, compartilhe nos comentários!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *