Você já sabe que uma panela antiaderente não deixa o alimento grudar e, evitando o uso de óleo, são melhores para a sua saúde. A dúvida agora é saber quais os principais modelos para adicionar ao seu carrinho de compras? Vem com a gente!

Tudo o que vira sucesso no mercado ganha diferentes versões. Como consequência, não é fácil identificar as melhores panelas antiaderentes porque são muitas as opções existentes.

Com este post, esperamos ajudar você a resolver esse dilema para que você possa comprar um ou mais modelos que sejam ideais para as suas necessidades. Acompanhe!

O que avaliar em uma panela antiaderente

Se você está em busca de panelas ou frigideiras antiaderentes, provavelmente já teve ou já ouviu falar sobre os modelos de teflon. Essa é a tecnologia mais comumente usada nesse tipo de utensílio, mas não é a única.

Sendo assim, um dos fatores que você precisa avaliar é o material usado na panela antiaderente. Outra possibilidade, por exemplo, é o uso da cerâmica que resulta em panelas e frigideiras em qualquer tipo de metal em sua composição.

Além disso, você precisa considerar o tamanho e altura do utensílio para que atenda às suas principais necessidades do dia a dia. A verdade é que diferentes tamanhos podem ser adequados a diferentes tipos de preparado, mas você pode buscar a opção que seja mais versátil.

Outros detalhes também são importantes. Se a frigideira antiaderente que você escolher tiver cabo plástico, não pode ser levada ao forno para a finalização do preparo de um prato, por exemplo.

Se a panela tem tampa, pode ser ainda mais adequada para você, a depender das receitas que você gosta de preparar.

Ainda, convém lembrar que nem toda panela funciona em um fogão por indução e, caso você tenha um desses em casa, precisa dobrar sua atenção para fazer uma boa escolha.

Com base nessas orientações gerais, preparamos um breve guia que pode te ajudar!

Versatilidade e variedade

Se você está em busca de uma única panela antiaderente ou de vai montar um jogo reduzido, pense primeiro na versatilidade.

Há panelas como a ObaProPan que podem ser levadas ao forno, o que as torna apropriadas também para o preparo de assados.

Se você vai investir em mais de uma panela, considere uma variedade que atenda às suas necessidades e ao seu perfil como “chef”.

A dica serve para que você evite cair na tentação de comprar um jogo lindo, mas que tem panelas que você sabe que não vai usar.

Observe a espessura

A espessura do fundo de uma panela antiaderente pode fazer a diferença para sua capacidade de proporcionar um cozimento homogêneo.

Fundos mais finos, como é esperado, se aquecem mais rápido. Com isso, podem acabar não distribuindo o calor de forma igual por toda a panela, o que pode prejudicar o resultado das receitas.

Por sua vez, panelas mais grossas transmitem temperaturas de forma mais uniforme, e isso favorece o preparo do alimento.

Quanto às frigideiras, uma dica para quem busca versatilidade é escolher um tamanho médio e uma frigideira mais funda.

Considere o tipo do seu fogão

Por aqui, é bastante comum o uso de um fogão clássico que funciona a gás. Nesses casos, basicamente qualquer tipo de panela antiaderente ou frigideira funciona muito bem.

O mesmo vale para um cooktop que também funcione a gás, mas fogões por indução, por exemplo, costumam demandar tipos específicos de panela. Por isso, é bom se informar a respeito antes de sair às compras.

As melhores panelas antiaderentes do mercado

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos à nossa lista com as melhores panelas antiaderentes para a sua cozinha.

Veja:

Panelas em alumínio Tramontina Mônaco

A Tramontina é bastante reconhecida por sua qualidade quando o assunto são itens de cozinha. Como haveria de ser, a marca conta com diferentes modelos de panelas antiaderentes, sendo parte delas as panelas da linha Mônaco.

Tratam-se de panelas feitas em alumínio com revestimento de starflon, uma tecnologia exclusiva da Tramontina que garante que os alimentos não grudem. Algo que favorece o preparo das receitas e também a limpeza das panelas.

As panelas antiaderentes da linha Mônaco são vendidas em jogo que, inclusive, conta com uma frigideira. Apesar disso, você consegue encontrar itens avulsos para compra.

As tampas que acompanham as panelas são de vidro, o que pode ser um ponto positivo caso você considere este um fator a conferir mais praticidade no preparo dos alimentos.

Panelas Rochedo Alumínio

Se você gosta de panelas antiaderentes de alumínio, mas quer uma alternativa à Tramontina, saiba que as panelas da Rochedo podem ser uma opção.

Vendidas em jogo ou de forma avulsa, as panelas têm revestimento interno Rochedo Profissional e uma base 100% antiaderente e “Limpa Fácil”, segundo a fabricante.

Ainda, as panelas vêm com bicos laterais que facilitam o trabalho na hora de escorrer a água dos alimentos.

Por fim, vale mencionar que a frigideira antiaderente da Rochedo tem a tecnologia exclusiva “Thermo Sinal” que muda de cor para avisar quando a panela atingiu a temperatura ideal para o início do preparo de alimentos.

Panelas Brinox Ceramic Life

Outra opção entre as melhores panelas antiaderentes é a linha Ceramic Life, da Brinox; uma marca talvez menos conhecida do que a Tramontina e a Rochedo, mas cuja qualidade tem se destacado no mercado.

Escolhemos apresentar justamente essa linha em nossa lista por ser composta por panelas e frigideira com revestimento em cerâmica ― uma opção diferente das apresentadas até então.

As panelas da Ceramic Life também possuem tampas de vidro, o que tende a facilitar o acompanhamento do preparo dos alimentos. Além disso, têm cabo feito de material “smart touch” cuja premissa é tornar o manuseio das panelas mais confortável.

As melhores frigideiras antiaderentes do mercado

Todos os jogos de panela que apresentamos vêm com frigideiras, mas vamos apresentar a você algumas outras opções individualmente. Confira:

Frigideira em aço inox fundo triplo Tramontina

Feita inteiramente de aço inoxidável, a frigideira antiaderente da Tramontina é versátil e pode até ser levada ao forno.

Além disso, conta com tecnologia do fundo triplo e design que permitem uma distribuição por igual do calor por todo o fundo. Algo que pode ser um diferencial a favor do preparo dos alimentos.

Vale saber ainda que o aço inox é um material que não oxida, o que contribui para que a durabilidade dessa frigideira seja grande, dependendo apenas de seus cuidados no uso e na lavagem.

Frigideira de Ferro Panela Mineira

A Panela Mineira é uma linha de panelas feitas de ferro. Muitas pessoas abandonaram panelas e frigideiras feitas desse material, sobretudo em razão do peso e de não serem tão fáceis de limpar quanto as mais modernas.

Apesar disso, se você se preocupa com a saúde, é válido se lembrar de que panelas de ferro soltam partículas de ferro durante o preparo dos alimentos. Um “truque” antigo que manteve gerações afastadas de problemas com a anemia.

Além do mais, o ferro é mais resistente do que os outros materiais usados para fazer panelas e frigideiras. Isso significa que você pode ter um bem bastante durável caso opte por um modelo assim.

É necessário dizer que nem toda panela feita de ferro é antiaderente, mas alguns fabricantes aderem ao uso dessa tecnologia. É o caso da Panela Mineira e seus modelos de frigideira antiaderente de ferro.

Panela antiaderente ObaProPan by Kleva

Por fim, vamos à ObaProPan, a frigideira antiaderente da Kleva, a marca das panelas usadas pelos chefs de cozinha australianos e que é vendida pela Obabox.

Trata-se de uma frigideira feita de aço inox que conta com uma tecnologia exclusiva que é mais avançada do que o teflon.

A Thermacomb, patenteada pela Kleva, é livre de PFOA, chumbo, cádmio e mercúrio; elementos químicos que ainda estão presentes em algumas panelas e frigideiras de teflon comuns.

Além disso, a panela da Obabox conta também com a tecnologia Tri-ply Heat Base que garante a distribuição por igual do calor na frigideira, garantindo que o alimento seja cozido de forma uniforme.

Para finalizar, vale dizer que a fabricante, a Kleva da Obabox, garante que a frigideira vai acabar com a briga para decidir quem lava a louça depois das refeições.

Isso porque sua tecnologia antiaderente é tão potente que, para limpar a ObaProPan, basta passar um pano para tirar os resquícios de comida.

Para fazer suas escolhas, além de analisar as características técnicas, avalie preços e condições de pagamento e escolha as panelas e frigideiras antiaderentes que melhor se encaixam às suas necessidades e ao seu orçamento.

Não adianta comprar a melhor e não cuidar

Panelas antiaderentes podem ser tudo de bom, mas só se você souber cuidar bem delas desde o primeiro uso. Vamos a algumas dicas?

“Banho de óleo” antes do primeiro uso

É sempre recomendado ler as orientações do fabricante para entender cada detalhe sobre como usar e como conservar uma panela antiaderente.

Há casos em que o fabricante aponta ser preciso lavar o interior da panela com uma esponja macia e sabão neutro, secar, untar a panela com óleo e levar ao fogo por dois minutos.

Depois, é só esperar a panela esfriar para lavá-la e secá-la novamente. Quando indicado, o procedimento é necessário para ativar o mecanismo de antiaderência.

Conservando a panela no dia a dia

Os arranhões são inimigos de uma panela antiaderente justamente porque, pouco a pouco, retiram a cobertura que impede que os alimentos grudem durante o preparo.

Por essa razão, o mais indicado é mexer os alimentos com uma colher de plástico ou de silicone, já que materiais mais firmes podem acabar riscando o fundo da panela.

Leveza na hora da limpeza

Ainda considerando o perigo dos arranhões, fica fácil entender que a esponja de aço deve passar longe de sua panela antiaderente, certo?

Prefira sempre uma esponja macia caso algum resíduo de alimento fique grudado. Se preciso for, conte com um pouco de água morna para ajudar no processo.

Mantenha em mente também aquela ideia de conferir as orientações do fabricante. Se você optar por uma ObaProPan, por exemplo, só vai precisar de uma folha de papel toalha para limpá-la!

Para complementar, temos mais duas dicas de limpeza que são mega importantes:

1. Cuidado com o choque térmico! Levar sua panela antiaderente direto do fogo para a água fria da pia pode diminuir sua capacidade de antiaderência;

2. O Sapólio pode ser um bom aliado em caso de sujeiras mais difíceis.

O jeito certo de guardar suas panelas

Organizar o armário da cozinha pode ser um desafio porque tudo o que queremos é ter espaço suficiente e praticidade na hora de encontrar o que precisamos, certo?

E se você quer que suas panelas antiaderentes durem por mais tempo, vai precisar dar um jeito de organizar tudo sem precisar colocar uma por cima da outra.

Isso porque a sobreposição de panelas pode causar arranhões e afetar a antiaderência.

O “prazo de validade” da panela antiaderente

Mesmo seguindo todos os cuidados que indicamos aqui, eventualmente, a vida útil de suas panelas vai chegar ao fim.

Já se perguntou quanto tempo dura uma panela antiaderente? A resposta é depende, e nós vamos te explicar!

Além dos cuidados, a frequência de uso também vai influenciar o “prazo de validade” de uma panela. Há que se mencionar ainda os materiais usados em sua fabricação, bem como sua qualidade geral.

Nossa sugestão é para que você dê atenção ao aspecto da panela e ao seu funcionamento.

Se o revestimento interno começar a se soltar e se a panela perder começar a perder a capacidade de antiaderência, é hora que quebrar o porquinho em busca de uma nova.

Conclusão

Não é de hoje que a panela antiaderente chegou para ficar. Você não precisa ter um jogo completo delas em casa, podendo escolher os modelos que mais atendem às suas necessidades de forma avulsa.

Esperamos que este post tenha ajudado você a conhecer boas opções de panelas e frigideiras antiaderentes, assim como boas informações para que você faça bom uso de suas panelas por um bom tempo!

E se você já decidiu que quer ter uma Kleva em sua cozinha, acesse nosso site de vendas e compre logo a sua ObaProPan!

Share:

2 Comments

  • carmen silvia, 18 de junho de 2020 @ 23:06 Reply

    Voltei a usar panelas nas cores cinza e preta. As coloridas ficam com aspecto horrivel. Manchas pretas que não saem …
    Pesquisei sobre como limpar, sem êxito…NADA remove as manchas. Tampas de vidro são igualmente péssimas, nao tem como limpar, residuos acumulam entre o vidro e o metal que envolve. Estou voltando para as tradicionais. Tenho 03 jogos da Tramontina, o unico que nao apresentou problemas foi o de inox. Tampas de vidro …um horror, nao entendo como não vi nenhum comentario ainda…

  • jhenifer carmella, 8 de julho de 2021 @ 15:30 Reply

    bom dia

    por favor gostaria de mais informações
    favor enviar para estes dois whats app

    11 947699072
    27 981841499

    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *