Em meio a tudo o que faz sucesso na TV, os programas de reforma aparecem entre os destaques na preferência de muita gente. Você conhece e acompanha algum?

A gente sabe que qualquer obra, por menor que seja, pode render um trabalhão. Entretanto, frente à necessidade ou em função do desejo de ter a casa dos sonhos, vale a pena encarar o desafio.

A questão é que, para além dos reparos, na hora de definir a “cara” do projeto, nem sempre sabemos o que fazer. Por isso, uma boa fonte de inspiração é bem-vinda e esses 5 programas de decoração e reforma podem ajudar. Confira!

1. Extreme Makeover: Reconstrução Total

Nos últimos anos, os programas de reforma caíram no gosto de muitas pessoas. Quem embarcou nessa bem antes de “virar moda”, porém, provavelmente conhece o Extreme Makeover: Reconstrução Total.

No programa, comandado pelo empreiteiro Ty Pennington, uma família tem sua casa completamente transformada. Os participantes são indicados por amigos e vizinhos que reconhecem a situação difícil da família e acreditam que a transformação seria merecida e bem-vinda.

As reformas da Ty são radicais e, por vezes, envolvem demolir boa parte da casa! É bem provável que você não esteja pensando em fazer o mesmo, mas certamente tirará boas ideias do programa!

Atualmente, episódios de Extreme Makeover são encontrados na internet. A boa notícia para você que prefere assistir aos programas de decoração e reforma pela TV é que o canal GNT planeja lançar um conteúdo similar.

Um anúncio feito pelo GNT indica que a versão brasileira do programa terá Otaviano Costa como apresentador. Enquanto essa opção não entra na grade de programação, as outras de nossa lista já estão disponíveis!

2. Irmãos à Obra

Atualmente, um dos programas de reforma mais famosos da TV mundial é o dos gêmeos Drew e Jonathan Scott. Os irmãos Scott ou Irmãos à Obra são mestres em reformar e decorar casas, realizando o sonho de diversas famílias com muito estilo.

No programa, os irmãos mostram aos participantes casas que cabem em seu orçamento considerando o custo de compra e de reforma. A ideia é mostrar para aqueles que têm medo de obra ― e quem não tem? ― que o esforço, tempo e dinheiro dedicados podem valer a pena.

Assim, além de se inspirar para decidir que visual você quer para a sua casa ou espaço a ser reformado, você também ganha uma dose de motivação para encarar o processo.

Atualmente, é possível assistir Irmãos à Obra e Irmãos à Obra o Duelo (outro programa dos irmãos Scott) no Discovery Home & Health e na Netflix. O sucesso da dupla é tamanho que, em agosto de 2019, eles desembarcaram no Brasil apenas para conhecer os fãs e falar com a imprensa!

3. Ame-a ou Deixe-a

Outra excelente dica para quem busca um programa de decoração e reforma é o Ame-a ou Deixe-a. Uma das edições de sucesso é o Ame-a ou Deixe-a Vancouver (Canadá), cuja versão dublada em português é televisionada pelo Discovery Home & Health.

A ideia é a seguinte: uma pessoa da família quer permanecer na casa e a outra deseja vender e comprar uma nova. Assim sendo, ou uma reforma convence a todos de ficar ou a descoberta da casa dos sonhos faz com que todos queiram se mudar.

No Ame-a ou Deixe-a Vancouver, a missão de dar uma cara nova à casa da família é da talentosa design de interiores Jillian Harris. Sua missão não é nada fácil, sobretudo porque as famílias fazem muitas exigências e nem sempre têm um orçamento à altura.

Um ponto positivo do programa, além de apresentar ideias inspiradoras para reformas e decoração, é mostrar as dificuldades do processo. É bem comum que Jill tenha problemas inesperados como abrir uma parede e encontrar um encanamento velho e defeituoso cuja troca é imprescindível e cara.

Com isso, o dinheiro disponível vai diminuindo e a Jill tem que se desdobrar para fazer mágica nesse programa de reforma para entregar o máximo do que a família deseja. Uma boa dose de realidade, não acha?

O seu oponente da disputa é Todd Talbot, um agente imobiliário que tem a missão de encontrar a casa dos sonhos. O trabalho de Todd pode parecer mais fácil, mas descobrir um imóvel bom o bastante para que a pessoa que não quer sair da casa atual aceite se mudar é desafiador.

No fim das contas, acompanhando a busca de Todd, você acaba conhecendo casas modernas e lindas que também podem inspirar a sua própria reforma.

4. Mais Cor Por Favor

O Mais Cor Por Favor é um programa nacional que vai inspirar, sobretudo os adeptos do DIY ― Do It Yourself ― ou “faça você mesmo”. A apresentadora é Thalita Carvalho, uma blogueira e publicitária especializada em trabalhos manuais.

Sua missão, segundo o GNT, canal que transmite o programa, é usar sua “experiência em recuperação de móveis e objetos para inspirar pessoas a renovarem suas casas com ideias simples e de baixo custo, mas resultados surpreendentes”.

Sabemos que o sonho da maioria das pessoas, quiçá de todas, é reformar a casa gastando pouco. Afinal, dinheiro não dá em árvore e as surpresas inevitáveis tendem a fazer o orçamento pesar. Por isso, assistir ao Mais Cor Por Favor é uma excelente ideia para você que quer colocar a mão na massa para reformar um ambiente e economizar com a transformação.

Além de acompanhar o programa pela TV, você também tem a opção de assistir a quantos episódios quiser e quando quiser pelo GNT PLAY, que faz parte do serviço de streaming da Rede Globosat, pela internet.

5. Missão Design

Se, ao assistir um programa de decoração, você busca ideias que ajudem você a pensar fora da caixa, ou seja, a usar toda a sua criatividade, o Missão Design pode ser a escolha certa.

O programa, apresentado por Fernanda Paes Leme é uma competição que sempre envolve três designers de interiores que têm a missão de montar, dentro de um container, um ambiente começando do zero. O prazo? 12 horas!

Além da inspiração típica de um programa de reforma ou decoração, você tem a oportunidade de conhecer diferentes propostas para um mesmo ambiente. Algo que certamente vai ajudar você a conhecer novas possibilidades para o uso de objetos e cores, além de ideias incríveis.

Como se não bastasse, o Missão Design também valoriza a sustentabilidade e o consumo consciente. Algo que ajuda a inspirar em todos nós escolhas mais amigáveis ao meio ambiente até mesmo no momento de mudar a aparência de nossas casas.

A competição é uma criação do GNT e pelo canal no youtube é possível assistir a vários vídeos com dicas de decoração, organização e otimização do espaço.

Você já conhece algum desses programas? Conta pra gente qual é o seu favorito!