Atire a primeira pedra quem nunca ficou com água na boca depois de assistir a algum dos programas de culinária que fazem sucesso na televisão! Além do MasterChef, qual a sua atração favorita?

Até mesmo quem não tem talento para a arte da culinária pode estar na lista dos fãs dos programas que mostram receitas ou fazem competições entre chefes e aspirantes a chefes.

Por muito tempo, Ana Maria Braga e Palmirinha foram os nomes de destaque nesse meio, mas com o surgimento e sucesso do MasterChef, outras opções ganharam a atenção do público

Continue a leitura do post para conhecê-las!

1. Cozinha Prática, com Rita Lobo

O nome do programa diz muito a seu respeito. O Cozinha Prática é uma produção nacional transmitida pelo Canal GNT. A ideia da chef Rita Lobo é mostrar que a culinária pode ser fácil e que o universo da cozinha é saboroso.

Assim, se você nunca levou muito jeito com o preparo de alimentos ou simplesmente gosta de praticidade, essa dica é especial para você.

O Cozinha Prática é um programa de culinária que se propõe a mostrar o passo a passo de receitas em detalhes para que ninguém fique perdido ou desista de tentar por não entender bem como cumprir determinada etapa.

Além disso, Rita escolhe receitas fáceis para que você possa “fazer comida de verdade” em qualquer ocasião. Bom, simples e gostoso!

2. Hell’s Kitchen, com Gordon Ramsey

Talvez você não saiba, mas o MasterChef, que caiu no gosto dos brasileiros, é um programa de origem estrangeira que acabou sendo adaptado em diversos países. E é de olho nas atrações gringas que a gente encontra o Hell’s Kitchen.

Em tradução literal para o português, o nome quer dizer “Cozinha dos Infernos” e não foi escolhido por acaso.

O programa é uma competição em que diferentes chefs de cozinha formam equipes para se enfrentarem até que o renomado chef Gordon Ramsey dê a sentença final e escolha um deles para comandar um de seus famosos restaurantes.

Acontece que Gordon é extremamente exigente e nem um pouco delicado ao lidar com os chefs que participam da competição. São muitos gritos, xingamentos, discussões e até episódios de choro: um verdadeiro caos.

Em tese, quem sobrevive à essa loucura prova que está disposto a tudo para comandar um dos restaurantes de Gordon e, por algum motivo, o temperamento do chef parece divertir os telespectadores.

O Hell’s Kitchen é uma boa opção para quem tem interesse em saber sobre os rigorosos padrões de restaurantes renomados.

3. Bela Cozinha, com Bela Gil

O Bela Cozinha é mais uma produção nacional e também do GNT. O programa de culinária é comandado pela chef e nutricionista Bela Gil que aposta no clima descontraído para ensinar aos telespectadores sobre alimentação saudável e consciente.

A ideia de Bela não é só mostrar receitas que nos ensinam a comer bem, mas também aquelas que nos permitem aproveitar ao máximo os alimentos e evitar desperdícios. Já pensou em utilizar partes que iriam para o lixo, como talos e sementes, para criar pratos deliciosos e nutritivos?

Com o Bela Cozinha essa possibilidade existe porque Bela Gil é especialista em alimentação natural. E o melhor de tudo isso é que ela foca em receitas fáceis e práticas para que a falta de experiência ou de habilidade de quem cozinha não seja um empecilho para enxergar os alimentos com outros olhos.

4. A Guerra dos Cupcakes (competição)

Se a sua paixão são os doces, A Guerra dos Cupcakes pode ser o programa de culinária ideal para você. Os cupcakes, como você deve saber, são aqueles bolinhos individuais que se popularizaram no país alguns anos atrás.

A atração é transmitida pelo canal TLC e começa com quatro participantes que não são profissionais, mas ganham a vida vendendo seus cupcakes. A cada rodada da competição, um deles é eliminado.

Todo programa conta com a presença de jurados, um tema e um convidado que está diretamente relacionado ao tema. Os cupcakes são julgados com base no sabor, aspecto e apresentação (decoração e criatividade).

Além disso, os dois participantes que chegam à rodada final contam com ajuda de marceneiros para desenvolver um display ― uma estrutura em que desejam que seus cupcakes sejam apresentados na festa do convidado, caso vençam o programa. Esse display também é julgado.

A Guerra dos Cupcakes apresenta um campeão por episódio e isso faz com que você não tenha que se preocupar com sequências. Ainda, desafia os participantes a utilizar ingredientes bem diferentes e inusitados, o que pode aguçar sua criatividade e paladar.

5. Cake Boss, com Buddy Valastro

Quando o assunto são os doces, os fãs de programas de culinária reconhecem um nome: Buddy Valastro. O americano é figura central de diferentes atrações na TV, em especial as que envolvem doces e bolos como o Cake Boss, exibido pelo TLC.

Buddy inclusive tem um programa de competição que se passa no Brasil, transmitido pela TV Record, o Duelo dos Confeiteiros.

Antes de chegar aqui, porém, ele se tornou um sucesso mundial como o Rei dos Bolos, tradução literal para Cake Boss. No programa, Buddy e sua equipe criam bolos com designs incríveis!

A graça da atração não está em conhecer as receitas do chef e sim ver como ele e sua equipe aplicam seus conhecimentos em culinária e artes, assim como sua criatividade, para criar seus bolos super originais.

6. Bake Off Brasil (competição)

O Bake Off Brasil: Mão na massa é um programa de competição entre confeiteiros amadores transmitido pelo SBT e pelo Discovery Home & Health.

Como o MasterChef, tem eliminações ao longo de toda a temporada para eleger o vencedor, o que faz com que o telespectador tenha que acompanhar todos os episódios para não perder nada.

Em busca do título de “Melhor confeiteiro amador do Brasil”, os participantes são apresentados a desafios que exigem a aplicação de novas técnicas, concentração e o exercício da criatividade para chegar ao resultado perfeito.

O programa também conta com uma edição para pequenos confeiteiros, o Bake Off Brasil Kids, que recebe crianças interessadas por culinária e prontas para desenvolver ainda mais o seu talento na confeitaria.

E aí, você já conhecia algum desses programas? Deixe seu comentário contando pra gente qual deles é seu favorito ou qual despertou mais seu interesse!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *