Você é daqueles que sempre usa o forno nas suas receitas, seja para preparar uma torta de frango, fazer um peixe assado, entre outras iguarias? Esse espaço do fogão tem o seu lugar, pois nele é possível dar vida a várias delícias gastronômicas que conquistam o nosso paladar no dia a dia. 

Entretanto, quando o forno é mal utilizado, o que é para ser um momento agradável durante o preparo das refeições, pode se tornar um problema. Isso passa, principalmente, pelo uso da panela correta para assar os alimentos. A escolha inadequada deste utensílio que será utilizado danifica a panela e até mesmo o fogão. 

Pensando nisso, o post de hoje foi produzido para ajudá-lo a entender como cozinhar os alimentos no forno e qual a panela certa para fazer isso. Aproveite o artigo!

Como fico sabendo se a panela pode ir ao forno? 

Existem algumas maneiras simples de descobrir se a panela pode ou não ser usada para esse fim. 

Olha só!

  • Procure na panela alguma informação sobre essa restrição: algumas marcas, já deixam claro se o produto tem estrutura para ser usado no forno. Geralmente, esse alerta pode estar no fundo da panela; 
  • Verifique se existe algum componente plástico: em alguns casos, o material serve de revestimento para o cabo e derrete quando em contato com temperaturas mais elevadas; 
  • Confira com qual material a panela foi fabricada: modelos de vidro, cerâmica, alumínio, ferro e inox podem ser levados ao forno. Já os formatos esmaltados não tem nenhuma restrição. Porém, neste último caso, a temperatura tem que ser mantida em no máximo 180°C;
  • Fique atento se a panela possui Teflon: este material não deve entrar em contato com altas temperaturas, o que restringe a sua ida ao forno. 

Três vantagens das panelas antiaderentes para cozimento no forno

1. Preservação da textura e sabor dos alimentos

As panelas antiaderentes, em função da sua composição, não exigem o uso de óleo vegetal e manteiga, porque a sua própria estrutura não deixa que os alimentos grudem na superfície que prejudica a estética e o tempero do menu.

Além de ser levado ao forno, a não exigência do uso de ingredientes para que o alimento não grude na panela ajuda você a preparar um cardápio mais saudável e benéfico para o seu organismo.  

2. Cozimento mais rápido

Com as panelas antiaderentes, você preserva a estética do prato e ainda se alimenta mais rápido. Isso porque elas absorvem o calor com mais rapidez e aí o cozimento da refeição fica mais dinâmico. 

Além de dar mais velocidade ao preparo, isso proporciona a você maior economia na cozinha, já que, como o alimento fica pouco tempo no forno, menor é o gasto com o gás da sua casa. Pense nisso! 

3. Suportam altas temperaturas

Geralmente, as panelas antiaderentes suportam altas temperaturas, o que faz delas um produto ideal para ir ao forno. A ObaPro Pan, modelo da ObaBox, suporta até 250° C e pode ser usada em fogões elétricos, a gás, por indução e à lenha. 

Quer saber mais como funcionam as panelas antiaderentes e os seus benefícios? Sugerimos a leitura do post “Panelas antiaderentes: tudo sobre seu uso, benefícios e conservação”, que está em nossa página. 

Panelas que podem ir ao forno

1. ObaPro Pan

Nossa panela possui 26 centímetros de diâmetro, o que faz dela um modelo ideal para elaborar pratos de diferentes tamanhos, se tornando uma ótima opção para variar o menu entre carnes, molhos e porque não pizza. 

Além disso, ela possui as tecnologias patenteadas da Thermacomb™️ com 3 camadas e Tri-ply Heat Base, que garantem uma limpeza mais rápida delas, não exigindo que você faça muito esforço na hora de lavar a louça. 

Inclusive, dependendo do tipo de alimento preparado, um pouco de água e um papel toalha já é o suficiente, tamanha é a eficiência da ObaPro Pan. 

Outro diferencial delas é a ausência de PFOA (ácido perfluorooctanóico) e de metais pesados como o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Isso evita que estas substâncias se soltem aos poucos da panela e vão parar na sua comida e, consequentemente, no seu organismo. 

Para ficar por dentro de mais detalhes da ObaPro Pan, acesse agora mesmo o post “ObaPro Pan: o segredo dos chefs renomados na cozinha da sua casa”, que está aqui no nosso site.

2. Panela da Le Cook

Panela de alumínio e de grande espessura. Sua alta capacidade de absorção de calor permite que ela seja uma boa opção para alimentos assados no forno. 

Ela possui design arrojado, com alças de silicone, que garantem maior funcionalidade e conforto no manuseio. Além disso, sua pintura externa é resistente a altas temperaturas, favorecendo maior durabilidade do produto. 

3. Panela de Ferro Fundido da MTA

Este modelo possui também alças de silicone, que permitem usar essa panela em diferentes tipos de fogão como os de indução, elétrico, a lenha, entre outros. 

Além disso, ela contribui significativamente para sua saúde, reduzindo a anemia. Mas como assim? É verdade! O fato dela liberar o ferro durante o cozimento, ajuda a reduzir a possibilidade da pessoa desenvolver essa enfermidade no organismo. 

4. Panela Caçarola Oval

Esta é uma outra versão de panela de ferro muito usada no mercado. Além dos alimentos assados, ela é ideal também para o cozimento de arroz, massas, carnes, legumes e outras iguarias. 

Ela garante ainda uma fervura mais rápida e uniforme do menu, conservando a temperatura dele por mais tempo. 

Conclusão

Curtiu o post de hoje? Agora que você já sabe as vantagens das panelas antiaderentes e o diferencial competitivo que a ObaPro Pan oferece no mercado gastronômico, que tal saber como ela pode ser sua e revolucionar a sua cozinha e fazer toda a diferença no seu cotidiano? 

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *