Huuum…. bateu aquela vontade de comer alguma coisinha agora? Que tal apostar no pão caseiro?

Se você está com tempo livre e consegue colocar a mão na massa, uma boa receita de pão caseiro, pode matar aquela sua vontade de um lanche gostoso. 

Ah, e não precisa se preocupar! Além do texto de hoje trazer uma boa receita para fazer para você e para a sua família, ainda tem mais.

Você vai descobrir que o pão tem inúmeros benefícios e não tem nada de vilão da alimentação quando consumido com moderação. 

Então, bora descobrir? Boa leitura e degustação!

Os benefícios do pão caseiro na alimentação

Se você é daquelas pessoas que ama pão, mas tem medo de como consumi-lo pode afetar a sua dieta ou alimentação, temos boas notícias! Você não precisa mais consumir o pão com receio.

Abaixo você vai entender como o pão caseiro pode funcionar na sua alimentação. 

O pão não engorda 

Parece até que a gente está tentando te convencer a você comer pão caseiro a todo custo. Mas não é verdade.

O pão é um alimento altamente nutritivo. Tanto que sempre foi clássico e consumido por gerações. A grande questão é o tipo de pão e também a quantidade que você consome. 

Então, se você está querendo perder peso, deve manter longe da alimentação o pão franco. A farinha refinada geralmente é pobre de fibras e nutrientes.

Já os pães integrais e ricos em fibras dão maior saciedade e também ajudam na perda calórica. 

Glúten é saudável

O Glúten é uma substância que traz aquela sensação de que o pão é fofinho. Muita gente prefere fugir do glúten por ser alérgica ou acreditar que não faz bem à saúde.

Mas comparada à outras substâncias que são utilizadas para substituí-las, como é o caso da goma xantana, o glúten ainda é mais saudável. 

Pão integral é saudável

Principalmente os pães artesanais e o pão caseiro é considerado mais saudável do que os pães industrializados.

Então, vale a pena ter na sua casa esse tipo de pão que pode te ajudar a manter a sua alimentação balanceada. Mas não confunda pão marrom com pão integral, hein?

Ambos são bem diferentes e o pão marrom tão pode ter pobre em seus nutrientes. 

Comer pão puro pode aumentar o nível glicêmico rapidamente

Sim. Por isso é recomendado que ao comer um pão, você também traga algum recheio ou então coma um alimento antes de consumi-lo. Esse alimento pode ser uma fruta, por exemplo.

Então, se você está em jejum e precisa retomar a alimentação, beba um suco e você não terá problemas de aumento da quantidade de açúcar no sangue. 

O sabor da pão caseiro é incomparável

Nada se compara com a comida que nós fazemos em casa. O pão caseiro não seria diferente.

Então, ter a oportunidade de produzir o próprio pão ou então comprar um pão que seja feito de forma caseira, além de mais saudável, também tem um sabor todo especial. 

Colocando a mão na massa: como fazer pão

Agora que você já sabe que o pão caseiro é um alimento e tanto para o seu organismo, que tal descobrir como fazê-lo?

Confira agora a nossa receita especial. 

Você vai precisar de:

  • 3 xícaras de farinha de trigo, ou seja, cerca de 360g;
  • 4 g, ou seja, ½ sachê de fermento biológico seco;
  • 230 g, ou 1 xícara, de água;
  • 7 g, ou ½ colher de sopa, de sal.

Modo de preparo:

  1. O primeiro passo é em uma tigela grande adicionar as 360 gramas de farinha de trigo. O ideal é você não usar a farinha que já vem com fermento. Use o fermento biológico seco instantâneo que já vem no sachê.
  2. Adicione o fermento e o sal na tigela, estando o fermento de um lado e o sal de outro lado. Isso faz com que o fermento não perca a força. 
  3. Misture os ingredientes secos faça um buraco no meio da farinha. Acrescente um pouco de água e reserve o restante. 
  4. No início misture com uma colher e em seguida use as mãos. Coloque a massa na bancada. Adicione água aos poucos para deixar o miolo fofinho, mas não exagere na quantidade de água. 
  5. Modele uma bola, cubra e deixe descansar por 10 minutos antes de começar a sovar.
  6. Feito isso, é só virar em 90º. O ideal é que a massa fique sendo sovada por 10 minutos. 
  7. Modele uma bola e coloque a massa na tigela outra vez. Cubra com um pano. Agora é hora de deixar descansar por 1 hora. Pegue a sua assadeira e comece a untar com óleo ou manteiga para não grudar a massa no cozimento. 
  8. Coloque delicadamente a massa sobre a bancada, se a massa ainda estiver grudando, polvilhe um pouco de farinha na bancada para desgrudar a massa.
  9. Comece a modelar a massa. Feito isso, coloque na assadeira e deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Ligue o forno em 250º enquanto isso e deixei pré-aquecido. Para cozinhar o seu pão mantenha a temperatura em fogo alto. 
  10. Para cozinhar o pão é necessário que você injete vapor no forno. Você pode fazer isso borrifando um pouco de água dentro do próprio forno. Esse procedimento precisa ser repetido duas vezes para manter o vapor atuando no cozimento. 
  11. O pão deve ficar no forno por cerca de 50 minutos. Quando retirado, é importante deixar esfriar por 30 minutos para o miolo não ficar empelotado. Pronto. O seu pão está pronto para ser servido!

Mais delícias para você fazer e ter na sua cozinha

Quem não tem saudade daquela comida que só a mãe faz? Ou então alguém tão especial da família que dá vontade de comer e repetir um monte de vezes? Pois é.

Dependendo do contexto, nem sempre a gente consegue ter aquela comida gostosa na nossa frente quando a gente deseja. 

Mas se você acha que é quase impossível ressuscitar essa memória afetiva, a ObaBox tem uma novidade para você. Que tal dar uma olhada na sugestão de texto de hoje?

Não deixe de ler Saudades da comida da vó? Saiba tudo sobre comfort food, a culinária afetiva

Tomara que você goste da dica e da leitura! Depois conta para a gente o que achou!

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, agora é sua vez de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais com amigos e familiares que não podem perder essa receita de pão caseiro.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *