É bem provável que você já saiba o que é o Google: uma ferramenta especialmente desenvolvida para que os usuários façam pesquisas por meio da internet. Mas, e o Google Assistente, você conhece?

A ferramenta de pesquisas é chamada de buscador. A verdade é que esse buscador, assim como outras soluções, foi desenvolvido por uma empresa que leva o mesmo nome a Google. A Google é uma gigante mundial que desenvolve produtos baseados na internet e o Google Assistente é mais um deles.

Neste post, vamos contar a você que tipo de assistente é esse e explicar como usar essa ferramenta que pode ser bastante útil no seu dia a dia. Vamos lá?

Google Assistente: o que é isso?

O nome “Google Assistente” dá uma boa dica do que é esta ferramenta: um assistente virtual que pode cumprir diferentes tarefas por meio de um dispositivo conectado à internet.

Com o Google Assistente instalado em um celular moderno, você pode pedir por meio de um comando de voz ― ou seja, falando com a ferramenta ― que uma ligação seja feita para alguém. Exemplo “Ligar para Neuza”. Após esse comando, seu celular automaticamente faz uma chamada telefônica para a Neuza.

Mais adiante, você vai conhecer outras formas possíveis de uso do Google Assistente. Por ora, vamos explicar de forma simples como essa tecnologia funciona.

O Google Assistente é uma ferramenta baseada no uso de Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial “é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente”.

Diferente do que muitos pensam, esse tipo de tecnologia tem limitações e não está prestes a dominar o mundo! Os filmes futuristas ainda não estão a ponto de se tornarem realidade. Entretanto, o avanço tecnológico já é o suficiente para que o Google Assistente ajude você com tarefas simples do dia a dia por meio de funções bastante úteis.

Funções interessantes do Google Assistente

O Google Assistente foi desenvolvido para funcionar por meio de comandos de voz, mas se preferir, o usuário pode digitar o que deseja. O comando de voz é destaque porque falar é mais fácil e rápido do que usar as pequenas teclas de um celular moderno para escrever qualquer coisa e o objetivo da ferramenta passa pela praticidade.

Para usar o Google Assistente em seu celular, basta pressionar levemente o botão da “home” (aquele botão que te leva sempre pra tela inicial do seu celular) e dizer “Ok, Google“. Seu assistente virtual estará pronto para ouvir a sua solicitação e ajudar você. Abaixo, estão alguns dos comandos que você pode usar ― além do de ligar para alguém, que já apresentamos. Veja:

Enviar mensagens

O Google Assistente obedece a comandos de envio de mensagem. Você pode escolher tanto o envio de mensagem de texto (SMS) ou o envio de mensagem via whatsapp.

Para tanto, você deve dizer ao assistente exatamente o que deseja, por exemplo, “enviar mensagem de whatsapp para João: Me encontre no shopping às 14h”. Lembre-se, é importante falar de forma clara para que a ferramenta entenda e digite corretamente a sua mensagem;

Dúvidas e respostas

O Google Assistente é conectado ao Google, o buscador. Com isso, por meio de um comando de voz, você pode ter resultados de pesquisas de forma mais rápida.

Exemplo: Você está pensando em fazer uma viagem em família e quer saber a distância entre seu ponto de partida e seu destino. Depois de chamar seu assistente virtual, você pode perguntar: “Qual a distância entre São Paulo e Santos?” e aguardar a resposta;

Agenda

Muitos de nós ainda utilizamos agendas de papel no dia a dia. Esse recurso costuma ser muito útil para que não esqueçamos algum compromisso importante, não é mesmo?

Nem sempre, porém, estamos com a agenda em mãos no momento em que um compromisso é marcado. Ao sair de um consultório médico deixando a data de retorno já agendada, podemos até receber um papelzinho da secretária com as informações de dia e hora. Entretanto, esse papelzinho pode se perder ou simplesmente ser esquecido no bolso ou na bolsa.

Por isso, aproveitar o Google Assistente para marcar compromissos na agenda virtual de seu celular moderno é uma boa ideia. Basta chamar o assistente dizendo “Ok Google” e solicitar algo como “marcar consulta com dr. Fulano, dia 11 de dezembro, às 10h”;

Lembretes

E como esquecer certas coisas faz parte da rotina de qualquer um, outra boa ideia é acionar o assistente virtual para que lembre você de algo importante que deseje fazer.

Basta dizer ao Google Assistente “comprar o presente de Natal da Carolina”, ou qualquer outra ação de que você precise ser lembrado e pronto. A ferramenta se encarregará de fazer com que você não se esqueça;

Como chegar

Outra das ferramentas do Google é um mapa que não apenas mostra, por imagem, o trajeto de um ponto ao outro como permite que a rota seja explicada em tempo real por um assistente virtual de navegação.

Após dizer “Ok, Google”, você pode perguntar “como chegar à rua Tal, número 125, Belo Horizonte?”. O Google Assistente fará uma rápida pesquisa para indicar a rota e dará a você a opção de ouvir orientações ao longo do trajeto.

De dentro do carro, você recebe instruções em áudio como “em 300 metros, vire à direita” e etc, até que consiga chegar ao destino. E não se preocupe, caso você cometa algum erro no caminho, a ferramenta do Google perceberá por conta própria para recalcular rota e redirecionar você corretamente;

Encontrar serviços

O motivo pelo qual o Google Assistente consegue traçar rotas e guiar você pelo caminho é o uso da tecnologia de geolocalização. Em outras palavras, seu celular moderno permite que o assistente saiba onde você está para que passe as informações e orientações corretas.

Esse mesmo princípio permite que o Google Assistente indique serviços que sejam de seu interesse. Você pode perguntar tanto sobre “restaurantes no bairro Glória” quanto sobre “farmácias 24 horas perto de mim”, por exemplo;

Notícias do dia

Outra função interessante é que permite que você peça ao Google Assistente para lhe ajudar a se manter informado dizendo “me conte as últimas notícias”. Com este comando, a ferramenta abre uma página da internet com várias chamadas e links para que você saiba quais foram os acontecimentos relevantes mais recentes.

Google Assistente na TV

Alguns aparelhos de televisão contam com o sistema Android. Basta perguntar ao vendedor, procurar essa informação no manual do produto ou fazer uma pesquisa no Google ― pode até ser pelo Google Assistente de seu celular ― informando o modelo do seu aparelho para saber se ele conta com a tecnologia.

Quando é possível usar a ferramenta pela TV, você pode fazer perguntas como “me mostre os filmes de comédia mais vistos em 2018” ou “sintonizar no canal Tal” e deixar que o assistente ajude você.

Como ativar o Google Assistente no celular

Para ativar o Google Assistente por meio de um celular moderno, você deve abrir o aplicativo do Google já instalado no aparelho, encontrar o menu e clicar em “configurações”. Em seguida, encontre o “Google Assistente” e clique em “ativar”. 

Alguns aparelhos simplificam esse processo permitindo que você pressione o botão da home e diga “OK, Google” para, em seguida, apertar o botão de “ativar”.

Em todo caso, uma vez que o Google Assistente for ativado, você não vai precisar repetir esse processo. A partir daí, seu celular estará pronto para que você converse com seu assistente virtual.

Sempre que quiser contar com a ajuda do Google Assistente para algo, basta pressionar o botão da home levemente por alguns segundos, dizer “Ok, Google” e dar o comando de voz ― ou de texto ― que desejar.

Gostou do post? Conta pra gente quais funções do Google Assistente você considera mais interessantes!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *