Safari, Google Chrome, Firefox e outros. Você sabe o que avaliar para escolher o melhor navegador para celular para usar a internet com tranquilidade e praticidade?

Alguns dispositivos móveis, entre smartphones e tablets, já vem com algum navegador instalado e é por meio dele que o usuário acessa a internet. Entretanto, nada impede que um outro programa seja escolhido e baixado por meio da loja de aplicativos.

Fatores como preferência por questões pessoais podem ser determinantes, mas se você está aberto para avaliar as opções, siga em frente com a leitura deste post!

O que avaliar para escolher o melhor navegador de internet

Antes de passarmos pelas opções mais indicadas apontando suas características, é interessante apresentarmos alguns critérios que você pode usar em sua avaliação.

Leveza

Tudo o que usamos em nossos celulares ou tablets ocupa espaço. É por isso que, ao comprar um dispositivo novo, é interessante observar qual é a sua capacidade de armazenamento e ainda, se é possível utilizar um cartão de memória para espaço extra.

Um dispositivo muito cheio tende a ficar lento e pode até sofrer interrupções inesperadas, o que pode prejudicar a experiência do usuário e causar frustração. Caso a memória seja utilizada em sua totalidade, estratégias como apagar fotos e vídeos desnecessários podem precisar ser adotadas.

Essa breve contextualização serve para que você entenda porque a leveza de um navegador de internet pode ser um fator importante para a sua escolha: um programa mais leve ocupa menos espaço, o que pode ser determinante, sobretudo se a capacidade de seu dispositivo é mais baixa.

Rapidez

Você já tentou abrir um site e teve que esperar, esperar e esperar até que a página carregasse? Há casos em que esse problema aconteça porque o site em questão é pesado demais e outros em que é a sua internet que não está boa.

Outra justificativa para essa situação pode ser a lentidão do navegador para celular ou tablet que você escolheu. Sendo assim, se outras pessoas estão acessando o site sem problemas e está tudo bem com sua conexão de internet, experimentar um novo navegador pode ser a saída.

Adequação

Como você deve saber, smartphones e tablets funcionam com base um sistema operacional que varia de acordo com o fabricante. Todos os dispositivos da Apple têm um sistema chamado iOS, enquanto os demais funcionam via Android.

Um aplicativo como um navegador de internet pode ser lançado pensando exclusivamente em um ou em outro sistema operacional. É o caso, por exemplo, do Mint Browser que foi lançado para ser o navegador mais leve para Android. Um programa pode também funcionar nos dois, mais ter mais afinidade com um deles.

Sabendo disso, a sua escolha pode ser orientada por uma junção de fatores, levando em consideração o sistema de seu dispositivo móvel. Pessoas que tenham um celular Android e um iPad (tablet da Apple), por exemplo, podem até optar por usar programas diferentes em cada aparelho para terem as melhores experiências possíveis.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos aos melhores navegadores do mercado e suas características.

Google Chrome

O navegador Chrome é o mais popular em todo o mundo, sendo inclusive o navegador de internet padrão dos dispositivos com sistema Android. Ainda, pode ser utilizado também por quem tem sistema iOS, bastando baixá-lo na loja de apps.

Vantagens do Chrome:

  • rápido;
  • combina bem com outros serviços Google, como o Gmail ou o Google Maps;
  • permite sincronização entre dispositivos ― inclusive com o desktop ― possibilitando que o histórico de navegação e os favoritos sejam acessados de qualquer aparelho;
  • tem um botão de download que permite que páginas sejam salvas para serem lidas off-line.

Desvantagens do Chrome:

  • não é o melhor em privacidade, apesar de contar com recursos para tal. O que acontece é que, mesmo em modo anônimo, a navegação que o usuário faz pela internet pode ser rastreada pela Google.

Safari

O Safari é um navegador para celulares e tablets mais conhecido por aqueles que têm dispositivos da Apple, os que operam com sistema iOS, já que é o programa padrão.

Vantagens do Safari:

  • é bastante rápido;
  • permite a sincronização inteligente entre dispositivos móveis;
  • garante a privacidade com sua tecnologia antirrastreio e com um sistema de buscas próprio que impede que os dados de navegação sejam coletados no modo anônimo.

Desvantagens do Safari:

  • Ainda que possa ser utilizado no Windows, o Safari é um navegador voltado para os produtos Apple.

Opera

Por sua vez, o navegador Opera é uma alternativa disponível somente para sistemas Android e está disponível desde o lançamento dos primeiros smartphones.

Vantagens do Opera:

  • é muito leve;
  • tem função de compressão de páginas para consumir menos dados de internet;
  • interface intuitiva e fácil de usar;
  • tem bloqueador de anúncios;
  • tem alternativas como o Opera Mini, ainda mais indicado para dispositivos móveis.

Desvantagens do Opera:

  • ainda que ofereça a possibilidade de sincronização, a funcionalidade não é tão eficiente como a do Chrome ou a do Safari.

Mozilla Firefox

O navegador Firefox é um velho conhecido dos usuários da internet, sendo uma opção bastante popular de uso em desktop antes do sucesso do Chrome.

Vantagens do Firefox:

  • é rápido;
  • tem função de bloqueio da reprodução automática de vídeos;
  • modo privacidade avançado que não grava histórico de navegação e bloqueia rastreadores (Firefox Lite);
  • tem a versão Lite, que é mais leve do que a tradicional.

Desvantagens do Firefox:

  • pode ser consideravelmente mais lento do que outros navegadores para celular e tablet caso o usuário acesse um site mais pesado ou use seu dispositivo para armazenar vídeos em buffer.

Samsung Internet Browser

Este é o navegador de internet que vem instalado nos dispositivos da Samsung. Pode ainda ser baixado por usuários do sistemas operacional Android, mesmo com aparelhos de outras marcas.

Vantagens do Samsung Browser:

  • tem bom desempenho;
  • permite a instalação de plugins para o bloqueio de anúncios (e outros);
  • tem um modo secreto que funciona por senha e cria uma camada oculta de navegação.

Desvantagens do Samsung Browser:

  • não funciona em aparelhos com sistema iOS;
  • não permite sincronização com desktop.

Ainda há outros navegadores para celular que podem fazer parte de sua lista de opções. Com essas dicas, porém, você já tem o que precisa para começar a experimentar e descobrir o que mais gosta em um navegador.

Já que você gosta de usar seus dispositivos móveis para navegar pela internet, confira um conteúdo sobre segurança com Tudo o que você precisa saber sobre antivírus para celular!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *