Se a vida começasse agora, e o mundo fosse nosso outra vez, e a gente não parasse de se amar, de se dar, de viver…. 

Quem tem mais de 30 anos, com certeza cantarolou mentalmente o refrão e, quem era um jovem em 1985, provavelmente cantou a plenos pulmões o hino do maior festival de música do mundo: o Rock in Rio!

O festival que comprovou a paixão do brasileiro por música, chega a sua 16ª edição. O Rock in Rio 2019 é a oitava em solo brasileiro. E, como amantes da cultura, a ObaBox já está no clima e quer saber: neste Rock in Rio, você é ObaSound ou ObaVintage?

Não entendeu a pergunta? Continue com a leitura musical e artística que preparamos.

Uou, uou, uou….

Um pouco de Rock in Rio pela ObaBox

O ano era 1985, o Brasil dava os primeiros passos na democracia, saímos do período da ditadura e tudo ainda era incerto. Contemplar um cenário cultural, com visibilidade internacional? Era um sonho. Mas, Roberto Medina resolveu transformar o sonho em realidade.

Em um terreno de 250 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, foi erguida a estrutura que viria a ser conhecida com a Cidade do Rock. Para você ter uma ideia, é o equivalente a aproximadamente 12 Maracanãs!

Não bastasse a imensidão do terreno, a Cidade do Rock continha 2 shoppings, com 50 lojas e o maior palco do mundo, já construído a época: 5 mil metros quadrados. 

A grandeza física do evento fazia jus à grandeza dos nomes que viriam para essa primeira edição. Artistas internacionais como Queen, AC/DC, Iron Maiden, James Taylor, Al Jarreau, Rod Stewart, Ozzy Osbourne, Yes, dentre tantos outros deram ao festival uma relevância que, até hoje, a primeira edição do Rock in Rio é considerada um dos maiores eventos musicais do mundo.

Foram 10 dias de evento, entre os dias 11 e 20 de janeiro e o público total foi de MAIS DE 1 MILHÃO de pessoas! E, em 2019, chegamos à edição de número 16. Dúvidas de que o Rock in Rio é um sucesso? 

Um dos pontos fortes do Rock in Rio é a sua diversidade musical, o que também é um ponto controverso. E, é essa diversidade musical que queremos debater e, percebemos, uma certa familiaridade com um debate acerca da “melhor maneira” de se ouvir um som. 

Para representar o embate, trouxemos nossa ObaSound e ObaVintage, afinal, quem mais teria vinil, cd, mp3, cartão de memória, bluetooth e até fita cassete em seus produtos? 

A controvérsia dos estilos musicais

O Rock in Rio traz em seu nome um único estilo musical, o que sempre gera expectativa de uma representatividade maior para os rockeiros! Mas, se a gente conferir as edições, em todas houve representantes de outros estilos, inclusive de axé, tido pelos rockeiros como um dos estilos mais antagônicos ao rock.

Para se ter uma ideia do burburinho que essa diversidade causa, vejamos a escalação da primeira edição. Nomes importantíssimos do rock, como o Queen, o AC/DC, o Yes e o Iron Maiden, o maior nome do heavy metal naquela época, dividiram o palco com nomes como Baby Consuelo, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Elba Ramalho e Gilberto Gil.

Passados mais de 30 anos, o Rock in Rio nunca abriu mão dessa variabilidade musical. Nomes como Annita, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte já estiveram pelos palcos que passaram The Who, Aerosmith, Guns ‘n Roses.

A verdade é que o Rock in Rio nunca foi um festival de rock, mas sim de música. E, hoje, podemos dizer que ele é um dos maiores festivais culturais, já que suas ações estão não só no campo musical, mas há diversos projetos da marca em outros setores da sociedade, como na educação e até meio ambiente.

ObaVintage e ObaSound: qual a melhor forma de ouvir música?

Artistas Vintage

Voltando ao campo musical, que é o que nos interessa neste momento, observamos um recorte muito bacana neste debate de estilos: os defensores do “só rock no RiR”, em sua maioria, são fãs assíduos de suas bandas e colecionam discos, literalmente.

Os rockeiros prezam no Rock in Rio o fato de quase sempre ter alguma banda que raramente tenha tocado em solo brasileiro ou seja um expoente no estilo.

E, cá entre nós, os maiores representantes do rock são dos anos 80 para trás, a época do vinil. Quem não conhece um rockeiro que torce o nariz para mídias como mp3 ou serviços de streaming, como o Spotify?

Para eles, o som do vinil é diferenciado e é a melhor experiência que a música propõe, atrás somente de uma apresentação ao vivo, é claro!

Na edição de 2019, os fãs Vintage estarão representados pelas bandas: Iron Maiden, Scorpions, Whitesnake, Bon Jovi e Sepultura.

Artistas Sound

Do outro lado do debate, está o público que curte tudo aquilo que está fazendo sucesso nas rádios. Aliás, hoje, temos como parâmetro as redes sociais e canais de vídeo.

Esses fãs têm um apego mais momentâneo com os artistas. A maioria curte o que está com mais espaço na mídia, seja na TV, rádio, YouTube ou Spotify. 

São diversos artistas que pegam carona nessa onda e, em grande parte, são artistas mais novos, que ainda estão formando seu público ou vieram de épocas pós-vinil. Artistas de axé e pop cresceram bastante nos anos 90, após os anos 2000, temos bandas de pop rock, rap, hip hop.

Com a internet como o principal meio de divulgação, esses artistas fazem mais proveito das novas mídias, optando até mesmo por lançarem novos trabalhos diretamente em plataformas digitais.

O Rock in Rio 2019 trouxe para essa galera, artistas como: Drake, Alok, P!nk, Annita, Panic! At the Disc.

Não queremos fazer juízo de valor, nessa questão de qual a melhor forma de ouvir música, o nosso posicionamento é o mesmo do Rock in Rio com relação aos estilos musicais.

Há espaço para todos, o importante é você curtir o seu som, a sua música e artista favorito da maneira que mais lhe agrade. Com a ObaSound e ObaVintage você escuta como quiser e com a qualidade que merece.

E então? Neste Rock in Rio, você é mais Vintage ou Sound? Conte pra gente a sua experiência com o festival: você já foi em quantas edições? Vai a primeira vez? Compartilhe com a gente nos comentários!

Tudo sobre o Rock in Rio, você confere no site oficial: rockinrio.com


Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *