Quem não gosta de praticidade na hora de fazer faxina? Se você vive imaginando formas de fazer com que a rotina de limpeza seja menos cansativa, precisa conhecer as escovas ou esfregões elétricos do mercado.

O famigerado esfrega-esfrega que tem por objetivo remover sujeiras difíceis e deixar diferentes superfícies realmente limpas exige muito de nós. Além de tomar tempo, desgasta e pode provocar dores nos braços e costas.

Por essa razão, mesmo que você ainda não tenha certeza de que quer uma escova elétrica para limpeza ou um esfregão, conhecer os modelos existentes não fará mal. Na verdade, pode até contribuir para a sua decisão. Vamos lá?

O que é uma escova ou esfregão elétrico

Caso você ainda não saiba, um esfregão elétrico é uma solução de limpeza que pode ser entendido como uma escova giratória que faz o esfrega-esfrega por você.

Essas escovas podem vir em diferentes formatos. Algumas são de mão, tendo um pequeno cabo onde o usuário deve segurar para manuseá-las. Outras têm uma haste comprida acoplada que permite que você as utilize para limpar locais de difícil alcance com facilidade.

Um mesmo modelo de esfregão elétrico pode contar com um conjunto de escovas que você pode trocar a depender do tipo de superfície a ser limpa em cada momento. Algo que garante mais versatilidade a esse tipo de produto e, consequentemente, mais utilidade.

Em geral, são utensílios indicados para limpeza de ambientes que dão dor de cabeça a muita gente: a cozinha e o banheiro. As paredes de azulejo tendem a ser o “alvo” preferencial das escovas ou esfregões elétricos.

Apesar disso, é bom esclarecer que também que há outras superfícies, como o próprio fogão ou o parabrisas do seu carro, que podem ser higienizadas com o esfregão elétrico.

Se você está achando interessante, mas tem dúvidas quanto a real utilidade dos esfregões, publicamos no blog diferentes argumentos que ajudam você a entender se vale a pena ter uma escova elétrica para limpeza de ambientes.

Os melhores modelos de esfregão elétrico

Sabendo o que são e como podem ser usados os esfregões elétricos para limpeza, resta a você saber quais os principais ou os melhores modelos apresentados pelo mercado.

Preparamos uma seleção especial para que você conheça melhor essa solução a escolha aquela que seja mais adequada aos seus interesses. São três esfregões elétricos que compartilham algumas características, mas que se diferem em outras.

Em comum estão os fatos de todos terem três opções de escova*, o que os tornam versáteis para a limpeza de diferentes superfícies e formatos, terem uma haste extensora e serem recarregáveis.

Para as diferenças, vamos à apresentação de cada um dos esfregões. Veja:

Vassoura Elétrica Magic Spin Scrubber 3-1

A Magic Spin Scrubber é uma escova ou escovão elétrico criado nos Estados Unidos. Vem como o nome de “3-1” ou três em um justamente por contar com as três opções de escova, com formatos distintos, como mencionamos.

Funciona com pilhas recarregáveis e embutidas e tem as seguintes especificações técnicas:

  • Comprimento: 65 cm;
  • Comprimento com a haste extensora: 110 cm (haste de 45 cm);
  • Peso: 700 g;
  • Voltagem: bivolt;
  • Potência: 3.15 watts;
  • Rotações por minuto: 300
  • Tempo de carregamento: 7 a 8 horas;
  • Tempo de uso (autonomia de bateria): aproximadamente 60 minutos;
  • À prova d’água: não informado.

Escova Elétrica De Limpeza Power Scrub 360 Polishop

A Power Scrub, por sua vez, é um produto Polishop, empresa varejista brasileira. Isso pode fazer com que seja mais fácil conseguir substituir peças caso, no futuro, o equipamento apresente algum tipo de mau funcionamento.

Vamos às suas características:

  • Comprimento: 106 cm (o fabricante não informa a metragem da escova sem a haste, sendo este o comprimento com a extensão);
  • Peso: 1,07 kg;
  • Voltagem: bivolt;
  • Potência: 1.300 mAh;
  • Rotações por minuto: 360
  • Tempo de carregamento: não informado;
  • Tempo de uso (autonomia de bateria): não informado;
  • À prova d’água: sim.

ObaSpin – Escova Elétrica de Limpeza Obabox

O último modelo de esfregão elétrico de nossa lista é a ObaSpin, da ObaBox que também é uma empresa brasileira. É um produto que está em versão nova e melhorada, para melhor atender você em suas necessidades de limpeza.

Suas características são:

  • Comprimento: 42 cm;
  • Comprimento com a haste extensora: 110 cm (haste de 70 cm);
  • Peso: 1,33 kg;
  • Voltagem: bivolt;
  • Potência: 2.600 mAh;
  • Rotações por minuto: 300
  • Tempo de carregamento: 8 horas;
  • Tempo de uso (autonomia de bateria): aproximadamente 30 a 45 minutos;
  • À prova d’água: parcialmente; a parte da cabeça sim, mas o restante não.

Anteriormente, quando mencionamos que os três modelos de esfregão elétrico têm três opções de escova, sinalizamos esta informação com um (*).

Fizemos isso porque o ObaSpin é vendido em duas versões diferentes, sendo uma com apenas uma escova e outra com as três variações.

Quais critérios considerar para fazer sua escolha

Como você pode ver, enquanto um esfregão elétrico tem maior autonomia de bateria, outro tem um comprimento maior. Enquanto um é mais leve, outro é a prova d’água.

Isso faz com que a escolha do melhor esfregão seja subjetiva, variando de acordo com as preferências de cada usuário. Apesar disso, podemos indicar alguns critérios que são importantes para a sua avaliação. Vamos a eles:

Rotação

O número de rotações por minuto (rpm) que cada escova faz está atrelado ao seu poder de limpeza, ainda que outros fatores como o material das cerdas também influencie.

Considere que quanto mais rotações o esfregão elétrico faz por minuto, mais intenso é seu “esfrega-esfrega”.

Considerando os modelos que trouxemos de exemplo para este post, há uma variação de 300 rpm para 360 rpm que não pode ser desconsiderada, mas que por si só, talvez não seja decisiva.

Variedade de escovas

A variedade de escovas é importante porque os diferentes formatos favorecem a limpeza de diferentes superfícies.

Escovas com formato de cone, aquelas que acabam tendo uma espécie de ponta, são ideais para alcançar o espaço entre os azulejos e limpar o rejunte, por exemplo.

Outras com cerdas mais macias e formato mais arredondado são ideais para limpar box e parabrisas.

Assim, convém conferir o número de escovas que acompanha cada esfregão elétrico, assim como o seu formato.

Essa observação vai permitir a você analisar melhor a versatilidade do equipamento.

Tamanho da haste

Além de reduzirem o esforço com o “esfrega-esfrega”, escovas ou esfregões elétricos de limpeza são úteis porque consegue alcançar locais difíceis, seja por haver obstáculos ou em razão da altura.

Por essa razão, é interessante avaliar com atenção o tamanho da haste extensora ou, ao menos, o tamanho máximo que o equipamento consegue alcançar.

Pode ser frustrante comprar um esfregão mais curto e perceber que um banquinho ainda se faz necessário para auxiliar na limpeza dos ambientes.

Duração da bateria

A duração da bateria também merece ser avaliada porque pode ser inconveniente começar uma limpeza, ter de parar horas para aguardar o carregamento completo do esfregão, e só depois retomar a tarefa.

Para essa análise, recomendamos que você tenha em mente que nem sempre o esfregão elétrico é usado continuamente. Então, o tempo de duração em tese acaba sendo maior porque os fabricantes informam a autonomia em uso contínuo.

Ter acessórios que facilitam a limpeza representa um ganho de tempo e de qualidade de vida. Com isso, esperamos que este post tenha sido útil ao apresentar a você modelos de esfregão elétrico que podem auxiliar sua rotina de faxina.

Quer saber mais sobre esfregão da Obabox? Conheça a ObaSpin, a escova elétrica de limpeza super prática!