O prazer na terceira idade ainda é visto por muita gente com olhos de tabu. Como a maioria das pessoas está acostumada a enxergar que sexo é apenas para gente jovem, quando a verdade é dita, pode chocar. A realidade é essa: sexo é para maiores de idade, tanto jovens, quanto velhos. 

Então, para se livrar de uma vez por todas desse tabu, esclarecer mitos e verdades que esse assunto ainda envolve, resolvemos trazer um texto explicativo que pode te ajudar.

Desejamos que tenha uma boa leitura!

Por que ainda esse assunto é tabu?

O sexo na terceira idade ainda é um tabu por conta da crença que se é assumida em relação a idade para fazer determinadas coisas na vida ou não. Dizemos crença, pois não existe uma manual que diga que se pode ou não fazer sexo quando se está mais velho. 

Essa crença acaba sendo passada de geração por geração em boa parte dos casos e o estranhamento acontece quando alguém geralmente “quebra” esse padrão, se destacando desse pensamento. 

A realidade é que sexo não deveria ser tabu, pois faz parte de uma importante fase da vida de quase todas as pessoas. É como uma família se forma, se constrói e envolve muito mais do que apenas o ato em si, mas também sentimentos, sonhos e o respeito entre duas pessoas. 

Dessa forma, talvez a melhor a maneira para poder mudar esse tipo de pensamento, é falando abertamente sobre o assunto. E esse é o nosso objetivo aqui. 

Não apenas o sexo é algo que é extremamente comum na terceira idade, mas como qualquer atividade que traga bem estar e felicidade para pessoas com mais idade. 

Sem contar que a prática é recomendada e saudável segundo a área médica. Um estudo publicado pela revista Sexual Medicine trouxe dados que demonstram que a atividade sexual traz melhorias para a vida de pessoas a partir dos 60 anos de idade. 

Após 12 meses de testes, provou-se que o nível de satisfação das pessoas que passaram pelos testes era maior do que as que não que não estavam sexualmente ativas. 

Os mitos do prazer na terceira idade

Vamos falar agora sobre os principais mitos que envolvem a terceira idade quando o assunto é sexo. Confira abaixo:

  1. Homens e mulheres perdem libido a partir dos 50 anos: com a chegada da menopausa e andropausa, esse é um dos principais receios que muitas pessoas possuem para a prática sexual;
  2. A partir dos 50 anos, há pouca resistência física para a prática sexual: Também é comum acreditar que falta de vitalidade está associada a terceira idade;
  3. O vínculo emocional diminui com o passar da idade: depois de tantas experiências na vida e também de algumas frustrações, o cansaço e o desânimo são associados à pessoas de terceira idade, comprometendo emoções mais saudáveis e a vontade pelo sexo;
  4. A prática sexual pode ficar monótona e sem graça: Também é um erro associar que com o passar dos anos a prática sexual continue, mas de forma menos criativa;
  5. O medo aumenta sobre a prática sexual: algumas pessoas podem ter medo sobre lesões e se machucar durante o ato, porém esse pensamento se configura como uma crença que não condiz com a realidade.

É importante ressaltar que boa parte dos mitos acima e outros que podem acabar pairando na mente de muitas pessoas provêm da falta de informação. O sexo na terceira idade é extremamente normal e comum. Nos resta apenas aceitar isso e entender. 

Verdades e mentiras

Se falamos alguns mitos sobre o assunto da sexualidade na terceira idade, por que não falar sobre as verdades? Saiba agora como o sexo para pessoas de mais idade também possui suas peculiaridades. 

  • Pessoas que praticam sexo na melhor idade se tornam mais felizes: Estudos apontam que pessoas que mantém o vínculo emocional e sexual se mostram mais dispostas para as atividades do dia a dia.
  • A prática sexual na terceira idade pode ser tornar mais prazerosa: Algumas pessoas que mantém a sua vida sexual ativa costumam relatar que a prática fica melhor depois dos 50. Com maior cuidado, dedicação e dispostos a descobrir novas formas de prazer, a prática só tende a melhorar. 
  • Exercícios físicos podem ajudar a melhorar a performance sexual: Exercícios para manter o fortalecimento do quadril podem ajudar que pessoas com mais idade tenham mais energia no ato sexual.

Para terminar, que tal esclarecer de uma vez por todas algumas mentiras sobre esse assunto?

Andropausa e menopausa não impedem o sexo na terceira idade

É importante levar em consideração esse aspecto, pois ambos os casos não impedem que o sexo seja realizado. Para algumas pessoas o estímulo sexual tenha que acontecer de forma diferente, com mais paciência, mas ainda assim a libido pode continuar a existir. Tudo depende do carinho e dedicação do casal. 

Sexo na terceira idade não machuca

Como o sexo em qualquer idade, a prática sexual não deve causar dor ou desconforto. Se houver esse tipo de situação, é importante conversar com o parceiro e, se necessário, buscar ajuda de um profissional da área médica. 

A prática sexual não precisa de proteção

A necessidade de uso de camisinhas e demais métodos de proteção continua sendo necessário mesmo para o sexo na melhor idade para se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. 

Mais sobre saúde e bem estar

Gente é que nem vinho. Quanto mais tempo passa, melhor fica. E o mesmo pode ser dito para os cabelos. Quem já não se pegou admirando fios grisalhos que podem trazer um charme especial para uma pessoa?

Se você é daqueles ou daquelas que quer saber se há momento certo para o primeiro fio branco começar a aparecer e o que você deve fazer quando isso acontecer, o texto Cabelos brancos: o que há por trás do charme grisalho? pode te ajudar a responder essas perguntas.

Esperamos que você tenha uma excelente leitura!

Sexo é para (quase) todo mundo!

Tirando as crianças e adolescentes que ainda precisam viver o melhor da infância e da sua formação como adultos capazes, o restante das pessoas tem o direito de terem uma vida sexual saudável e feliz. E isso inclui pessoas mais velhas que ainda tem muito o que viver. 

O tabu sobre esse assunto ainda é muito presente, mas felizmente já está caindo e mais pessoas ao redor do mundo estão aproveitando a vida com o melhor que ela reserva. 

Se você gostou desse texto e ele te ajudou a entender mais sobre a sexualidade na terceira idade, compartilhe em suas redes sociais e indique a leitura para algum amigo.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *