O Dia dos Avós é celebrado no Brasil a cada 26 de julho. É uma data especial para manifestar o amor por pessoas queridas e, por que não, presenteá-las.

Precisa de ideias sobre o que comprar ou fazer?

A gente sabe que vovós e vovôs tem perfis diferentes e recomenda que você tente pensar em algo especial porque não existe nada melhor do que ganhar algo que a gente realmente queira ou goste.

Para ajudar no processo de escolha ou ao menos para abrir sua mente, separamos algumas sugestões de presentes para avós que podem ser boas escolhas.

Confira!

Presentes feitos com carinho

Você já ganhou algo que tenha sido feito por quem lhe deu o presente?

Se empenhar na tarefa de fazer algo envolve um nível de entrega diferente que revela o desejo de fazer com que presente sirva como expressão clara do carinho existente.

São vários os canais do youtube de Faça Você Mesmo, o movimento que incentiva e ensina pessoas a colocarem a mão na massa e criar coisas por conta própria.

Navegando por eles, você pode encontrar instruções para fazer diferentes presentes para o Dia dos Avós.

Entre eles, estão:

Chaveiro de mãos

Ao pesquisar, você certamente encontrará diferentes sugestões de como fazer um chaveiro, quer ele seja de mãos quer não.

Por isso, não vamos focar em um tutorial, optando por apenas contar a você a ideia por trás desse presente.

Você vai precisar de:

  • Mãozinhas de netinhos;
  • Tinta guache;
  • Papel branco;
  • Papel contact firme;
  • Furador;
  • Argolas.

Basta lambuzar a palma da mão dos netinhos em tinta guache (atóxica) colorida e carimbar o papel. Em seguida, deixe secar e, então, recorte fazendo o contorno da mãozinha.

Depois, proteja a obra de arte com papel contact dos dois lados. Escolha um cantinho para fazer um furo e prenda nele as argolas. Seu chaveiro está pronto;

Vaso de plantas decorado

É possível decorar vasos de plantas de diferentes formas, por exemplo com tinta a prova d’água ou com colagens de itens como botões ou outros adereços usando cola quente.

Para tornar o presente mais especial, você pode usar pincéis a prova d’água para escrever recadinhos ou palavras positivas e já entregar o vasinho com alguma planta ou flor;

Porta-retrato

Nos vídeos de Faça Você Mesmo, o que não faltam são ideias de porta-retratos que podem ser feitos de forma simples e causar grande impacto.

No Dia dos Avós, temos a oportunidade de reafirmar nosso amor por pessoas que sabem muito bem apreciar pequenos gestos de carinho.

Por isso, presenteá-los com algo que pode ser um lembrete diário deste sentimento pode ser bem legal;

Um prato bem especial

Além de tudo isso, você também pode preparar um prato especial para uma refeição em família.

Se a situação não permitir essa aproximação (como acontece em tempos de pandemia), considere a possibilidade de cozinhar algo que possa ser transportado e entregue em um “delivery especial” de Dia dos Avós.

Presentes que revelam cuidado

Se o Faça Você Mesmo não lhe parece uma boa ideia, existem outras opções de presentes para o Dia dos Avós que você pode comprar.

Veja algumas sugestões selecionadas pensando no cuidado com vovós e vovôs:

Calçados ortopédicos

Com o avançar da idade, é natural que as pessoas percam um pouco de sua força e equilíbrio.

Com isso, podem andar de forma mais arrastada, aumentando o risco de quedas que podem ter consequências graves.

Uma das formas de evitar esse problema é com o uso de calçados ortopédicos, desenvolvidos para a terceira idade ou para quem tem necessidades similares.

Vale saber que, atualmente, existem modelos bem bonitos desse tipo de calçado. Assim, você pode dar um presente que esteja na moda e que ainda proteja seus avós.

Em nosso blog, temos um post especial sobre a importância da escolha de sapatos para idosos e recomendamos a leitura;

Suéteres e outras peças quentinhas

Também é natural que vovós e vovôs sintam mais frio e, mantê-los aquecidos é importante para evitar cenários favoráveis a doenças que podem ser mais desgastantes para a saúde dos mais velhos.

Por isso, vale a pena investir em um suéter bem quentinho ou em outras peças que podem ser bastante úteis como gorros, cachecóis, meias de lã ou luvas;

Bengalas modernas e seguras

Outra opção, sobretudo se seus avós tiverem alguma dificuldade de locomoção, é comprar uma bengala moderna e segura, o que nos leva à uma sugestão de presente Obabox: a ObaCane.

Trata-se de uma bengala dobrável que vem com uma lanterna na ponta, para garantir mais visibilidade em caso de pouca luz e com um botão SOS que seus avós podem usar para solicitar ajuda em uma eventualidade;

Celular fácil de usar

Desde que os smartphones dominaram o mercado, algumas pessoas da terceira idade sentem dificuldade para lidar com os aparelhos novos. Por isso, pode ser bem legal presentear seus avós com um celular especialmente desenvolvido para idosos e que fazem o básico.

É o caso do ObaPhone Barra e do ObaPhone Flip: celulares com teclas grandes e botão SOS para facilitar a comunicação e garantir a segurança de vovós e vovôs.

Presentes voltados para o lazer

Considerando que vovós e vovôs também gostam e merecem se divertir, também separamos algumas sugestões de presentes para o Dia dos Avós que são voltados para o lazer.

Confira:

Jogos de tabuleiro

Muitos avós adoram oportunidades de reforçar laços com seus familiares e jogos à moda antiga podem ser ideias para isso.

Uma boa ideia é comprar um jogo de xadrez em edição especial, por exemplo, com uma bela caixa de madeira ou com peças e tabuleiro feitos de vidro.

Assim, seus avós terão um jogo bonito e ideal para uma tarde junto com os netos e outros familiares;

Kit de pescaria

Seus avós moram perto de uma lagoa ou podem frequentar locais propícios para a pescaria?

Pescar é um hobby para muitas pessoas, existindo inclusive as que gostam de pescar e logo em seguida devolver o peixe ao seu habitat.

Se a pescaria é algo do interesse de algum dos seus avós, um kit de pescaria com varas leves e iscas pode ser um bom presente;

DVDs de filmes antigos

Muita gente da terceira idade sabe usar os serviços de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime, mas há os que não lidam bem com a ideia ou sequer gostem de tanta tecnologia.

Por essa razão, um bom presente para o Dia dos Avós são DVDs de filmes que marcaram a geração deles ou, mais interessante ainda, que você saiba que estão na lista de favoritos deles.

O presente também pode servir para os mais moderninhos se considerarmos que há muitos títulos fora do catálogo dos serviços de streaming;

Vitrola moderna

É bem provável que seus avós tenham vivido a época de ouro dos discos de vinil e das vitrolas.

Há também uma chance de que eles tenham vinis guardados em casa ou de que adorariam reiniciar uma coleção para relembrar os bons e velhos tempos.

Sendo assim, nada melhor do que uma vitrola moderna que, além de toca-discos, também tenha player de fita K7, CD e até de MP3, não acha? É isso o que a ObaVintage oferece a seus avós!

Presentes para avós conectados

Por último, mas não menos importantes, temos uma seleção especial de presentes para o Dia dos Avós pensada naqueles que adoram tecnologia e querem ficar por dentro de tudo.

Veja:

Smart speaker

Sabe a Alexa, a assistente virtual da Amazon? Ela é uma das opções de smart speaker que estão à venda no Brasil, falando português.

Assistentes virtuais passam informações sobre o clima, sobre o trânsito, receitas de pratos e dicas de culinária, fazem a leitura de notícias e até podem controlar outros eletrodomésticos da casa.

ObaSmart 3

Outra opção de presente para o Dia dos Avós da Obabox é o ObaSmart 3, a versão mais avançada do smartphone para idosos que vem com whatsapp e outros aplicativos básicos instalados, leitor de digital para substituir o uso de senhas que acabam sendo esquecidas e função SOS.

O ObaSmart é um aparelho especialmente desenvolvido para a terceira idade. Por isso, tem ícones e letras grandes, inclusive dentro dos apps.

Tem também um sistema mais simples que facilita a navegação até por quem tem dificuldades com novas tecnologias.

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas para presentear os seus no Dia dos Avós!