Quantas praias brasileiras você conhece? O litoral de nosso país tem mais de sete mil quilômetros de extensão e o que não faltam são belos destinos para que você possa curtir o verão ― ou suas férias em outra época do ano.

Certamente, não é possível apresentar uma lista com todas as praias que você tem entre suas opções. Para fazer nossa seleção, pensamos em opções em diferentes cantos do Brasil e que sejam adequadas a diferentes perfis de turistas. Acompanhe!

O perfil do turista ajuda a determinar para onde ir

Antes de compartilhar nossas dicas de praias brasileiras que podem ser bons destinos para você, vamos a um breve esclarecimento sobre o que estamos pensando quando mencionamos o perfil do turista.

Vamos a um cenário muito comum, sobretudo no verão: praia lotada, gente buscando um espacinho para tomar sol, crianças correndo pela areia, muita gente “furando onda” no mar. Para alguns, o retrato de férias perfeitas, mas não para todos!

Há quem prefira menos agitação na areia para conseguir relaxar ou quem busque um mar com menos gente para poder praticar esportes aquáticos. Há quem sequer goste de sol e prefira admirar a beleza do oceano lá do quiosque.

Entendeu como cada turista ou grupo de turistas tem um perfil diferente? Famílias com bebês ou idosos podem preferir praias menos tumultuadas em que o mar forme piscininhas naturais e por aí vai.

Ter o que você busca em mente faz com que sua escolha seja mais certeira. Algo que vale tanto para o destino quanto para a época do ano em que você escolhe para viajar. Algo que vai ser ainda mais fácil de compreender com as sugestões que você confere a seguir!

4 praias brasileiras para curtir o verão (ou o calor de outra estação)

De Norte a Sul, o Brasil é banhado pelo oceano Atlântico, o segundo maior entre os cinco oceanos da Terra. Como um país de grande extensão territorial, podemos nos considerar privilegiados por termos tantas praias adequadas ao turismo. Conheça algumas delas!

Região Norte

No norte se encontram parte de nossas praias de água doce e este foi nosso foco para apresentar uma sugestão de destino.

1. Alter do Chão – Ilha do Amor (Pará)

As praias de Alter do Chão são conhecidas como Caribe Amazônico. Entre elas, está a Ilha do Amor, um dos principais cartões postais do local.

Para chegar até lá, na maioria das vezes, é preciso fazer uma breve travessia de barco (que custa bem pouco). Em algumas épocas do ano, quando a seca é mais intensa e a água dos rios baixa, é possível chegar até a Ilha do Amor caminhando.

Uma vez lá, o turista pode escolher se fica na faixa de areia voltada para o Rio Tapajós, à esquerda, ou se prefere a faixa do Lago Verde, à direita. Seja qual for a sua opção, você estará cercado de natureza e barracas que servem bons petiscos e drinks.

Região Nordeste

Localizadas na maior região do Brasil, as praias do Nordeste figuram entre as mais famosas, belas e badaladas do país.

2. Península do Maraú – Taipu de Fora (Bahia)

Localizada a 270 km ao sul de Salvador, a Península do Maraú é considerada uma espécie de “paraíso perdido” em solo brasileiro. O local é recomendado para quem quer se divertir no surf ou no mergulho e para quem quer relaxar em piscinas naturais.

As águas de Taipu de Fora são cristalinas. Em alguns pontos, a formação de ondas maiores é ideal para os surfistas, inclusive para os curiosos e iniciantes já que existem escolinhas por lá.

Em outros pontos, há a formação de piscinas naturais para quem prefere evitar as ondas e quer ficar na tranquilidade, observando a beleza da paisagem e até da fauna aquática local.

E, como mencionado, existem ainda pontos próximos aos corais da praia que são ideais para um mergulho que permite a visualização de uma variedade maior de peixes e outros animais marinhos.

Região Sudeste

Quando o assunto é Sudeste, muitas praias já caíram no gosto da galera ― inclusive dos mineiros da Obabox!

3. Arraial do Cabo – Praia do Farol (Rio de Janeiro)

As praias do Rio de Janeiro são bastante famosas, não é mesmo? Por isso, tentamos buscar uma que, além da fama merecida, também proporciona uma experiência diferente para quem decide visitá-la: a Praia do Farol.

Arraial do Cabo é um bom destino caso você tenha interesse em fazer passeios de barco. Inclusive, o barco é a única forma de chegar até a paradisíaca Praia do Farol, local controlado pela Marinha e limite de pessoas para a visitação ― apenas 250 por vez.

A areia é branca e a água é cristalina em tons de azul turquesa: uma beleza que merece ser contemplada. Os únicos “poréns” é que você tem pouco tempo para isso. Para promover a rotatividade dos muitos turistas que desejam conhecer o local, cada grupo pode permanecer por apenas 40 minutos.

Além disso, não há qualquer estrutura de barracas e a entrada com bebida e comida não é autorizada. Do barco de passeio, aqueles que se interessarem podem nadar até a praia para curtir o momento e contemplar a natureza.

Região Sul

Para fechar a lista, escolhemos uma praia na região Sul do país porque temos a vantagem de ser um país tropical onde o calor pode até variar de intensidade, mas é sentido por todas as partes!

4. Garopaba – Praia da Ferrugem (Santa Catarina)

No Sul, as praias de Santa Catarina se destacam e entre elas está a Praia da Ferrugem. O destino é especialmente convidativo para jovens no Carnaval e no verão em razão de sua vida noturna agitada. Fora de temporada, pode ser uma boa pedida também para quem busca menos badalação.

A mais famosa praia da Garopaba tem ondas que atraem bastante os surfistas, mas isso não é tudo. A natureza local também abriu espaço para a formação de trilhas ideais para quem gosta de se exercitar com uma bela caminhada.

A Praia da Ferrugem é indicada para o banho de mar, inclusive por aqueles que não são fãs de ondas ou de um mar agitado. Isso porque também acontece a formação de piscinas naturais.

Seu verão melhor com a Obabox

Seja qual for o seu destino, a Obabox pode ajudar você a ter uma experiência melhor nas praias brasileiras:

Praia é o que não falta no Brasil para que você se divirta em suas férias, seja no verão ou em outra época do ano. Escolha bem seu destino e aproveite.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *