Há tempos, smartphones são usados para registrar os mais diversos momentos do dia a dia, tendo substituído para muitos o uso de uma máquina fotográfica.

Você sabe o que faz com que a câmera do celular seja considerada boa?

A qualidade da câmera tem sido um fator importante para muitos que decidem comprar um celular novo.

Não fosse assim, os fabricantes não estariam tentando se superar a cada lançamento e destacar isso em suas propagandas.

Você entende quando informam que a câmera tem “X” megapixels? Sabe avaliar o alcance do zoom?

Neste post, reunimos algumas informações que vão ajudar você a identificar as melhores câmeras de celular e fazer a escolha mais adequada aos seus interesses!

O que são e o que você precisa saber sobre os megapixels

Já ampliou uma foto, ou seja, deu zoom nela até que pequenos quadradinhos coloridos se formassem na tela?

Pois é, eles são os pixels. Por definição, podemos dizer que um pixel é o menor fragmento de cor que encontramos em uma imagem.

Caso você não saiba o que o prefixo “mega” representa, esclarecemos que um megapixel equivale a um milhão de pixels. Em tese, quanto mais pixels uma câmera de celular tem, melhores serão as suas fotos.

É com base nessa informação que muita gente se prende ao número de pixels para escolher um novo aparelho de celular.

De fato, um aparelho cuja câmera tem 5 MP, como o ObaSmart 3, tende a fazer fotos melhores do que aqueles com 3 MP, por exemplo.

Acontece, porém, que os pixels não são tudo o que você precisa avaliar para escolher a melhor câmera de celular.

Vale saber que, em razão de outras configurações, aparelhos diferentes com a mesma quantidade de pixel podem fazer fotos de qualidade distinta!

Sobre a resolução da câmera frontal

É comum encontrar no mercado aparelhos que tenham uma resolução superior na câmera traseira e uma câmera frontal com menos megapixels.

Enquanto alguns acham isso “ok”, há quem se decepcione ao perceber que as famosas selfies não saem com a mesma qualidade que as outras fotos.

Se você está em busca de uma câmera de celular boa pensando especialmente em fotografias de paisagens ou de outras pessoas, essa preocupação com a câmera frontal pode não ser tão importante.

Agora, se você quer selfies com mais nitidez e beleza, não se esqueça de analisar cuidadosamente.

Atualmente, existem aparelhos como o ObaSmart 3 que têm a mesma quantidade de MP nas duas câmeras.

O que é e por que a abertura de câmera é importante

Enquanto megapixels são características mais conhecida entre os que buscam uma câmera de celular boa, pode ser que a abertura ainda seja uma novidade para muitos.

A abertura de câmera em si não é uma característica recém-chegada no universo da fotografia, mas muita gente que não é um verdadeiro entusiasta desse universo não sabe do que se trata.

A saber, nas especificações técnicas dos aparelhos, a abertura vem com a letra “F” e um número; F/1.8, F/2, F/3 e etc.

Quanto maior for a abertura da câmera, mais luz passa por ela no momento de fazer as fotos.

Já reparou como fotos em locais bem iluminados ficam melhores do que aquelas em locais com pouca luz?

Uma abertura maior consegue fazer uma foto em ambiente com pouca luz ter mais qualidade, por exemplo.

Ainda, uma abertura de câmera maior melhora o resultado de fotos com o fundo desfocado.

Aquelas que realçam o que ou quem está em primeiro plano e, assim, acabam tendo um efeito de fotografia profissional.

Com tudo isso, convém não apenas procurar por um número de pixels maior, mas por uma câmera de celular que tenha abertura maior.

Atenção: quanto menor o número que acompanha o “F”, maior a abertura de câmera.

O que avaliar para além da câmera e fazer uma boa escolha

Existem outros fatores a serem considerados para a sua satisfação que vão além das características próprias da câmera do celular.

Vamos apresentá-los a seguir, considerando seu potencial de impactar a experiência do usuário ao fotografar e ao lidar com as fotos feitas.

Flash

Como você deve saber, o flash é um recurso usado quando a luminosidade do local é baixa porque, sem luz, não há fotografia. Existem detalhes sobre o uso dessa ferramenta, inclusive para que você evite aquelas fotos “estouradas” em que todo mundo parece um ser iluminado.

Com isso, é legal pesquisar sobre as melhores formas de usar o flash ou como fazê-lo de forma a obter resultados satisfatórios.

Neste post, não entraremos nesta questão técnica porque nosso objetivo é apenas apresentar elementos que você precisa avaliar para escolher uma boa câmera de celular.

Atualmente, a maioria dos aparelhos têm flash na câmera traseira e isso é ótimo. O diferencial tem sido a presença do flash também na câmera dianteira, como o ObaSmart 3 oferece.

Tela

A tela também não é uma característica da câmera do celular, mas um elemento que pode ajudar você a fazer fotos melhores. Telas Super AMOLED ou Retina Display estão entre as que garantem maior nitidez na visualização das imagens.

Com isso, dão ao usuário melhores condições para avaliar cada fotografia feita e saber quais alterações fazer para conseguir melhores resultados a cada clique.

Aos que se interessam pela edição das fotos feitas, a qualidade da tela se torna um fator ainda mais importante.

Processador

Por fim, se você busca uma câmera de celular de alta qualidade, precisa de um aparelho com um bom processador. Atualmente, os octa-core se destacam nesse sentido.

Vale saber, o processador está relacionado à velocidade do aparelho como um todo. Conta para o tempo de abertura de uma página na internet ou para o salvamento e abertura de um arquivo de foto ou vídeo, por exemplo.

Já imaginou poder fazer uma baita foto, mas ter de esperar o celular “pensar” até conseguir salvá-la? Ou até conseguir abri-la para que você confira como ficou ou mostre para quem quiser?

Por essas razões, vale a pena atentar ao processador.

Dica final de como descobrir qual é a melhor câmera de celular

Agora que você já sabe as características que fazem uma boa câmera de celular, vamos a uma dica que pode ser decisiva para o seu processo de escolha: o teste!

Se você vai comprar o aparelho online, avalie a possibilidade de ir a uma loja antes e conhecê-lo melhor.

Lembra quando dissemos que aparelhos com o mesmo número de megapixels podem fazer fotos de qualidade diferente?

Pois é.

A melhor forma de avaliar se a câmera atende às suas expectativas é testando. Aproveite os aparelhos que ficam no mostruário, escolha aqueles que mais interessam com base em outros fatores que lhe sejam importantes.

Então, faça algumas fotos com cada um deles.

Tire foto de algo ou de alguém que esteja com você e avalie a nitidez. Faça uma selfie e veja se há diferença entre os resultados ou se a qualidade é muito inferior ao que você deseja.

Enfim, teste e escolha com mais segurança.Esperamos que este post tenha sido útil.

Aproveite e confira nossas dicas para fazer fotos bacanas com o celular!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *