Com o passar dos anos, alguns móveis de madeira começam a ficar com aspecto ultrapassado. Para lidar com a situação, temos a opção de comprar um novo ou de reformar aquilo o que já temos para gastar menos e criar algo exclusivo.

E se você pensa que reformar um móvel é apenas lixar e passar uma nova camada de verniz, temos uma notícia: dá para fazer bem mais do que isso e conquistar resultados de fazer brilhar os olhos!

Em alguns casos de repaginação do móvel de madeira, é possível fazer por conta própria e em casa. Já em outros, pode ser mais interessante ou até necessário contratar ajuda profissional. Continue a leitura do post e saiba mais!

Por que reformar seus móveis

Se você tem móveis antigos em casa, é provável que tenha peças feitas de madeira maciça ou de material bastante resistente. A opção de simplesmente descartar um móvel de madeira como estes é de doer o coração porque sabemos de sua qualidade e valor financeiro e, por vezes, sentimental.

Assim sendo, a reforma pode ser a saída para seguir tendo móveis de qualidade em casa e investindo menos do que se faria com a compra de itens novos. Com isso, vale considerar que comprar um móvel é um processo que pode ser demorado, envolvendo pesquisa para encontrar o modelo ideal e o custo do transporte.

Como se esses motivos ainda não bastassem, a ideia de dar vida nova aos móveis de madeira pode levar você a ter peças exclusivas em casa, algo que ninguém mais tem igual. Um luxo, não acha?

O que você precisa para reformar um móvel de madeira

Duas coisas são necessárias para dar vida nova aos móveis de madeira: criatividade e disposição! Com a primeira delas, nós podemos ajudar você dando a dica do aplicativo Viva Decora e do site Pinterest que você pode usar para pesquisar inspirações para as suas reformas.

A disposição depende de você, mas podemos dar uma forcinha contando que é provável que você não precise de muita coisa. Alguns itens interessantes são:

  • folhas de lixa para madeira;
  • tinta para madeira;
  • verniz;
  • adesivo para móveis.

Você não vai precisar de todos esses materiais necessariamente. A depender do seu projeto, a repaginação do móvel de madeira pode ser mais simples ou mais complexa. Por isso, antes de começar, avalie o que pretende fazer para saber quais materiais providenciar.

Formas de reformar móveis de madeira

A lixa é um material importante para dar vida nova a um móvel de madeira porque, para aplicar uma nova cor ou fazer qualquer outra alteração, é importante garantir uma superfície lisa ou, ao menos, mais limpa.

Há alguns anos, era bastante comum usar lustra móveis. Produtos desse tipo, apesar de proporcionarem um brilho bonito, também criam camadas nos móveis de madeira. Essas camadas precisam ser retiradas para a reforma.

A seguir, vamos apresentar algumas ideias que podem ajudar você a entender como dar vida nova a móveis antigos. Veja só:

  • Lixar e envernizar: às vezes, o único “problema” do móvel é estar com acúmulo de cera ou lustra móveis. Nessa situação, basta lixar para remover excessos e aplicar novas camadas de verniz para fazer o antigo parecer novo;
  • Lixar e pintar: atualmente, móveis coloridos são tendência de decoração. Não é que você vá criar um arco-íris ou um carnaval de cores na sala de sua casa. A ideia é escolher uma peça chave para passar pela transformação.

Para pintar, você precisa escolher uma tinta adequada para madeira e que seja fácil de aplicar. Em geral, são recomendadas as tintas PVA e acrílica. Outras, como a laca de nitrocelulose, podem ter um efeito lindo, mas são mais apropriadas para uso por profissionais.

Uma dica bacana é saber que você não precisa pintar o móvel todo da mesma cor. É possível fazer combinações deixando seu lado artístico aflorar e, claro, buscando um resultado que harmonize com sua decoração atual;

  • Remover ou substituir elementos: considere, por exemplo, uma penteadeira antiga que veio com um painel acoplado para o espelho. Pode ser que a peça já não tenha mais uso, mas que sua base ― a mesinha ― possa ser reaproveitada.

Uma vez retirado o painel, o processo é similar ao do lixar e envernizar. Antes de dar o acabamento, porém, você pode escolher um novo tampo para adequar a mesinha a um novo uso e esconder a marca deixada pelo painel que já não existe mais.

Outra possibilidade seguindo essa mesma ideia é trocar portas de madeira em armários por portas de vidro. É claro que isso requer ajuda profissional, mas pode valer a pena na busca pelo objetivo de dar cara nova ao seu móvel de madeira;

  • Lixar e adesivar: se você gosta de decoração, talvez já conheça os adesivos para móveis que existem no mercado. Esses produtos se assemelham a um papel de parede, mas são adequados para serem aplicados à madeira.

Existem adesivos coloridos, adesivos com padrões e desenhos e até mesmo aqueles que imitam madeira. Este último caso pode ser ideal para quem não quer arriscar muito na inovação e gostaria de ter um móvel de madeira em tom mais claro ou mais escuro para combinar melhor com outros elementos da casa!

Existem ainda adesivos laqueados. Sendo assim, se você gosta deste efeito de uma superfície lisinha e brilhante, mas não quer contratar um profissional para pintar seu móvel, pode optar pelo adesivo.

Dicas para reformar seu móvel

Antes de começar a reforma de seus móveis de madeira, avalie suas ideias e a real possibilidade de dar andamento ao projeto. Ninguém deseja perceber, só no meio do caminho, que não vai dar conta de terminar ou que não será possível contar com ajuda porque, se isso acontecer, o móvel pode perder sua usabilidade.

Sendo assim, avalie o espaço que você tem disponível para trabalhar, faça sua listinha de materiais, pesquise os melhores preços e consulte tutoriais na internet para saber como fazer.

Caso tenha interesse em contar com ajuda profissional, busque alguém o quanto antes para ter orientação e saber se sua ideia pode ser concretizada facilmente ou não.

Em muitos casos, dar vida nova aos móveis pode poupar dinheiro e permitir que você mantenha em casa um item de valor sentimental. Em outros, porém, acaba sendo mais interessante adquirir algo novo.

Com as decisões tomadas, as dicas são: tenha paciência para que o trabalho saia bem feito e divirta-se! Reformar móveis de madeira pode ser uma interessante terapia para distrair a mente e manter-se produtivo.

Você já repaginou algum móvel de sua casa? Conta pra gente sua experiência e compartilhe suas dicas!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *