Aí na sua casa, vocês guardam comida em potes de sorvete e de margarina? Tem recipiente para conservar alimentos que seria uma opção melhor!

Ok, guardar alimentos em embalagens que você está reutilizando não é, necessariamente, um problema. Entretanto, pode ser bem interessante e seguro  buscar opções mais adequadas.

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Vem com a gente!

O que você precisa saber sobre recipientes de plástico

Você sabe o que é BPA?

“BPA é a forma popular de fazer referência a um composto chamado Bisfenol A. Falamos de uma substância química que é usada na fabricação do policarbonato”.

Com isso, o BPA pode ser encontrado em diferentes utensílios feitos de plástico que usamos na cozinha, inclusive em alguns potes para conservar alimentos.

A questão é que, se exposto a temperaturas extremas, o BPA pode contaminar os alimentos e, pouco a pouco, ir contaminando a gente também.

Há estudos, inclusive aqueles que foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indicam que altos níveis de BPA no organismo podem representar riscos à saúde.

É por isso que, já há alguns anos, parte dos fabricantes têm apresentado alternativas BPA free. Ou seja, plásticos livres de substâncias que podem ser perigosas.

Com isso, se você quiser usar potes de plástico para conservar alimentos, escolha os que são BPA free para sua própria segurança.

Vale lembrar que, por vezes, os recipientes são levados ao congelador e ao microondas, casos de temperaturas externas que podem ativar a liberação de substâncias.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de material

Com isso, você não precisa descartar por completo o plástico da sua lista na hora de escolher recipientes para conservar alimentos. Precisa apenas escolher com atenção.

Precisamos dizer, porém, que há diferentes opções feitas de diferentes materiais. A seguir, comentamos um pouco sobre cada uma delas:

Potes de plástico

Arriscamos dizer que, se você der uma olhada geral em sua cozinha, vai enxergar plástico por todo lado.

Potes de plástico tendem a ser os mais baratos em comparação com as demais opções e, frequentemente, economizar é uma boa ideia.

Assim, potes de plástico têm a vantagem de ter um preço mais acessível, mas é preciso avaliar outros pontos.

Se o recipiente não é BPA free, a depender de como você vai usá-lo, pode apresentar riscos à saúde.

Além disso, a depender do tipo do material usado, o pote pode apresentar riscos com facilidade. Nesses riscos, a proliferação e acúmulo de bactérias são mais comuns, o que também pode ser um problema.

  • Principal vantagem: valor
  • Principal desvantagem: risco à saúde.

Potes de vidro

Por sua vez, potes de vidro podem ser mais caros e certamente mais frágeis, mas apresentam suas vantagens.

O vidro não solta substâncias que podem contaminar os alimentos e prejudicar nossa saúde, mesmo se submetido à temperaturas extremas.

Além disso, não pega cheiro ou cor e tende a ter uma vida útil maior do que o plástico.

  • Principal vantagem: segurança
  • Principal desvantagem: fragilidade.

Potes de inox

Outra opção de recipiente para conservar alimentos são os potes feitos de inox, comuns inclusive em cozinhas profissionais.

O inox não apresenta nenhuma das desvantagens do plástico e, ainda, é mais leve e menos frágil do que o vidro.

Em contrapartida, um pote de inox pode ser ainda mais caro do que um feito de vidro, além de não poder ir ao microondas.

  • Principal vantagem: segurança
  • Principal desvantagem: falta de praticidade.

Os melhores recipientes para conservar alimentos

Com tudo isso, não seria tão adequado cravar apenas uma opção como a melhor de todas entre os recipientes para conservar comida.

Uma embalagem plástica mais antiga e em bom estado ainda pode ser utilizada para acondicionar alimentos secos, por exemplo, se devidamente utilizada.

O que queremos dizer é que você não precisa, necessariamente, reequipar o armário da sua cozinha por completo, podendo fazer algumas adequações de uso.

Entretanto, se você está em busca de novos recipientes ou quer ir fazendo trocas gradativamente, temos algumas dicas que podem te ajudar!

  • Se você for de plástico, a opção ideal é um pote BPA free;
  • Pensando na conservação, a melhor opção são recipientes com um bom sistema de vedação:
    • Considere a existência de potes herméticos ou
    • Procure por recipientes com fecho tipo zip lock;
  • Se você busca versatilidade, a melhor opção é um pote que pode ir do freezer ao congelador;
  • Pensando na durabilidade do recipiente, o vidro tende a ser a melhor opção (desde que haja cuidado no manuseio);
  • Para porta-mantimentos, o inox pode ser a melhor escolha, inclusive pela beleza.

Viu como diferentes variáveis podem ajudar você a determinar qual o melhor recipiente para conservar alimentos?

Apesar disso, não vamos deixar de compartilhar com você que, segundo o órgão norte-americano que regula o segmento de alimentos e medicamentos, o vidro é a opção mais segura.

A FDA ou Food and Drug Administration defende que recipientes feitos de vidro são mais seguras porque o material “não é tóxico e é livre de substâncias nocivas à saúde”.

Dicas bônus

Para tentar facilitar um pouco mais sua vida na escolha dos potes ideais, vamos a mais algumas dicas muito importantes que você precisa ter em mente:

1) Plástico que adquiriu odor ou plástico que está com muitos arranhões deve ser enviado para a reciclagem considerando o risco maior de contaminação por bactérias;

2) Recipientes ou tampas com algum tipo de rachadura devem ser descartados também;

3) Potes de vidro com lascas merecem atenção!

  • Se a lasca não apresentar riscos, considere usar, mas não deixe de observar;
  • Se a lasca for cortante ou se houver perigo de soltar pedacinhos de vidro nos alimentos, descarte ou use como peças na decoração da casa;

4) Pense na versatilidade e na praticidade de uso para um melhor custo-benefício;

5) Para além dos potes, boas tampas podem ser suas aliadas. Atualmente, você encontra tampas de fechamento à vácuo que podem ser utilizadas sobre diferentes superfícies.

Conclusão

Como vimos, há materiais que fazem com que alguns recipientes para conservar alimentos sejam melhores do que outros.

O fato do vidro ter maior indicação, sobretudo considerando a saúde deve ser considerado. Entretanto, isso não significa que você precisa evitar outros materiais a todo custo.

Potes de inox têm sua serventia, assim como os de plástico, sobretudo os que são BPA free.

Esperamos que, com essas informações você consiga fazer boas escolhas pensando em sua segurança e na praticidade para o dia a dia.

Gostou do post e quer aprender mais sobre conservação de alimentos? Confira Dicas Importantíssimas Para Congelar e Descongelar Alimentos!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *