Você sabe o que é um podcast? Se esse termo já foi ouvido antes por você, mas você não faz a mínima ideia do que significa, não precisa se desesperar.

Os podcasts são realmente novos no pedaço e para você não ficar de fora da novidade, a ObaBox te conta mais sobre isso. 

No texto de hoje nós vamos descobrir esse universo tão intrigante e como você pode fazer para começar a ouvir.

Ah…e aqui também tem algumas dicas de como você pode pode ter acesso gratuito às plataformas dos podcasts, além dos temas que você encontra por lá. 

Já preparou o seu fone de ouvido? Então, sigam-nos os bons! Boa leitura!

O que é e como funciona um podcast?

Os podcasts são programas de áudio. Muito parecidos com os programas de rádio onde há um locutor, a principal diferença dos rádios tradicionais é a liberdade do ouvinte.

Ou seja, você pode ouvir os programas no momento em que quiser e onde quiser. 

Os podcasts começaram a se popular nos Estados Unidos, mas estão garantindo espaço em terras brasileiras.

Para você ter uma noção, segundo dados coletados pelo Spotify, o crescimento mensal de ouvintes de podcasts tem sido em média de 21%. 

Para quem acredita que não vai encontrar um formato que agrade, é bem possível que esteja enganado(a). Há uma variedade enorme de temas e cada vez mais criadores de conteúdo estão apostando nessa fórmula.

É possível ouvir desde notícias, comentários, especialistas sobre diversos assuntos. Então, vale a pena dar uma olhada, ou melhor, uma ouvida. 

Os podcasts também envolvem séries. Então, é como se a cada episódio um novo áudio fosse compartilhado para o público acompanhar as atualizações do tema.

Boa parte dos podcasts podem ser encontrados em serviços de streaming, isto é, locais que reproduzem produtores de conteúdo em áudio e vídeo dentro de um site ou plataforma. 

É o o caso, por exemplo, do Spotify. Há anos o Spotify deixou de ser um reprodutor de músicas, mas um local onde qualquer pessoa pode colocar o seu conteúdo de áudio, monetizando o trabalho. 

Que assuntos você pode encontrar em um podcast?

Desde que não venha a ferir e liberdade individual de cada pessoa, os podcasts são ilimitados.

Você pode encontrar temáticas voltadas a política, entretenimento, religião, bem estar, esportes e uma série de assuntos dentro dos podcasts.

Cada um com a sua linha e forma de expressão. 

Um pouco de história dos podcasts

O termo podcast nasceu da junção de “iPod” e da palavra “broadcast”, que significa “transmissão”.

Os créditos ao conceito são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry e também ao desenvolvedor de softwares Dave Winner. 

Foi em 2004 que ambos criaram um programa chamado “iPodder”. Dessa forma, era possível que pessoas baixassem programas de transmissão para um iPod.

A ideia pegou tanto que até o presidente da época, George W. Bush, começou a fazer suas transmissões por esse formato. 

Como ouvir podcast?

Se você acreditar para para saber como ouvir podcast isso seja algo de outro mundo, está muito enganado. É mais fácil do que você pensa.

O primeiro passo é você conhecer as plataformas que oferecem esse tipo de serviço. O Souncloud e o Spotify são apenas alguns dos primeiros exemplos. 

Porém, se você está buscando facilidade, dentro do próprio YouTube você pode ter acesso a quem faça podcast na plataforma. É mais raro, mas existem muitos exemplos que seguem essa linha. 

Além disso, o Soudcloud e Spotify oferecem serviços pagos e contas gratuitas. Qual é a diferença de um para o outro quando o assunto é podcast? Bom, a liberdade.

A conta gratuita terá alguns anúncios que podem atrapalhar o fluxo do seu áudio. Se você tiver paciência, vale a pena tentar.

Além disso, a conta gratuita não dá tanta liberdade para a sua usabilidade, ou seja, há conteúdos que vão ficar restritos e você não conseguirá ouvir. 

Já para quem está buscando o máximo de conteúdos e não se importa em pagar um valor simbólico por mês, é possível fazer a sua conta e garantir acesso ao serviço de podcasts também.

Outra diferença para quem faz uma conta paga nesses serviços tem liberdade para pausar o podcast e ouvir quando quiser. O serviço gratuito não permite essa opção. 

Os podcasts mais populares no Brasil

Ficou curioso(a) para conhecer algum podcast, mas não sabe por onde começar? Confira alguns dos mais famosos e se divirta. Veja abaixo:

  1. Nerdcast: Para quem adora o universo geek, essa é uma opção indispensável. Os programas duram em média cerca de 90 minutos. 
  2. Café da manhã: Os programas com média de 30 minutos trazem uma série de notícias e comentários sobre diversos assuntos. Tais como: política, saúde, economia, internacional e ciência. 
  3. PrimoCast: E para quem gosta de ficar por dentro sobre o mercado financeiro, essa também é uma boa opção. Os programas possuem duração de em média 60 minutos. 
  4. Pretinho Básico: Para quem gosta de humor, essa opção de programa de 50 minutos também é bem popular e gostosa de ouvir. 
  5. Durma com essa: Que algo mais curto e que te mantenha por dentro de tudo o que aconteceu nos últimos dias? O programa possui 10 minutos de duração e é um resumão das notícias e atualizações do Brasil e do mundo. 

Você viu nesse texto:

  • Os podcasts tomaram cada vez mais espaço, mas sem invadir o terreno do conhecido rádio tradicional;
  • Além de permitir mais liberdade nos temas que o ouvinte deseja ouvir, está disponível para vários formatos e horários no momento escolhido da reprodução;
  • Os podcasts estão presentes em serviços de streaming. Esses serviços podem ser pagos ou gratuitos, dependendo do uso do ouvinte;
  • Os podcasts possuem variados temas e tempos de duração em relação a cada programa.

Mais para você ouvir e se divertir

Agora que você já está sacando um pouquinho sobre os podcasts, chegou a sua vez de conhecer quais podem ser bons para você. Tem tanto podcast sobre tanto assunto que fica até difícil escolher só um.

Mas que tal começar ouvindo um pouco sobre saúde?

Se você curtiu a ideia, chegou a hora de você ler a sugestão de leitura que preparamos para você sobre o tema.

Não deixe de conferir o nosso texto Mantenha em dia os cuidados com a saúde e do corpo com esses 7 podcasts

Depois conta para a gente o que você achou!

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, que tal além de compartilhar esse texto nas suas redes sociais você contasse para a gente que podcasts você já conhece?

Escreve para a gente nos comentários. Quem sabe a gente siga a sua dica.