Eita! Bateu aquela dor na nuca? Tá sentindo que a sua postura está sendo afetada pelo uso excessivo do celular?

Você não está sozinho ou sozinha. Saber a postura correta para usar celular é uma das principais dúvidas das pessoas no mundo inteiro. 

E como se desligar desse aparelho é muito mais difícil do imaginávamos, a ObaBox resolveu trazer um texto para te ajudar. Hoje vamos falar sobre os cuidados com a postura e como reverter situações de má postura. 

Esperamos que goste da leitura e ela transforme a maneira de você ajudar a sua coluna. Depois nos diga o que achou!

Problemas causados pela má postura

Quando você passa muito tempo com a cabeça abaixada para poder utilizar o celular, o peso feito para frente pode prejudicar e muito a sua coluna. Isso acontece porque o peso da cabeça pesando para frente pode ser até de 3 vezes o do peso normal dessa região do corpo

Só para você ter uma noção, o peso da cabeça pode ser de até 5 quilos. Então, quando ela é direcionada para frente, pode fazer uma sobrecarga de até 15 quilos. Imagina essa sobrecarga todos os dias para a sua coluna e durante muitas horas ao dia.

Não tem corpo que aguente, não é?

O ideal é que a pessoa utilize o celular a frente dos olhos. Dessa maneira, a pessoa estará mantendo a coluna alinhada e sem prejudicar a região cervical. 

Alguns dos principais problemas causados por essa repetição da má postura pode trazer dores aos ombros e até dores para as juntas dos dedos e mãos. O último problema acontece pela digitação excessiva, causando em casos mais sérios a tendinite. 

Sem contar também nos problemas estéticos. Algumas pessoas acabam ficando com o “bico de papagaio” de tanto olharem para baixo, fazendo com que a coluna sofra algumas deformações que são vistas facilmente. 

O celular não é vilão se você souber como usar

Muitas vezes se leva a acreditar que o uso de celular possa ser um problema para a sua vida. Porém, não é o caso. É aquela velha história de que tudo que é demais faz mal. Então, se você passa tempo demais usando o celular e com má postura, é claro que isso não terá um bom resultado para a sua saúde. 

Muitas vezes a dica é você definir o uso do aparelho.

Por exemplo, se você precisa trabalhar com a internet, uma boa forma é utilizar o computador ou notebook em vez do celular. Trabalhos longos podem ser realizados com o notebook, pois vai te manter em uma postura mais adequada depois de muitas horas. 

Além disso, você também pode fazer uma série de movimentos que podem te ajudar a aliviar a tensão e melhorar a sua postura. Alongamentos e movimentos como “sim e não” ajudam a trabalhar a extensão do pescoço, isto é, a região cervical. 

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, enquanto a média mundial de dor crônica em relação à má postura atinge 35% das pessoas, em território nacional os dados preocupam: cerca de 37% passam por isso. Então, se você quiser sair da estatística, medidas simples no seu dia a dia podem ajudar. 

Escoliose: Um perigo silencioso

Um dos principais problemas de má postura é a escoliose. Conhecida por ser uma é uma curvatura disforme da coluna, afetando a região lombar, do tórax ou as duas. Dependendo do caso, a enfermidade pode ser degenerativa, levando a um desgaste dos ossos além do normal. 

Nem sempre o quadro causa dor e pode passar despercebido. Ao fazer avaliação física ou ao fazer um exame de raio-x, por exemplo, pode acabar sendo descoberta.

E quando antes a pessoa ficar consciente do problema, melhor para conseguir se cuidar com especialistas da área da saúde que podem ajudá-la a superá-lo. 

Dicas e cuidados com sua postura

  1. Pratique exercícios de fortalecimento: Quando você trabalha os músculos das costas, é muito difícil que a má postura aconteça. Pilates, ballet e yoga são excelentes práticas que tem como o foco a boa postura. 
  2. Aposte na caminhada: Além dos exercícios para a coluna, a caminhada é uma excelente modalidade para quem deseja perder peso, mas também fortalecer a coluna. 
  3. Defina horários para você usar o celular: O celular é maravilhoso. Permite uma série de descobertas. Mas que tal usá-lo com moderação? Deixe um espaço livre do seu dia para atividades ao ar livre, conversar e aproveitar um tempo com você mesmo(a).
  4. Procure um especialista: Está com dores que não passam? É hora de buscar um ortopedista para uma consulta. O médico saberá informar o que você deve fazer e como tratar a dor. 

Você viu nesse texto:

  • Cerca de 35% das pessoas no mundo sofrem com dores e problemas na coluna por conta da má postura pelo uso do celular (dados da OMS);
  • Além disso, o número sobe para 37% das pessoas dentro do Brasil;
  • Problemas de má postura podem afetar a saúde de forma significativa, além de também trazerem problemas para a estética;
  • É possível reverter os efeitos da má postura tendo ações simples, como utilizar o celular próximo a altura dos olhos;
  • As atividades físicas também são uma excelente forma de ajudar a corrigir a postura. 

Mais sobre saúde e vida plena

E não é só a postura que precisa de um pouco mais de atenção da nossa parte. As defesas do nosso organismo também precisam. E aí? Como tem andado o seu sistema imunológico para combater vírus e bactérias que podem virar verdadeiras ameaças para a sua saúde?

Em tempos de pandemia estamos cansados de ouvir a importância de fortalecer o nosso organismo.

E é importante não dar sorte ao azar. Por isso, a ObaBox traz mais uma sugestão de leitura para você continuar se informando sobre o assunto. Não deixe de ler o nosso texto Foco na saúde: dicas para fortalecer o sistema imunológico.

Esperamos que ajude!

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