No final de 2019, muita gente comemorou quando o modo escuro no WhatsApp começou a ser liberado para os usuários. Mas, se você ainda não sabe o que é essa funcionalidade, como pode decidir se vai se juntar à turma dos que ficaram felizes ou não?

O modo escuro, como veremos adiante, apresenta vantagens para o usuário e, muitas vezes, para o seu dispositivo móvel. Mais do que ler sobre o assunto, você precisa ter a chance de experimentar essa novidade para tirar suas próprias conclusões.

No fim das contas, o modo escuro pode acabar sendo uma opção de gosto. Por essa razão, além de explicar o que é e quais os motivos da popularidade dessa função, ao final do texto também contamos como adotá-la. Confira!

O que é modo escuro e por que é tão popular

Caso você nunca tenha visto, descobrir o que é o modo escuro no WhatsApp ou em qualquer outro aplicativo que ofereça esse recurso não é muito difícil.

Falamos da troca das cores originais da interface do aplicativo, que tem a cor branca e texto em preto, pelo cinza escuro ou preto e texto na cor branca. A alteração também recebe o nome de modo noturno e faz muito sucesso entre os usuários de dispositivos móveis.

A funcionalidade se tornou tão popular que não se limita aos aplicativos. Os sistemas operacionais iOS (da Apple) e Android também liberaram um modo escuro nativo do sistema. Assim, se o usuário optar por ativá-lo, a mudança se aplicará ao seu dispositivo e os aplicativos em uso.

Para alguns, essa “novidade” agrada simplesmente por ser diferente e parecer mais bonita ― questão de gosto. Entretanto, ainda que não saibam bem os motivos, muitos preferem o modo escuro por ser mais agradável aos nossos olhos.

Quem está acostumado a usar telas o dia inteiro ― televisão, celular, tablet, computador ― merece um descanso para as vistas e é isso o que o modo noturno oferece.

Motivos para você adotar o WhatsApp escuro

Agora que você já sabe o que é o modo escuro no WhatsApp, vamos falar um pouco mais sobre as razões pelas quais você deveria aderir a essa mudança.

Vale esclarecer, ativar a funcionalidade escura ou noturna é completamente opcional. E caso você se não se adapte e sinta falta do WhatsApp ― de outros aplicativos ou do seu celular ― como era antes, é só trocar as configurações para trazer de volta a interface original.

Seus olhos agradecem

A exposição à telas cansa as vistas em função da luz azul que faz parte da composição cromática de elementos da cor branca. Ao mesmo tempo que essa luz ajuda você a se manter alerta, ou seja, “ligadão” em seu dispositivo móvel, também pode trazer consequências negativas para o seu bem estar.

Como estamos em contato constante com telas, a exposição à luz azul acaba promovendo o ressecamento dos olhos e fazendo com que seja difícil manter o foco da visão.

Em longo prazo, o contato intenso com a luz azul das telas pode até provocar danos à retina; um problema mais grave do que um simples incômodo.

Por falar em incômodo, o modo escuro também é chamado de modo noturno porque foi inicialmente desenvolvido para ser utilizado à noite.

Quando o dia escurece ou quando estamos em ambiente com menos luz, como no quarto ou na sala de TV com as luzes apagadas, nossos olhos ficam mais sensíveis à tons muito intensos.

Por anos, usuários de dispositivos móveis tentaram driblar esse desconforto diminuindo manualmente o brilho de suas telas, sobretudo no período da noite ou em condições de pouca luz. Foi assim até que o modo escuro foi criado.

Há quem opte por usar o modo escuro no WhatsApp apenas à noite, mas a funcionalidade tende a criar condições tão mais agradáveis que muitos preferem mantê-la o tempo todo.

Seu dispositivo móvel agradece

Quer você esteja usando um celular moderno como o ObaSmart 2 ou um tablet, optar pelo WhatsApp escuro ou por colocar todo o sistema em modo noturno tende a ser positivo para o dispositivo.

Se seu dispositivo tiver uma tela OLED ou AMOLED, a mudança para o modo escuro vai ajudar a economizar bateria. Isso porque smartphones e tablets com essa característica precisam de mais energia para reproduzir a luz branca em comparação com a luz preta.

Agora, caso seu dispositivo tenha tela LCD, a mudança para o modo escuro não vai fazer muito no que diz respeito ao aumento da autonomia da bateria. Em todo caso, porém, você permanece descansando seus olhos!

Como colocar o Whatsapp escuro

A ativação do modo escuro no WhatsApp pode seguir caminhos ligeiramente diferentes de um sistema operacional para o outro, mas não há muito segredo. Basicamente, o que você precisa seguir os passos abaixo:

  1. Abra o WhatsApp no dispositivo em que deseja fazer a mudança;
  2. Acesse as “configurações” do aplicativo, sinalizadas pelo desenho de uma engrenagem;
  3. Selecione a opção “conversas” para alterar o modo de exibição;
  4. Selecione a opção “tema“;
  5. Entre as opções que lhe forem mostradas, faça a mudança para “escuro” ou “definido pelo Modo de Economia de Bateria“.

Quanto a isso, você precisa saber que se selecionar o tema “escuro”, seu Whatsapp ficará no modo noturno durante todo o tempo, inclusive durante o dia, a menos que você altere as configurações novamente.

Caso você selecione o tema “definido pelo Modo de Economia de Bateria”, porém, a funcionalidade do WhatsApp escuro só será acionada quando seu dispositivo estiver com pouca bateria.

“Ixi, não gostei! E agora?”

Se você seguiu o passo a passo para colocar o WhatsApp no modo escuro e não gostou ou não conseguiu se adaptar com a mudança, não há com o que se preocupar.

Para fazer as coisas voltarem ao normal, o que você precisa fazer é repetir os passos de 1 a 4 e, no momento de definir o tema de sua preferência, selecionar o “claro”.

Gostei! Tem como usar em outros aplicativos?

Já existem outros aplicativos, como o Instagram que também contam com o modo noturno. O processo de mudança é muito parecido com o que mostramos para o WhatsApp, bastando acessar as configurações e buscar as opções que permitem a personalização da interface.

Agora, se você gostou mesmo do WhatsApp escuro e quer facilitar sua vida, cheque as configurações do seu aparelho. Versões mais recentes dos sistemas iOS e Android já permitem que o modo noturno seja adotado para todo o dispositivo.

O WhatsApp está entre seus programas favoritos? Confira outras dicas sobre o aplicativo para conhecê-lo melhor e tirar o máximo de proveito!