Só quem é adulto sabe o quanto as panelas antiaderentes viraram verdadeiro sonhos de consumo de toda cozinha. Além de serem muito práticas, pois ao usar para o cozimento a comida não gruda, a limpeza também é mais fácil. 

Porém, se você está pensando em adquirir a sua, está na hora de saber alguns cuidados essenciais que você precisa ter para conservar essas panelas. Ah, no texto de hoje vamos falar também sobre como esse tipo de tecnologia traz benefícios para a saúde da sua comida. 

Esperamos que goste da leitura!

Panelas antiaderentes: Um universo à parte

Foi nos anos 50 que as primeiras panelas antiaderentes pintaram no mercado, resolvendo a vida de diversas pessoas que já utilizavam seus dotes culinários na época. A invenção foi uma “mão na roda” na vida de muita gente e continua sendo até os dias atuais. 

As vantagens estão na facilidade para uso, já que por conta da sua superfície escorregadia, o alimento não gruda na panela quando é cozido. Além disso, essa panela é capaz de suportar altas temperaturas sem perder a sua principal forma de cozinhar. 

Com isso, limpar as panelas antiaderentes também se torna fácil. Essas panelas também são conhecidas como panelas teflon. Então, quando você for comprar no mercado, pode buscar pelos dois nomes que a panela é a mesma. 

As panelas antiaderentes são encontradas com facilidade em lojas de artigos para a casa e também mercados. As frigideiras, principalmente, são as mais procuradas por serem as mais comuns.

É possível encontrar a panela em outros modelos e também de variadas cores para combinar com o estilo da sua cozinha.

Benefícios para a saúde na hora do cozimento

Por conta da facilidade de se cozinhar com essa panela, ao fritar um alimento geralmente precisa da mínima quantidade de óleo ou azeite. Dessa forma, acaba contribuindo para a saúde ao fazer um cozimento mais saudável e com menos quantidade de colesterol. 

Outra vantagem essencial é essa panela possui um revestimento mais duradouro.

Basicamente, boa parte das panelas pode acabar soltando o seu fundo após muito tempo de uso. Esse fundo é constituído por alumínio, mercúrio e até chumbo o que pode entrar em contato com o organismo humano e gerar enfermidades a longo prazo, como o câncer, por exemplo. 

Já a panela antiaderente não passa por esse processo. Quando a sua conservação não é feita da forma correta, pode acabar perdendo suas propriedades. Caso contrário, ela é uma panela praticamente para a vida toda. 

Cuidando e armazenando corretamente as panelas

Para você manter a sua panela antiaderente em dia, é necessário que você tenha cuidado com ela desde o primeiro uso. Muita gente comete o erro grave de não fazer a preparação para uso antes da primeira vez que for colocar a panela no fogão. E se você não sabia disso, confira agora como fazê-lo.

Dica de preparo das suas panelas antiaderentes:

Antes de qualquer procedimento de cozimento é necessário lavar a panela com esponja macia e detergente líquido.

Você pode utilizar sabão neutro em vez de detergente. Feito isso, seque a panela com um pano seco seco.

No interior da panela com óleo ou outra gordura da sua preferência, leve a panela ao fogo baixo e espere por 2 minutos.

Assim que esfriar, lave e enxugue a panela.

Pronto!

Conservando a panela

É essencial evitar arranhões na sua panela antiaderente.

Então, para não correr o risco disso acontecer, mexa os alimentos com colher de silicone ou de plástico. 

Quando chegar a hora da limpeza

Deixe de lado a esponja de aço. Por ser abrasiva, essa esponja pode danificar a parte interna da panela antiaderente.

As esponjas macias podem dar conta do recado, caso algo fique grudado na superfície. Água e detergente também podem ajudar. 

Quando for guardar suas panelas

não armazene uma acima da outra, pois ambas podem se arranhar na superfície de teflon.

Guarde-as uma ao lado da outra, evitando que outras panelas e objetos possam também ficar acima.

Dicas de ouro para preservar a sua panela:

  1. Evite o choque térmico, ou seja, colocando água gelada na panela quando ela ainda estiver quente. Dessa forma você não corre o risco que a sua panela perca o poder da antiaderência;
  2. O Sapólio, também conhecido como saponáceo cremoso, é um aliado excelente se você quiser limpar gorduras densas da panela antiaderente. Com água morna, esponja macia e o sapólio, você limpa a superfície sem correr o risco de danificar o teflon;
  3. Se o tempo de cozimento for longo e em alta temperatura, prefira outro tipo de panela. O teflon pode se danificar com esse procedimento de cozimento quando feito constantemente. Dê preferência para cozimentos rápidos, como frango grelhado, filé de peixe que são sucesso nessa panela. 

Você viu nesse texto:

  • As panelas antiaderentes são uma das mais escolhidas para cozimentos rápidos e para facilitar a limpeza depois do cozimento;
  • São panelas que possuem superfície firme de teflon, fazendo com que o alimento não grude;
  • Precisam de cuidados especiais para durar por bastante tempo. Caso contrário, podem perder suas propriedades;
  • Não são ideais para cozimentos em alta temperatura por muito tempo. 

Mais para a sua cozinha

Está pensando em fazer alguma fritura, mas não está muito confiante sobre como utilizar o óleo ou a melhor forma de fazer a comida? A ObaBox tem um texto especial que vai te ajudar nessa missão. 

No texto Óleo: o que é verdade e o que é mentira? você consegue tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Inclusive sobre como fazer a fritura ideal pode manter a sua saúde em dia, sem ter risco de aumentar o seu colesterol, nem de sua família.

Confira e saiba tudo!

E se você quiser uma dica de outros tipos de panela que podem te ajudar na sua cozinha, não deixe de conferir a nossa dica de hoje. 

Esperamos que goste da leitura e da dica!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais. Ah, e que tal deixar aquele comentário? Vamos adorar saber o que você achou!


Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *