Se você já usou um pouco a internet ou então tem filhos e netos, é provável que já tenha ouvido alguém falar sobre “memes”. O conceito é novo e geralmente é envolvido de bom humor e muitos risos. 

Mas o que de fato é um meme? O que virou quase uma cultura popular, tem origem quase desconhecida. Entretanto, para quem se interessa em entender sobre comportamento na internet já consegue apontar de onde esse termo pode ter vindo. 

Quer ficar por dentro do que são os memes e do porquê eles vem conquistando tanta gente? Então, siga-nos nessa jornada pelo limbo impressionante que é a internet. 

Esperamos que goste da leitura!

O que é meme?

O termo meme ganhou o vocabulário de muita gente. Esse termo serve para se referir a situações engraçadas que viralizam na internet e acabam virando piada. Porém, quando você pede para alguém explicar de onde veio essa palavra, pouca gente sabe. 

Depois de uma pesquisa bastante apurada pela nossa equipe, conseguimos ver que o termo é utilizado para descrever um conteúdo que é viral.

Ou seja, qualquer conteúdo que chegue a um grande número de pessoas e fique popular. É quase um telefone sem fio, mas sem a parte do engano. 

A palavra em si foi vista pela primeira vez no livro “O Gene Egoísta” de Richard Dawkins. O cientista, em suas palavras, define “meme” como algo que se propaga de pessoa para pessoa.

Então, quando uma informação que faz parte da cultura se dissemina entre as pessoas, atingindo popularidade, isso é denominado meme. 

Mas o meme da internet tinha que ser diferente

É possível aderir ao significado de meme quando olhamos para o que ele se tornou. Entretanto, o conceito de meme na internet adquiriu uma personalidade mais humorística. 

O meme, além de ter um sentido único de humor, também acaba refletindo a personalidade e acontecimentos que uma série de pessoas se identificam.

A razão do conteúdo viralizar tão rápido é por conta da identificação. Afinal, quantas vezes você não riu com um vídeo viral e pensou “nossa, eu também faço isso”?

A linguagem do meme geralmente usa de exageros, mas não é uma regra. Aliás, o que poderia ter regra se a internet é um poço de criatividade, não é mesmo?

A realidade é que cada vez mais se comprova que os memes vieram para ficar e não há quem não consiga se identificar pelo menos uma vez. 

Os memes mais famosos da internet

Talvez você já tenha esbarrado em um meme pela internet, mas não sabia que aquilo era um meme. Então, para te ajudar a ficar ligado(a) quando esse tipo de conteúdo aparecer na sua tela, separamos alguns exemplos dos mais famosos da internet.

Confira:

Nazaré confusa

Graças a novela Senhora do Destino, o pessoal da internet não perdoou e ressuscitou as expressões da atriz Renata Sorrah durante a novela. Talvez esse seja um dos memes mais conhecidos pelo Brasil. 

Chloe

E quem não gosta de ver crianças fofas na internet? Bom, a Chloe além de conquistar pela sua fofura, também chamou atenção pela sua espontaneidade.

A menina mostrou desde cedo que não está na internet para agradar ninguém. E sem querer acabou conquistando milhares de pessoas. 

Garota do desastre

Uma foto tirada no momento errado (ou diria que no certo) fez uma mocinha ficar muito famosa.

A foto mostrava um incêndio acontecendo ao fundo e a menina sorrindo como se estivesse satisfeita com a situação. Logo a internet já começou a viralizar a foto. 

Gretchen

Que a Gretchen sempre foi a rainha do rebolado a gente já sabia. Agora, desde que entrou para o Reality Show, A Fazenda, a personalidade brindou a internet com diversos memes.

A sua popularidade foi tanta que chamou a atenção da cantora americana Katy Perry que a chamou para fazer um videoclipe.

É mole?

Homem piscando lento

Outro meme que expressa exatamente como nos sentimos quando ouvimos absurdos é esse.

Basicamente é uma imagem rápida de um homem que parece ouvir algo que não concorda e fica surpreso. 

Juntos e Shallow Now

Esse talvez foi a febre do Brasil. O meme começou quando a cantora Paula Fernandes fez uma “releitura” da música de Lady Gaga “Shallow Now”.

Quem ouviu não perdoou e o meme tomou proporções nunca antes vistas em território nacional. Você pode ouvir a versão da música, clicando aqui!

Corona vairus

E sobrou até para o Covid-19.

O assunto é sério e pegou todo mundo de surpresa. Mas houve quem agiu de forma espontânea quando o assunto era a pandemia.

A rapper americana Cardi B não conseguiu lidar ao saber que “o problema era real”. 

“Oi, Letícia, né?”

Se você ainda não viu esse meme, é a sua oportunidade. O que começou com muita boa intenção do Mario Júnior no Tik Tok, acabou virando meme.

O objetivo do rapaz era trazer sedução e autoestima para quem estivesse passando por problemas de saúde mental. 

“Oi, meu nome é Bettina”

A propaganda da Empiricus virou meme quando mostrava uma jovem de 22 anos com um grande patrimônio acumulado.

Para quem está ralando no dia a dia para pagar as contas, só sobrou replicar o anúncio dizendo o quanto de boletos que conseguiu acumular mesmo.  

Mais sobre conhecimento, informação e humor

Você sabia que tem um dia só para quem adora ficção e é conhecido como nerd? Bom, se isso é uma surpresa para você, então você precisa ler o texto que temos de sugestão. 

A cultura nerd tomou cada vez mais espaço nos últimos anos. O que então era gosto de um grupo restrito de pessoas, parece que quebrou as barreiras e conquistou pessoas de todas as idades. 

E como se não bastasse, para comemorar essa grande façanha mais impressionante que a Jornadas nas Estrelas, o dia do Orgulho Nerd é real.

Para você saber tudo sobre o assunto, não deixe de ler Dia do Orgulho Nerd: saiba mais sobre a cultura geek e descubra se você é um.

Esperamos que goste da leitura! “Busque conhecimento”! 

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares nas suas redes sociais? Espalhe a palavra.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *