Lá estava você visitando uma loja de utensílios para cozinha e eis que se deparou com uma panela com tampa de vidro. Sabia que tem mais do que beleza aí?

Tem hora que parece que novos designs só surgem para na gente a vontade de ter algo diferente, com um novo visual e pronto. Mas, acredite, a tampa de vidro faz mais do que dar um charme extra.

Continue a leitura do post para saber qual é a utilidade dessa tampa em sua rotina de preparo de alimentos!

Material durável e atóxico

Quantas tampas de alumínio tortas você tem em casa? Acontece, especialmente porque as quedas são naturais, sobretudo na hora de guardar ou tirar do armário.

De amassadinho em amassadinho, as tampas convencionais vão perdendo seu formato original. Com isso, podem até deixar de se encaixar tão bem nas panelas quanto antes.

Tampas de vidro são feitas com material resistente e têm algum tipo de revestimento nas bordas para para aumentar sua durabilidade. Com isso, mesmo que quedas acidentais aconteçam, o formato não é afetado.

É comum que as tampas de vidro para panelas sejam feitas de vidro temperado justamente para que não se risquem, trinquem ou quebrem com facilidade.

Por sua vez, revestimento das bordas pode ser de alumínio ou de borracha, o que contribui ainda mais para minimizar o impacto em caso de quedas.

De quebra, o vidro é um material atóxico, o que contribui para que você tenha uma alimentação mais segura. Algo que nem sempre é garantido no caso de tampas de alumínio que, aos poucos, pode soltar substâncias e transferi-las para os alimentos.

Além do mais, a tampa de vidro é impermeável e de difícil corrosão, o que agrega benefícios para o preparo e para a durabilidade.

Facilitam o preparo dos alimentos

Algumas características que já mencionamos sobre as panelas com tampa de vidro merecem ser destacadas para que você entenda os benefícios no preparo de alimentos.

Começamos falando sobre a facilidade de visualizar o que está dentro da panela quando se usa uma tampa feita de vidro.

Graças à essa característica, você pode evitar surpresas por deixar um alimento passar do ponto. Por vezes, o preparo pede que não fiquemos levantando a tampa o tempo todo, mas acabamos fazendo isso por receio de perder o timing. Problema resolvido!

Ainda, ao ver o alimento pela tampa de vidro, você evita lidar com respingos de óleo ou molho quente desnecessariamente. Assim, podemos dizer que a tampa de vidro também confere mais segurança no preparo das refeições.

Favorecem o preparo mais rápido

Ainda falando sobre os benefícios relativos ao preparo quando se usa um jogo de panela com tampa de vidro, vamos falar sobre o tempo de cozimento.

Especialmente quando as bordas são revestidas de algum tipo de borracha, as tampas se tornam verdadeiramente impermeáveis. Com isso, seguram melhor o calor dentro da panela do que outras tampas, reduzindo o tempo necessário para o preparo dos alimentos.

Com sua experiência na cozinha, talvez você já tenha notado que algo 100% impermeável pode não ser o melhor dos cenários. Basta reparar que, quando o líquido começa a ferver dentro da panela, a tampa começa a pular ligeiramente.

Assim, repare que muitas tampas de vidro têm um ou dois furinhos em sua superfície. Esses furinhos existem justamente para permitir que algum vapor escape, mantendo tudo bem seguro para você.

Dica: Se sua panela com tampa de vidro tiver qualidade para além da tampa, o mix de características vai acelerar o tempo de preparo por outros motivos também.

Panelas com tecnologia moderna costumam permitir que o fundo se aqueça por igual, mesmo com a chama do fogão centralizada. Assim, o alimento cozinha por inteiro ao mesmo tempo.

São mais fáceis de limpar

Muitas das tampas convencionais são feitas de alumínio. Por um lado, têm a leveza como um ponto favorável, mas há pontos desfavoráveis que você deveria considerar.

Já falamos sobre a possibilidade de contaminação dos alimentos que o alumínio apresenta. Além disso, precisamos dizer que a depender do que você está preparando, vai precisar de um esfrega-esfrega maior para desgrudar os respingos desse tipo de tampa depois.

O vidro é um material mais fácil de ser limpo e poucas coisas são melhores do que poupar esforço na arrumação da cozinha depois de se dedicar ao preparo das refeições, não acha?

Assim, lembre-se que panelas com tampa de vidro são mais práticas durante e depois do preparo.

Tem um charme especial

É, ainda no início do texto a gente tentou tirar de você a ideia de que uma panela com tampa de vidro é uma boa pedida só por causa da beleza.

Isso não significa que a gente queira que você ignore esse design, tá? Afinal, ainda que exista funcionalidade por trás da escolha do material, sabemos que os criadores também se dedicam a pensar no visual.

Tem vez que a gente decide preparar uma mesa especial, tira os alimentos das panelas e coloca em refratários ou travessas bem bonitos. Uma mesa caprichada tem seu espaço mesmo!

Agora, imagina não precisar passar por tanto trabalho! Em geral, panelas com tampas de vidro são charmosas o bastante para fazerem bonito na mesa, tornando tudo mais fácil para você.

Conclusão

Em um primeiro momento, investir em tampas de vidro pode parecer um mero capricho. Como vimos, porém, é mais do que isso.

Pode até ser que quem compre panelas com esse tipo de tampa pela beleza acabe se surpreendendo positivamente ao perceber outros benefícios.

Você, agora que terminou a leitura do post, já conhece esses pontos positivos e pode tomar decisões mais conscientes daquilo o que as tampas de vidro têm a oferecer.

Para finalizar, então, fica a dica de que algumas tampas de vidro são vendidas de forma avulsa. Além do mais, você encontra modelos que são universais e que se encaixam bem a panelas de diferentes diâmetros.

Se você gostou das vantagens das tampas de vidro, aproveite para conferir mais 11 utensílios super incríveis para a sua cozinha!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *