Os ácaros são inimigos invisíveis a olho nu, mas que fazem um grande estrago se forem ignorados.

Como não são vistos, o cuidado deve ser redobrado para que esse animalzinho acabe não prejudicando a saúde da sua casa, mas principalmente sua e de sua família. 

O conteúdo de hoje trará informações valiosas sobre como você pode acabar com os ácaros e prevenir que se proliferem novamente.

Além disso, você também vai entender a real ligação dos ácaros com as alergias respiratórias. 

Venha conosco e descubra tudo sobre o assunto. Boa leitura!

Vamos por partes: O que são os ácaros?

Pequenos animais e que pertencem à classe dos aracnídeos, são encontrados com frequência em no ambiente interior da casa. Seu locais prediletos para aparecerem são em colchões, almofadas e travesseiros.

Os maiores ácaros podem chegar a media 0,75mm, ou seja, impossível de serem vistos sem um microscópio. 

Por mais que sejam pequenos, são responsáveis de grandes estragos em relação a saúde.

Os ácaros são divididos em várias espécies, mas todos são causadoras de alergias respiratórias e também dermatológicas, que se não cuidadas, podem trazer preocupação. 

As doenças causadas por ácaros

Como esses animais são muito pequenos, eles são facilmente transportados pelo ar. Então, a sua proliferação pode acontecer com facilidade, principalmente se o ambiente não tiver uma limpeza bem feita e periódica. 

Quando os ácaros passam a causar distúrbios na saúde, alguns dos males que podem causar são:

  1. Asma: Nesse caso há alteração nas vias respiratórias. Dessa forma, o ar consegue circular, mas a pessoa afetada pela presença dos ácaros apresenta uma respiração curta e com dificuldade;
  2. Dermatite atópica: O aparecimento de manchas vermelhas na pele pode indicar um dos sintomas de um quadro alérgico relacionado ao ácaro. Em casos mais graves, o ácaro pode depositar suas larvas no corpo da pessoa, ocasionando muita coceira e irritação para a pele.
  3. Rinite alérgica: Caracterizado como uma inflamação da mucosa que reveste o interior do nariz por conta da presença dos ácaros, ocasiona sintomas como coriza, coceira persistente no nariz e também os espirros frequentes;
  4. Blefarite: Conhecida como uma infecção das pálpebras. Quando a pessoa tem uma imunidade baixa, os ácaros podem se alastrar no rosto e na região dos olhos, ocasionando infecção da pele. 

Como mencionamos antes, os ácaros estão presentes em diversos ambientes e possuem várias espécies.

Para você ter uma ideia, os ácaros domésticos podem ser encontrados em ambientes úmidos.

Travesseiros, almofadas, roupas de cama, bichos de pelúcia e colchões também são um prato feito para esses animais. 

Nós sabemos que pode parecer nojento, mas os ácaros se alimentam de restos celulares,  que podem ser originadas das escamas soltas da pele, por exemplo.

E qual local onde passamos boa parte da nossa vida em contato? Isso mesmo! Na cama.

Então, os colchões são o ambiente favorável para a presença, além da reprodução dos ácaros.

E se o ácaro come, ele também faz as suas necessidades em algum lugar. Seus excrementos e partes do seu corpo também podem gerar reações alérgicas, já que podem se espalhar pela casa, sendo movido pelo ar.

Entende agora como a poeira pode ser nociva para a sua saúde? Não é apenas pela sujeira da sua casa, mas também pela contribuição dos ácaros. 

E tem como eliminar essas coisinhas?

A boa notícia é que tem sim e é muito mais fácil do que você imagina. Abaixo nós separamos algumas dicas essenciais para você começar hoje a missão “Exterminador de Ácaros”. 

  1. Limpeza sempre: Quer manter a sua casa livre dos ácaros? Mantenha o seu ambiente limpo. Isso vai envolver mais do que passar um paninho úmido no chão e nos móveis. Também tem a ver com dar uma limpeza no seu ventilador, no seu ar condicionado e por aí vai. 
  2. O sol é seu aliado: Se tem uma coisa que destrói o ácaro é o calor. Então, coloque sofá, almofadas, colchão, lençol, travesseiro e tudo que tenha contato com o corpo e seja de tecido e algodão para tomar sol. 
  3. Dê atenção para as suas roupas: Se engana se você acha que é apenas no colchão e travesseiro que os ácaros fazem a festa. Se o colchão é onde acontece a festa, as roupas são o “after party”. Então, aproveite e também coloque suas peças no sol, principalmente as roupas íntimas. Passar a roupa e secadora também são aliados importantes para eliminar o ácaro. 
  4. Utilize o aspirador de pó no campo de batalha: O aspirador de pó é um grande combatente dos ácaros. Se você quer encontrar uma forma de eliminar esses animais de uma vez por todas, utilize o aspirador uma vez por menos ou no mínimo de 15 em 15 dias para manter a prevenção.
  5. Um atenção extra para ar condicionado e ventilador: A gente já tinha cantado essa bola antes, mas não custa nada falar de novo. O ar condicionado e ventilador quando não limpam podem acumular sujeira, ácaros e também os seus excrementos. Então, nada melhor do que mantê-los limpos para evitar que a proliferação saia do controle. 

Como prevenir?

A prevenção é feita a partir da limpeza. Se você mantiver a sua casa, objetos da casa e pessoais limpos, é muito difícil do ácaro se alastrar e causar estragos.

Mantenha uma limpeza semanal da sua casa e você não terá mais dor de cabeça com esses animais ardilosos. 

Você viu nesse texto:

  • Os ácaros são animais não vistos a olho nu que podem viver no ambiente interno casa;
  • Seu aparecimento geralmente é causado pela falta de limpeza de objetos ou do ambiente da casa;
  • Solucionar o problema dos ácaros na casa é simples. Caso seja ignorado, pode prejudicar a saúde das pessoas que convivem no ambiente. 

Dica do carrinho:

Agora que você já soube tudo o que você poderia fazer para eliminar os ácaros de uma vez por todas, não queremos terminar por aqui não. Que tal ter um aliado ideal para essa batalha?

O Robô aspirador pode fazer toda a diferença nesse processo.

Então, agora é sua vez de descobrir. Robô aspirador: será que vale a pena ter um?

Mais sobre limpeza e saúde da casa

A limpeza não pode parar. Se você é daquelas pessoas que está sempre encontrando novas formas de deixar o seu chão brilhando, então a ObaBox tem outra sugestão de leitura para você. 

Não deixe de conferir o nosso post Dicas rápidas para limpar o chão corretamente e saber tudo para deixar a sua casa limpa e perfumada. 

Depois passa aqui e conta para a gente o que achou desse texto. 

E aí? Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, agora é a sua vez de compartilhar esse texto nas suas redes sociais com quem também precisa saber tudo para eliminar os ácaros. 

Ah, quer ver mais temas desses por aqui? Fique à vontade para sugerir os assuntos que você mais gostaria de ler no blog ObaBox.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *