Quando o modo escuro começou a ser notícia muita gente torceu o nariz para a novidade. Afinal, já estava tudo muito bom quando o assunto era redes sociais. Tinha como ficar melhor?

Se estamos falando de tecnologia, não há limites para encontrar mais conforto e comodidade para os seus usuários. E o modo escuro nasceu com esse objetivo. 

Mas se você está com dúvida o que é esse tal “modo escuro” que todo mundo anda falando por aí, relaxa. O texto de hoje não vai te deixar no “escuro”. Vamos explicar direitinho o porquê você precisa conhecê-los e quais são os seus reais benefícios. 

Esperamos que goste da leitura!

O que é o modo escuro?

O modo escuro, também conhecido como “dark mode” isto é, tradução do termo anterior está presente na maior parte dos aplicativos. Basicamente se trata de uma alteração das cores da tela para exibição de um app. Ou seja, os aplicativos ficam mais escuros, tornando a experiência de uso do app mais agradável e intimista. 

Esse modo também pode ser acionado automaticamente quando a pessoa está em um ambiente de pouca luz, diminuindo o brilho da tela do aparelho. Com a redução do brilho, a economia de bateria também é grande. 

Os benefícios de utilizar o “dark mode”

Um dos principais benefícios do modo escuro é a economia de energia. Como falamos anteriormente, com a redução do brilho da tela, o celular gasta menos bateria e dura mais horas funcionando sem precisar carregar. Então, para quem não sai da frente do celular essa pode ser uma vantagem e tanto. 

E também para quem utiliza muito o aparelho, a redução do brilho e das cores vibrantes também ajuda na visão. É sabido por grande parte dos oftalmologistas que utilizar celular, computador e todos os aparelhos com tela ajuda no ressecamento da vista. Tal diagnóstico se dá por conta do estímulo da luz que faz com que os olhos pisquem menos vezes, aumentando a secura da retina. 

Se você não acredita nesses benefícios, as vantagens não param por aí. 

Além da secura dos olhos, o modo escuro auxilia até na qualidade de vida. Afinal, quem aí nunca ficou pendurado no telefone até tarde da noite? Pois é. Esse hábito pode prejudicar e muito na hora do descanso. 

Tal cenário acontece, pois durante a noite o cérebro entra em estado de relaxamento, pois está se preparando para dormir. Então, com o uso do telefone e as cores fortes, o cérebro acaba sendo impedido de relaxar por conta dos estímulos visuais e as informações que recebe em questão de minutos. 

Então, o modo escuro é uma forma de trabalhar a mente para a hora do sono sem forçá-la a trabalhar em excesso. 

Ah, e se estamos falando de qualidade de vida, também precisamos falar sobre o excesso de informações. Quando a mente não está em contato com as luzes e cores excessivas fica mais fácil do cérebro desacelerar para assimilar todas as informações. Com isso, a mente também se cansa menos. 

Menos cansaço é sinônimo de menos estresse. O modo escuro é uma forma de diminuir os efeitos da irritabilidade quando a mente está sobrecarregada. Agora dá para entender o porquê esse modo tem feito tanto sucesso entre as pessoas. 

É obrigatório? É pago?

Não. O modo escuro é uma funcionalidade para ajudar o usuário a utilizar o seu celular com mais conforto, sem prejudicar a vista e nem a rotina. Além disso, se para você é melhor utilizar o celular sem o modo, não há problema algum em continuar. 

Também vale dizer que o modo não é pago. Se trata de uma atualização dos aplicativos e sistemas para incrementar a usabilidade do telefone. Mas lembre-se: sem pagar nada mais por isso. 

Quem já aderiu ao modo?

YouTube, Whatsapp, Messenger, Reddit, Slack, Twitter, Google Maps e o Telegram são alguns dos aplicativos que já aderiram ao modo escuro. Porém, se você ainda não teve acesso às atualizações, o seu celular pode te ajudar com isso. 

Os sistemas iOS e Android também estão trabalhando em testes para trazer o modo escuro como uma realidade para seus usuários. Então, vale a pena conferir no seu aparelho as possibilidades geradas por essa inovação. Fique de olho nos próximos lançamentos e atualizações.

Em algumas versões de aparelhos, existe uma forma de ativar a luminosidade da sua tela de acordo com a luz de cada ambiente. Para isso, basta você ver a configuração de tela do seu celular e se assegurar que ela mude automaticamente de acordo com a luz. 

Se você quer mais detalhes sobre como utilizar o modo escuro, abaixo, na indicação de leitura de hoje, você encontra mais informações sobre o tema. Não esqueça de dar uma olhada por lá!

Você viu nesse texto:

  • O modo escuro é notícia em vários portais de tecnologia pelo mundo todo;
  • É sabido que o objetivo do modo é trazer mais facilidade de interação entre usuário e aparelho;
  • Ativar o modo escuro pode ajudar a preservar a vista que fica exposta a luz do telefone celular por muitas horas seguidas;
  • Além disso, também é uma forma de “desacelerar” o cérebro que assimila diversas informações ao mesmo tempo quando está em contato com o celular. 

Mais para você ativar o seu modo escuro

Agora que você já entendeu os reais benefícios de utilizar o modo escuro, chegou a hora de saber como fazer. Nós, da ObaBox, já adiantamos que não tem muito mistério. E por isso, vamos ensinar um passo a passo básico para você aprender. 

No texto WhatsApp Escuro? O que é esse tal modo escuro no aplicativo? você vai entender como acionar essa opção. Simples, rápido e divertido. E sem contar que você também vai poder dar uma forcinha para quem não aprendeu ainda a ativar o modo. 

Esperamos que goste da dica. Depois nos diga se conseguiu. 

Gostou do leitura? Todo mundo da equipe ObaBox espera que sim! Então, chegou a sua vez de testar o seu poder de influência e indicar essa leitura para sua família e amigos. Como? Usando as suas redes sociais! 😀

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *